quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Altice espera ter compra da PT Portugal concluída até Junho

Cátia Simões
Grupo francês vai entregar a pré-notificação da operação a Bruxelas até 15 de Janeiro. 20% da empresa pode ficar para portugueses

A Altice espera ter a compra da PT Portugal aos brasileiros da Oi concluída entre Abril e Junho do próximo ano, disse ao Económico uma fonte próxima do grupo francês dono da Oni e Cabovisão.

Os franceses assinaram já o acordo definitivo para a compra da PT Portugal, com duração de 18 meses, avaliando a empresa em 7,4 mil milhões de euros com 500 milhões de euros em pagamentos diferidos. A expectativa, disse a mesma fonte, é que se consigam as aprovações regulatórias necessárias rapidamente, permitindo concluir a operação no segundo trimestre do próximo ano.

A mesma fonte garantiu ainda que é intenção da Altice cumprir os remédios impostos pela Concorrência, incluindo a venda da Cabovisão, se for necessário. A pré-notificação ao regulador da União Europeia será entregue até 15 de Janeiro.

A Altice ofereceu à Oi a possibilidade de reservar 20% da empresa para investidores portugueses. A mesma fonte admitiu que "a Altice ainda não foi abordada por interessados mas a expectativa é que isso aconteça depois da assembleia-geral". É expectável que também alguns accionistas da PT SGPS possam "fazer uma aproximação para estes 20%". Há preferência, acrescentou a fonte, para os actuais accionistas da PT.

O objectivo é que este parceiro português seja um parceiro com perfil financeiro e que não queira ter poder na gestão da empresa. A Altice, admitiu a mesma fonte, não fecha a porta a eventuais contactos com a Semapa, de Pedro Queiroz Pereira, que participou no consórcio com os fundos de investimento Apax e Bain para a compra da PT Portugal mas que acabaram por perder a corrida.

Tudo depende agora da assembleia-geral de accionistas extraordinária da PT SGPS para votar a venda da PT Portugal. A expectativa é que esta seja convocada ainda hoje ou amanhã e vai realizar-se nas primeiras semanas de Janeiro, dado serem necessários 21 dias de antecedência na convocatória devido aos investidores internacionais. Até lá, a Altice vai reunir com os investidores da PT com quem ainda não esteve, nomeadamente com os fundos de investimento, que têm cerca de 10% do capital.

O direito de veto da PT SGPS só existe até 31 de Março, altura em que a fusão com a Oi estará concluída e a CorpCo constituída. Assim, referiu a mesma fonte, se for necessário esperar por depois de Março pela compra, a Altice poderá fazê-lo, embora esta não seja a solução ideal.

O objectivo será manter grande parte da actual equipa de gestão e trazer alguns gestores com quem a Altice já trabalha. "A PT Portugal é uma grande empresa mas pode ser gerida de forma mais eficiente", afirmou a mesma fonte. O presidente do conselho de administração também será português e a Altice já terá conversado com alguns gestores.

A fonte reafirmou ainda a intenção de deslocar para Portugal os call centers da Altice, criando cerca de 4 mil postos de trabalho. Um projecto em que o português Armando Pereira, que tem 30% da Altice, estará especialmente empenhado, querendo implementar estes 'call centers' no norte do país. 
Título, Imagem e Texto: Cátia Simões, Jornal de Negócios, 11-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-