sexta-feira, 25 de abril de 2014

“Seguidores” de artistas e políticos

Cesar Maia
 
1. As estatísticas de seguidores de twitters cometem um engano que ilude os políticos. Levantam simplesmente o número de seguidores e comparam. Por exemplo, no Globo de domingo analistas comparam os mais de dois milhões de seguidores de Dilma com os mais de dois milhões de seguidores de Juliana Paes.

2. São coisas completamente diferentes. Um seguidor de Juliana Paes é basicamente um fã, que a multiplica positivamente. Quer saber das coisas dela, das fofocas, de como pensa. Os seguidores de Dilma são de vários tipos, ou de uma forma simplificada: são apoiadores e críticos que querem multiplicar a opinião dela ou criticá-la.

3. Isso vale pra todos os políticos que tenham alguma significância no twitter. Postar e ganhar seguidores, pode ser multiplicar opiniões positivas ou multiplicar opiniões negativas. Só que a multiplicação de opiniões positivas dos políticos – da Dilma por exemplo – é basicamente horizontal, ou seja se dissolve rapidamente por não constituir novidade.

4. Mas a multiplicação negativa de opinião de um político – da Dilma por exemplo – tem expansão exponencial, muito diferente, pois em boa parte vem acompanhada pela desclassificação da opinião. Por analogia as pesquisas sobre consumidores mostram o mesmo. Um cliente sai satisfeito de um restaurante e fala a dez pessoas. Um cliente sai muito insatisfeito de um restaurante e fala a 110 pessoas.

5. Exemplo: o caso Petrobrás/Pasadena. O apoiador repassa e agrega: – ela explicou tudo. O opositor repassa e agrega: – ela continua mentindo.

6. Ou seja: as empresas que analisam os seguidores deveriam pesquisar os desdobramentos das postagens para ver em que proporção o político convenceu e em que proporção impulsionou as críticas.
Título e Texto: Cesar Maia, 25-04-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-