sábado, 20 de dezembro de 2014

Recado ao colega demitido

Alberto José
Prezado colega demitido da Varig:
Quando a Varig me aposentou, você ficou no meu lugar! Eu fiquei orgulhoso, porque foi como a troca de tripulação (turn over) que estávamos cansados de fazer. Eu sabia que você sempre levava o voo até o fim.

No dia da mentira, o fatídico leilão da Varig, enquanto os "almofadinhas" do mundo financeiro se pavoneavam no imenso hangar da Varig (que agora vai ser um shopping), você trabalhava feito "guerreiro" (como foi chamado pelo último e inútil presidente da Varig) como tripulante ou como encarregado dos trabalhos em terra! Mas, apesar disso, com a colaboração do judiciário, da FRB, da Flex, da Varig Log, ou seja lá de quem tenha sido a culpa, passaram você para trás ao não lhe pagar a remuneração pelos dias trabalhados.

Negar o pagamento ao empregado que trabalhou foi uma violência e uma injustiça homologada pelo Dr. Ayoub.

O chinês do fundo abutre "levou" a Varig sadia por pouco mais de 20 milhões de dólares; mais adiante, revendeu tudo por mais de 300 milhões!... livre da obrigação de pagar o seu salário!

Bem, certamente desgostoso de tudo isso, você não foi ao protesto que os seus colegas aposentados organizaram para você e eu não pude lhe dar um abraço pessoalmente!

Outros colegas demitidos também não foram, não "botaram fé" e devido ao número reduzido de participantes (52 almas; que não dava nem para lotar um Electra) os demitidos não tiveram a necessária atenção da mídia para divulgar o evento.

Tudo isso que você leu foi o que eu falei por meio do megafone na porta do Forum. Quero que você saiba que, embora você não estivesse presente, eu me preocupei com a sua causa e batalhei para que o público ouvisse o meu protesto e o dos outros companheiros aposentados que estavam lá para brigar por você!
Um abraço,
Título e Texto: Alberto José, 20-12-2014
Foto: José Manuel

Relacionados:

9 comentários:

  1. Será por que alguns (inclusive eu) esta doente? (ficou ao longo dos anos) Passando por problemas emocionais, tomando remédios e com dificuldade de sair de casa?
    Admitamos que nem todos mas uma boa parcela não compareceu por isso, mas mesmo assim reza e espera um pouco de JUSTIÇA desse país. E reza para que voce (que podem sair de casa) tenham saude para continuar a luta.
    Que Deus os abençoe.
    (por vergonha prefiro não assinar)

    ResponderExcluir
  2. Tenho a certeza de que o autor não se refere àqueles impossibilitados de comparecer/participar por motivos, eu diria, óbvios, como, os de saúde, aqui exemplificado;
    Residência em outros Estados ou no Exterior;
    Não poder se ausentar/faltar ao trabalho.

    ResponderExcluir
  3. O "recado ao colega demitido" não é uma mensagem acusatória ou censura ao colega que não comparece a um protesto pela sua causa. Muitos aposentados também não costumam comparecer. O que manda é a consciência de cada um!

    É óbvio que muitos não podem fazê-lo pois moram longe, podem estar enfermos ou ocupados com alguma obrigação inadiável! Mas, considerando grande parcela desse universo de centenas ou milhares - não sei bem - de demitidos, há muitos que podem ir ao protesto e não o fazem.

    O movimento de protesto não recebe a atenção da mídia se não contar com, pelo menos 150 "tijolinhos", que vão formar uma parede sólida, que é a base do movimento da categoria.

    Temos como exemplo bem sucedido a recente greve geral que parou a Itália por conta da tentativa de uma reforma trabalhista! Precisamos ser mais combativos! Um abraço a todos, Feliz Natal e Ano Novo… cheio de prosperidade,
    Varig, Varig, Varig!!!
    Alberto José

    ResponderExcluir
  4. Certamente o escritor do tema principal não faz alusão aos impossibilitados de estarem presentes a qualquer encontro ou passeata da categoria , mas mostra que muitos poderiam comparecer e não o fizeram ( Se vasculhado a fundo, uma parte substancial de ex-colegas - aposentados e/ou demitidos - jamais se deslocou numa manifestação)
    .
    A política da(s) empresa(s) procurava "incentivar" a divisão ; decerto sabiam que dali não surgiria forte insurgência. Na pequena , porém determinada, manifestação de 18 de dezembro em frente ao TJ Rio , um ex-colega conversava ( indignado) que ouviu de
    outro o comentário de que aquele não se envolvia nessas manifestações , porque no fim das contas , se houvesse êxito , ele sairia ganhando do mesmo jeito . Lutar, então, para quê ?
    Esse tem sido o pensamento de muitos - felizmente não todos - mas que contribui , quem sabe, no desaceleramento de um desfecho positivo.

    Todavia , nem por isso os que se esforçam esmorecem ; ao contrário , ficam cada vez mais fortalecidos . Afinal de contas o comportamento humano é bastante diversificado , e cada um que faça a sua parte da maneira que achar melhor.
    O mundo responde com um sorriso aos que lutam todos os dias.

    Abração.

    Sidnei
    Assistido Aerus - RJ

    ResponderExcluir
  5. Foram 52, como poderiam ter sido 6, ou 520.
    Para mim, insisto, esses 52 representam 520!
    O que seria do meu problema se teimosos e perseverantes não saíssem às ruas?!
    O verdadeiro idealista vai para a rua lutar pelo seu direito usurpado, não para contar quantos estão ao lado ou junto dele!
    Quem vai para contar tem outros interesses, podes crer!

    ResponderExcluir
  6. Meus queridos irmãos. Esta situação demonstra o que sempre foi o perfil do Variguiano. Sempre individualistas fechados em pequenos feudos familiares. Cuidando de si e ignorando o do outro ou o todo. Sempre foram assim.

    ResponderExcluir
  7. FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2015 !

    Dentro da grandeza e finalidade deste blog de grande utilidade pública , aproveitamos o ensejo para desejar ao idealizador deste instrumento, a todos os amigos , ex-colegas virtuais ou não, àqueles os quais sabemos o nome e os demais guardados no coração pelas fisionomias, um Natal repleto de harmonia , saúde e paz , extensivo aos respectivos familiares .
    E que 2015 , com a graça de deus, nos traga cada vez mais a força da autoestima , motivação , a grandiosidade da fé e confiança no Altíssimo , o Grande Criador do Universo , aquele que nos mantém sempre firmes para superar os desafios do dia-a-dia , na esperança de vivenciarmos a paz e tudo de bom que este nosso mundo nos proporciona nesta etapa terrena e passageira, sob a proteção do Grande Mestre.

    Este são nossos votos , do fundo do coração.

    Sidnei , Hercília e Alain Paul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Retribuo, em dobro, gentis votos de Felizes Festas!
      Grande abraço./-

      Excluir
  8. A Varig já não é mais a mesma, aliás nem existe mais, mas nos variguianos, tb fui, continuamos os mesmos. O ninho de serpentes acabou, todas, porém sobreviveram. Não serviu de lição todas as mazelas que estamos passando. Nada acontece por acaso. As vacas sagradas, os prepotentes, os puxa-sacos, os fofoqueiros, os oportunistas, os falsos todos na mesma arca. Veio o diluvio. Ainda estamos vivos e com a chance de sermos pessoas melhores. Parece que tudo ou nada serviu de lição.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-