sexta-feira, 25 de abril de 2014

Corrupção nos governos militares

Lamentável engano
Ronald Barata
Tem havido algumas manifestações pedindo a volta dos militares ao poder, para deter a corrupção. São pessoas assustadas (com muitas razões) com a corrupção nos governos civis eleitos. Esperam que os militares acabem com essa miserável prática, que não é somente dos políticos, pois os grandes empresários são os maiores corruptores. Aliás, não só os grandes. 

O fantasma do anticomunismo, que alguns querem ressuscitar, não cola, pois não há nenhum partido comunista no governo. O PT, que não fez sequer uma reforma, já renunciou à sua aura de ético e de esquerda. Pela experiência que tive com os petistas no Movimento Sindical, posso afirmar que é um misto de organização política e criminosa. O PCdoB, de comunista tem apenas o nome e seu oportunismo e carreirismo já o colocou no limbo dos demais partidos fisiológicos.


A ética é a principal questão de princípio de uma organização de esquerda, o que não ocorre em nenhum partido da base governamental.  Não deve haver tolerância com corrupção, seja ela de farda, de terno, de macacão ou de saia.  Todas nós sabemos da corrupção em associações, sindicatos, ONGS, igrejas, condomínios residenciais. Abominável.

Porém, alguns aprendizes de udenismo, não devem ter conhecimento dos grandes golpes contra o erário nos governos da ditadura.

Não vou falar dos governos Collor, FHC, LULA e DILMA, cujo comportamento antiético já foi muito badalado. E deve ser cada vez mais mostrado. Mas, querer idear uma aura de probos, honestos, éticos aos governos da ditadura é, no mínimo, grande heresia. Gostam de se enganar apenas porque o principal pretexto alardeado para o golpe era o combate à corrupção e extirpar o comunismo. Era palavra de ordem, que perdurou durante toda a ditadura.

Mas era pura falácia, protegida pela férrea censura aos meios de comunicação, a entidades associativas e ao Parlamento. Jornalista que ousasse denunciar sofria graves consequências. Parlamentar que usasse a tribuna para isso, era sumariamente cassado, além de outras punições.

Os militares restringiam a visão de corrupção a um ato de desonestidade específica com o dinheiro público; prática de furtos motivada por vícios adquiridos na política. Expelindo os viciados, o problema estaria resolvido. Visão simplista, moralista.

Vejamos:
Após a criação da Comissão Geral de Investigação e instalação de dezenas de Inquéritos Policiais-Militares, o primeiro governo militar (Castelo Branco), anunciou a criação de um “Livro Branco da Corrupção”, que seria amplamente divulgado. Promessa arquivada, pois havia militares envolvidos. Alimentou-se na época, uma visão heroica para os políticos decentes; o que era, e é, obrigação, passou a ser uma honraria.

Enquanto isso, escudados nas medidas coercitivas e de severa censura, corruptos conviviam e participavam dos governos.

Apesar disso, devido à magnitude, o escândalo dos desvios de verbas para a construção da PONTE RIO-NITERÓI, veio à tona.

Presidente Costa e Silva e Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, na inauguração da ponte Rio-Niterói, em 4 de março de 1974
Na construção da RODOVIA TRANSAMAZÔNICA, a corrupção vicejou. Não eram apenas desvios ocorridos nos diversos acampamentos, como o de Marabá, no Pará, onde se falava à boca pequena que militares adquiriam bens para suas casas e de uso pessoal com dinheiro público. Havia notícia de grandes roubalheiras. Por causa da repressão não se apurou o real valor da obra que fora orçada em US$ 2 bilhões, nem as irregularidades em licitações.

Uma concorrência viciada beneficiou a CAPEMI-CAIXA DE PECÚLIO DOS MILITARES para, com exclusividade, através da subsidiária Agropecuária Capemi Ind. e Com., comercializar toda a madeira da região onde se localizaria o lago da Hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins. Essa subsidiária tinha sido recém-criada e não possuía know-how. Apesar disso, o Banco Nacional de Crédito Cooperativo, sem garantias, deu aval à empresa recém-criada, para aquisição de empréstimo de US$ 100 milhões num banco norte-americano. A empresa faliu. Uma CPI instalada em 1980 apurou vários atos de corrupção envolvendo o governo e a Agropecuária. A represa causou desastre ambiental, pois a vegetação foi inundada, causando o fenômeno “eutrofização” que é a liberação dos gases carbônico e metano, devido à decomposição da matéria orgânica inundada, aumentando o efeito estufa em milhões de toneladas. Gerou também problemas sociais: transferiram as famílias que habitavam a região, para áreas infestadas de insetos perigosos.

O caso LUTFALLA, envolvendo o ex-ministro Reis Veloso, o ex-governador Paulo Maluf e outras autoridades, queimou  centenas de milhões de dólares “emprestados” pelo BNDE à empresa em situação falimentar, contra parecer do presidente do banco, que afirmou só liberaria o empréstimo se houvesse ordem superior, por escrito. A determinação chegou. O prejuízo é grande e ninguém foi punido. Maluf é autoridade cortejada pelo PT.

O primeiro presidente eleito indiretamente declarou: “O problema mais grave do Brasil não é a subversão. É a corrupção, muito mais difícil de caracterizar e comprovar, punir exemplarmente e erradicar.”

A primeira CGI foi extinta e outra criada após o AI-5. Tinha poderes administrativos, de polícia, de judiciário, sem prestar contas, nem subordinação, a nenhum organismo ou autoridade. E dispondo de poderosos órgãos de informação, além do SNI: CENIMAR-Centro de Informações da Marinha, CISA-Centro de Informações e Segurança da Aeronáutica e CIE-Centro de Informações do Exército, além de ter instituído a delação.

O AI-5 conferiu ao presidente o poder de confiscar bens adquiridos ilicitamente. Ao ser extinta, por Geisel, em 1978, a CGI tinha instalado 1.153 inquéritos. Entretanto, em apenas 58 houve decisão de confiscar bens. Acabou em mediocridade, abrindo inquérito para apurar atraso de salários de professores no município de S. Jose do Mitibu-RN, compra de adubo pela Secretaria de Agricultura de MG e irregularidades em entidadess de futebol.

Verdadeira paranoia tomou conta dos inquisidores. Simples denúncia, muitas vezes sem nenhum fundamento e até por picuinhas, eram transformadas em inquérito e, mesmo sem nada apurado, os indiciados não obtinham retratação.

A certeza de nada ser levado a público, o poder de calar possíveis denunciantes, cassação de mandatos, prender indiscriminadamente e sem “habeas corpus”, levaram ao cometimento de vários desmandos e privilégios. E ainda contando com a prática da tortura, quando os torturadores eram agraciados com promoções, agradecimentos públicos e outros tipos de recompensa, como a concessão da Medalha do Pacificador ao torturador Sérgio Fleury. Além das prebendas oferecidas por alguns empresários.

Inquéritos abertos contra Paulo Maluf, ACM, José Sarney e  prefeitos serviçais da ditadura, eram arquivados em menos de três meses e seus sigilos respeitados, mesmo havendo provas documentais. Leonel Brizola, Jango, Juscelino e Arraes sofreram devassas, suas vidas vasculhadas, sem autorização judicial. O inquérito de Brizola durou 438 dias e nada apurou.

Espero que os saudosistas dos militares reflitam. É óbvio que não se pode deixar de punir os corruptos dos governos civis. É preciso dar um basta a essa situação que já chegou às raias do absurdo. Porém, não é fora da democracia que se irá curar esse câncer. Pelo contrário, somente ampliando as formas de a sociedade poder fiscalizar, denunciar os ladrões, exigir punição com confisco do produto do roubo, é que se poderá obter sucesso.
Título e Texto: Ronald Santos Barata, abril de 2014

P.S. – Nos livros do escritor José Carlos de Assis “A Chave do Tesouro” e “A Dupla Face da Corrupção”, podemos ver uma enorme relação de escândalos no período da ditadura, a saber: Caso Coroa-Brastel combinado com a Metalúrgica Castor do bicheiro Castor de Andrade, Corretora Laureano, Caso Halles, Econômico, Lume, Ipiranga, Eletrobras, BUC, Áurea, Delfin, Abdalla, Atalla, UEB-Riosul etc.

Nota: Aproveitei alguns dados dos trabalhos da professora da UFMG Heloisa Maria Murgel Starling e  de Guilherme Amado.

13 comentários:

  1. Os comentários comunistas são parecidos com as pregações desses falsos pastores e bispos dessas igrejas pulgas que sugam o sangue de seus fieis.
    Se comparar os escândalos de corrupções do império, dos presidentes até a ditadura de Vargas, nada se compara ao roubo generalizado da construção de Brasília que obrigou os caixas de pensões chamados IAPs a investirem em tal proporção que a dívida hoje corrigida é superior a dívida pública brasileira, ou seja algo impagável.
    Os escândalos dos governos militares existem porque isso é estigma brasileiro.
    1. Caso Wladimir Herzog
    2. Caso Manuel File Filho
    3. Caso Lutfala
    4. Caso Atalla
    5. Ângelo Calmon de Sá (ministro acusado de passar um gigantesco cheque Sem fundos)
    6. Lei Falcão (1976)
    7. Pacote de Abril (1977)
    8. Grandes Mordomias dos Ministros

    Governo João Figueiredo (1979- 1985)

    1. Caso Capemi
    2. Caso do Grupo Delfim
    3. Escândalo da Mandioca
    4. Escândalo da Brasilinvest
    5. Escândalo das Polonetas
    6. Escândalo do Instituto Nacional de Assistência Médica do INAMPS
    7. Caso Morel
    8. Crime da Mala
    9. Caso Coroa-Brastel
    10. Escândalo das Jóias
    Enumerei alguns deles acho que ainda falta citar o SIVAM.
    Agora depois de 1985 até 2002 superam a todos os governos citados anteriormente.
    Aí temos o governo do retirante socialista e de sua concubina.
    Nesses 12 anos de governo temos mais de 300 TREZENTOS CASOS DE CORRUPÇÃO

    ResponderExcluir
  2. ABAIXO CITO 225 SE QUISEREM A LISTA INTEIRA VISITEM:http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=11431697&tid=5998751023973889117&na=3&npn=10&nid=11431697-5998751023973889117-6001649135264780143

    ResponderExcluir
  3. 001 * Caso Pinheiro Landim
    002 * Caso Celso Daniel
    003 * Caso Toninho do PT
    004 * Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    005 * Escândalo do Propinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha)
    006 * CPI do Banestado
    007 * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
    008 * Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    009 * Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    010 * Irregularidades do Fome Zero
    011 * Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    012 * Escândalo do Ministério do Trabalho
    013 * Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    014 * Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Panamericanos)
    015 * Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queizoz)

    ResponderExcluir
  4. 016 * Operação Anaconda
    017 * Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    018 * Caso José Eduardo Dutra
    019 * Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    020 * Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    021 * Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    022 * Expulsão dos Políticos do PT
    023 * Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    024 * Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    025 * Escândalo da ONG Ágora
    026 * Escândalo dos Corpos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
    027 * Caso Henrique Meirelles
    028 * Caso Luiz Augusto Candiota ( Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    029 * Caso Cássio Caseb
    030 * Caso Kroll

    ResponderExcluir
  5. 031 * Conselho Federal de Jornalismo
    032 * Escândalo dos Vampiros
    033 * Escândalo das Fotos de Herzog
    034 * Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    035 * Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    036 * Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    037 * Escândalo do IRB
    038 * Escândalo da Novadata
    039 * Escândalo da Usina de Itaipu
    040 * Escândalo das Furnas
    041 * Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    042 * Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
    043 * Escândalo da Secom
    044 * Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    045 * Escândalo do Valerioduto
    046 * Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    047 * Escândalo da CPEM
    048 * Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    049 * Caso Marka/FonteCindam
    050 * Escândalo dos Dólares na Cueca
    051 * Escândalo do Banco Santos
    052 * Escândalo Daniel Dantas - Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    053 * Escândalo da Interbrazil
    054 * Caso Toninho da Barcelona
    055 * Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    056 * Caso dos Dólares de Cuba
    057 * Doação de Roupas da Lu Alckmin (esposa do Geraldo Alckimin)
    058 * Doação de Terninhos da Marísia da Silva (esposa do presidente Lula)
    059 * Escândalo da Nossa Caixa
    060 * Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)

    ResponderExcluir
  6. 061 * Escândalo das Cartilhas do PT
    062 * Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    063 * Escândalo do Proer
    064 * Escândalo dos Fundos de Pensão
    065 * Escândalo dos Grampos na Abin
    066 * Escândalo do Foro de São Paulo
    067 * Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    068 * Escândalo do Mensalinho
    069 * Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    070 * 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin (em São Paulo)
    071 * Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    072 * Crise da Varig
    073 * Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    074 * Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    075 * CPI da Imigração Ilegal
    076 * CPI do Tráfico de Armas
    077 * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
    078 * Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
    079 * Operação Confraria
    080 * Operação Dominó
    081 * Operação Saúva
    082 * Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
    083 * Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
    084 * Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    085 * Escândalo dos Grampos no TSE
    086 * Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
    087 * ONG Unitrabalho
    088 * Escândalo dos Fiscais do IBAMA do Rio de Janeiro
    089 * Escândalo da Renascer em Cristo
    090 * Crise no Setor Aéreo Brasileiro
    091 * CPI das ONGs
    092 * Operação Testamento
    093 * CPI do Apagão Aéreo (Câmara dos Deputados)
    094 * CPI da Crise Aérea (Senado Federal e Câmara dos Deputados)
    095 * Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão)
    096 * Operação Navalha
    097 * Operação Xeque-Mate
    098 * Operação Moeda Verde
    099 * Caso Renan Calheiros
    100 * Operação Sétimo Céu

    ResponderExcluir
  7. 101 * Operação Hurricane II (também conhecida Operação Furacão II)
    102 * Caso Joaquim Roriz (ou Operação Aquarela)
    103 * Operação Hurricane III (também conhecida Operação Furacão III)
    104 * Operação Águas Profundas (também conhecida como Caso Petrobras)
    105 * Escândalo do Corinthians (ou caso MSI)
    106 * Verba indenizatória secreta na Câmara e no Senado
    107 * Castelogate, o deputado Edmar Moreira e sua segurança privada
    108 * Agaciel Maia, diretor-geral do Senado, e sua mansão
    109 * Horas extras nas férias para funcionários e recorde de gastos na Câmara em 2009
    110 * Chico Alencar (PSOL-RJ) contrata correligionário
    111 * Diretor do Senado usava apartamento funcional para família
    112 * Sarney utiliza seguranças do Senado no Maranhão
    113 * Empresas terceirizadas abrigam parentes de diretores e funcionários do Senado
    114 * Tião Viana empresta celular à filha em viagem ao México
    115 * Diretores no Senado: eram 181
    116 * Assessora de Roseana Sarney também era diretora
    117 * Renan emprega sogra de assessor no Senado, filho na Câmara, tem funcionários fantasmas e aliado recebendo verba indenizatória em Alagoas
    118 * Filha de FHC trabalha de casa para senador
    119 * Diretora de comunicação do Senado em campanha
    120 * Deputado Alberto Fraga (DEM-DF) contrata empregada doméstica
    21 * Deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) contrata empregada doméstica
    122 * Deputado José Paulo Tóffano (PV-SP) contrata empregada doméstica
    123 * Tasso Jereissati (PSDB-CE) e os loucos por jatinhos
    124 * Gráfica do Senado imprime material de campanha
    125 * Funcionários do senador Adelmir Santana (DEM-DF) prestam serviço a vice-governador
    126 * Ministro Hélio Costa (PMDB, Comunicações) usa serviço de secretária paga pelo seu suplente no Senado, Wellington Salgado (PMDB-MG)
    127 * Terceirização irregular no Senado
    128 * Deputado Fábio Faria (PMN-RN) pagou viagens para Carnatal, inclusive para Adriane Galisteu
    129 * Ministros-deputados usam passagens da Câmara
    130 * Deputados fazem viagens internacionais pagas pela Câmara
    131 * Câmara e Senado perdoam todos os delitos da "farra aérea" e fingem cortar gastos
    132 * Viúva do senador Jefferson Péres (PDT-AM) recebe sobra de passagens em dinheiro
    133 * Ministros do Supremo Tribunal Federal entram na cota de passagens da Câmara
    134 * Senador Gerson Camata (PMDB-ES) acusado de uso de caixa dois
    135 * Delegado Protógenes Queiroz voou com passagens do PSOL
    136 * Membros do Conselho de Ética usaram passagens e ajudam financiadores de suas campanhas
    137 * Fernando Gabeira (PV-RJ) deu passagens para família ir ao exterior e contratou mulher com verba indenizatória
    138 * Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara, também usou passagens para "familiares e terceiros"
    139 * Ministro do TCU Augusto Nardes (ex-deputado) voa na cota do deputado Otávio Germano (PP-RS)
    140 * Câmara pagou 42 passagens para ex-diretor do Senado João Carlos Zoghbi e família
    141 * Senado paga motorista de ministro Hélio Costa (Comunicações) em BH
    142 * Ciro Gomes (PSB-CE) reage à reportagem sobre passagens com xingamentos
    143 * Gabinetes da Câmara negociam bilhetes de deputados com agências
    144 * Senadores têm seguro saúde vitalício para a família
    145 * Senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) usou assessor do Senado para compras particulares
    146 * Ex-diretor de RH do Senado João Carlos Zoghbi usava empresas de fachada
    147 * Deputado Eugênio Rabelo (PP-CE) usa cota aérea com time de futebol
    148 * Deputados "clonam" prestação de contas
    149 * Deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) pagou com verba indenizatória advogado que atuou em sua defesa no TSE
    150 * 117 ex-deputados tiveram passagens aéreas pagas pela Câmara

    ResponderExcluir
  8. 151 * Senador Magno Malta (PR-ES) passou quatro dias em Dubai com dinheiro do Senado
    152 * Senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Paulo Paim (PT-RS) e Osmar Dias (PDT-PR) usaram cota para voos ao exterior
    153 * Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) cedeu passagens a primo e a 2 assessores
    154 * Senador Eduardo Suplicy (PT-SP) deu passagem para namorada ir ao exterior
    155 * Senadores vivos 'ganham' ruas e avenidas em reduto eleitoral
    156 * Funcionário preso do Senado recebeu salário por 5 anos
    157 * Senado pagou 291 passagens para ex-senadores e até para dois senadores já mortos
    158 * Câmara paga piloto de avião de ministro Geddel Vieira Lima (PMDB, Integração)
    159 * Câmara paga 8 voos para investigado pela PF que é colaborador do empresário Fernando Sarney
    160 * STF abre processo contra deputado acusado de atentado violento ao pudor
    161 * Auxílio-moradia para comprar apto. E para quem não precisa: deputados Alexandre Silveira (PPS-MG) e Rita Camara (PMDB-ES) e senadores Gerson Camata (PMDB-ES), José Sarney (PMDB-AP), João Pedro (PT-AM), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Gilberto Gollner (DEM-MT)
    162 * Efraim Morais (DEM-PB): 52 funcionários fantasmas e carro oficial para uso particular
    163 * Servidor do PMDB no Senado que ganha R$ 15 mil mensais dá expediente em loja de móveis
    164 * Funcionário envolvido em operação da PF é indicado para comissão no Senado
    165 * José Sarney tem amigos, aliados e parentes contratados pelo Senado
    166 * Senado usa mais de mil atos secretos para criar cargos e aumentar benefícios
    167 * Senado indeniza empresa suspeita de irregularidade com R$700 mil
    168 * Deputados ignoram regras da Câmara para pagar alimentação
    169 * 350 funcionários do Senado têm salário maior que o de ministros do STF
    170 * Valdir Raupp (PMDB-RO) aprova concessão de rádio que tem como sócio seu assessor
    171 * Arthur Virgílio (PSDB-AM) mantém fantasma em seu gabinete
    172 * Neto de Sarney opera no Senado crédito consignado, que é alvo da PF
    173 * Fernando Collor (PTB-AL) usa verba indenizatória para vigiar Casa da Dinda e comprar quentinhas
    174 * Nova diretora de RH do Senado entrou no emprego em trem da alegria
    175 * Sarney oculta da Justiça casa de R$ 4 milhões e a usa para reunião com lobistas
    176 *. Senado tem contas secretas
    177 * Ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) emprega mulher na Câmara
    178 * Senado ignora decisão do STF e mantém nepotismo
    179 * Fundação Sarney é suspeita de desviar verba de estatal
    180 * Sarney é acusado de ter conta bancária no exterior
    181 * Senadores inflam gabinetes com afilhados políticos
    182 * Fabricante de caças pagou viagem de deputados a Paris
    183 * Trem da alegria secreto efetivou 82 servidores do Senado sem concurso
    184 * Comissões do Senado empregam fantasmas
    185 * Senado usou quase R$ 1 milhão de verba de fundo sem licitação
    186 * Paulo Roberto (PTB-RS) e Eugênio Rabelo (PP-CE) são acusados de reter salários de assessores
    187 * Roseana Sarney (PMDB-MA) pagou secretária com verba indenizatória
    188 * Rosalba Ciarlini (DEM-RN) usou cota de passagens aéreas para turismo
    189 * Álvaro Dias (PSDB-PR) não declarou R$ 6 milhões à Justiça Eleitoral
    190 * Sérgio Guerra (PSDB-PE) bancou viagem de filha à Nova York com dinheiro do Senado
    191 * Senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), investigado pelo Fisco, dá emprego a filha do secretário da Receita
    192 * Empreiteira pagou dois imóveis para família Sarney em SP
    193 * Senado gastou R$ 25 mil em acordo que ficou só no papel
    194 * Tião Viana (PT-AC) ocultou casa de R$ 600 mil da Justiça Eleitoral
    195 * Senado ignora sobrepreço em obra de prédio
    196 * Papaléo Paes (PSDB-AP) quis contratar mulher de Agaciel Maia para trabalhar em seu gabinete
    197 * Câmara perdoa 85% das faltas dos deputados
    198 * Senado gastou R$ 70 mil em curso de Ideli Salvatti (PT-SC) em 3 países
    199 * Ministro do PR usa emendas de orçamento para atrair deputados ao seu partido
    200 * Marco Maciel tinha funcionário presidiário recebendo salário

    ResponderExcluir
  9. 201 * 98 servidores do Senado fizeram cursos no exterior em 2007 e 2008
    202 * Dos 3.413 funcionários efetivos do Senado, apenas 300 não recebem complementação salarial
    203 * José Sarney (PMDB-AP) e Michel Temer (PMDB-SP) mantém supersalários
    204 * Senado custeia despesas da Polícia Militar do Distrito Federal
    205 * Sem resultados, Parlasul gasta R$ 580 mil do Congresso Nacional em diárias
    206 * 828 servidores ignoram censo interno do Senado
    207 * Câmara cede imóvel funcional a Gastão Vieira, secretário de Roseana Sarney no Maranhão
    208 * Senado desrespeita Supremo e não remove senador cassado
    209 * Empresário do DF diz ter entregue propina aos deputados Michel Temer (PMDB-SP), Tadeu Filipelli (PMDB-DF), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Alves (PMDB-RN)
    210 .Senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) gasta verba indenizatória com rádios próprias
    211 ESCÂNDALO do MINISTRO da CASA CIVIL - PALOCCI
    ( Pediu Demissão por livre e expontânea pressão)
    212 ESCÂNDALO - 14,4 MILHÕES pagos para tratamento de defuntos
    Governo federal gastou R$14,4 Milhões para pagar internações hospitalares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já estavam mortos e enterrados.

    213 ESCÂNDALO do MINISTRO dos Transportes - Alfredo Nascimento
    ( Pediu Demissão por " livre e expontânea pressão" )
    214 ESCÂNDALO do FILHO do Ministro dos Transportes, Gustavo Nascimento
    O Governo do Amazonas pagou R$ 61 milhões à empresa Socorro Carvalho, no período de 2009 a 2010, por contratos firmados na gestão do ex-governador e hoje senador Eduardo Braga (PMDB). A firma está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter participado do suposto esquema de enriquecimento ilícito de Gustavo Pereira, filho do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR)
    215 VALEC - inadimplência ultrapassa 1,3 BILHÃO ( RFFSA)
    216 ?ESCÂNDALO - Quadrilha governista no Ministério da AGRICULTURA - CONAB
    217 ESCÂNDALO • QUADRILHA governista desvio de verbas do Turismo
    218 Escândalo - 8 Toneladas de feijão jogados no LIXO
    A CONAB enviou toneladas de feijão à prefeitura de João Pessoa, supostamente para alimentar os pobres de forma desinteressada.
    219 ESCÂNDALO • Ministro Pedro Novais desvia verbas em benefício próprio
    Ministro do Turismo se demite e é o quinto a cair no governo Dilma
    Presidente aceitou a carta de demissão do ministro; PMDB írá indicar o nome do novo titular da pasta
    220 ESCÂNDALO • Ministro do Esporte, Orlando Silva ( PC do B ) usa ONGs para desvio de verbas

    ResponderExcluir
  10. 221 ESCÂNDALO • A farra na FAB - desvio de 3 BILHÕES
    222 Escândalo - Ministro do Trabalho Carlos Lupi cobrava propina

    Carlos Lupi é o sexto ministro que cai sob denúncia de corrupção. Pesaram contra ele, ainda, acusações de repasse de dinheiro do ministério para abastecer o caixa do PDT e patrocinar ONGs de fachada. Não conseguiu explicar à Comissão de Ética os casos de cobrança de propina na pasta.
    223 ?ESCÂNDALO - Máfia - Sexo - Corrupção + de 1 bilhão

    As revelações explosivas da advogada que a Máfia infiltrou no governo.

    CONFISSÕES DE ALCOVA

    Em oito horas de depoimentos gravados em áudio e vídeo pela Polícia Federal e Ministério Público, Christiane Araújo de Oliveira revelou que mantinha relações ítimas com políticos e figuras-chave da República em estreita sintonia com uma quadrilha que desviou mais de 1 BILHÃO de reais dos cofres públicos.>

    Ela participava de festas de embalo, viajava em aviões oficiais, aproveitava-se dos amigos e amantes influentes para obter favores em benefício dos criminosos.

    Era uma via de mão dupla, contou como o governo federal por meio de dois Ministros, usou sua proximidade com a Máfia para conseguir material que incriminaria adversários políticos.


    224 ESCÂNDALO - Rosemary Noronha a amiga do presidente...

    Amiga pessoal do ex-Presidente Lula da Silva, ela foi indiciada por coordenar um mega esquema de corrupção ativa e tráfico de influência para beneficiar empresas que faziam negócios com o Governo Federal.

    A avaliação geral é que Rose não tinha competência para comandar, sozinha, um esquema tão complexo. Logo, Rose tinha um chefão por trás dela.

    225 ESCÂNDALO - Governo deixou estragar 55 mil bolsas de sangue
    ? Humberto Costa
    ? José Gomes Temporão
    ? Alexandre Padilha


    226 ESCÂNDALO - Superfaturamento da Transposição do S. Francisco

    Vencido o prazo original ( 2010 ) em que a transposição do Rio São Francisco deveria estar pronta e funcionando no semiárido nordestino, a obra registrou aumento de R$ 3,4 bilhões - ou 71%
    - em seus custos em relação à previsão inicial, segundo a mais recente estimativa feita pelo Ministério da Integração Nacional. Desde o início do governo Dilma Rousseff, o custo total da obra pulou de R$ 4,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões.

    ResponderExcluir
  11. " NÃO ROUBO E NÃO DEIXO ROUBAR " Ass: Lulla da Silva

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-