sábado, 20 de dezembro de 2014

“Acreditar no que sai deste governo é fazer um trato de longo prazo com a depressão”


José Carlos Bolognese

Caro senador Paulo Paim,
Hoje é sábado, 20 de dezembro, e estamos a quatro dias do nono Natal... sem Aerus. Então -jingle bells, jingle bells - senador Paim, não deixa de ser animador ver o senhor falando mais uma vez que agora sai o que já ameaçou sair, mas nunca saiu em mais de oito anos. Desculpe a impertinência, mas estar vivendo nessa pindaíba esses anos todos me autoriza o ceticismo de um físico nuclear em frente a um adepto da ufologia.

Obedecendo a um rigor nunca visto na fiscalização do fundo de pensão que quebrou a coluna de milhares de trabalhadores, a assinatura de um papel que temporariamente nos tira do buraco, continua adiada. Chegou atrasada ao executivo, mas não pode de jeito nenhum furar a fila.

Gozado, o executivo não conseguiu rapidinho chutar a LDO para escanteio para poder justificar a sua contabilidade criativa? Ah!, foi o executivo, ou executiva quem encomendou o documento, de forma seria a ela que deveríamos agradecer... como se o ato do executivo não fosse em cumprimento de uma decisão judicial. Mas então, por que essa magnanimidade toda não reconhece a relevância de uma questão como a do Aerus e seus esfolados aposentados e fura essa fila antes do Natal?

Não quero ser injusto com o senhor, senador. Mas o fato é que nestes quase nove anos do calote, tudo o que foi dito ao senhor para que dissesse a nós, esfolados Aerus, não se cumpriu. Ou seja, mentiram para o senhor e para nós o tempo todo. Após o seu discurso a minha expectativa continua onde está; não avançou um milímetro nem vai avançar até que eu possa viver com o direito e a tranquilidade de quem trabalhou e contribuiu para uma velhice decente.

Quando eu não precisar mais fazer o que fiz hoje, quando uma das pernas dos meus óculos se quebrou. Deveria comprar outros, mas tive de me arranjar com um conserto caseiro – um tubinho de alumínio e um pouco de cola – nada mau para quem gosta de consertar as coisas e tudo de ruim por ser privado de uma compra banal. A este episódio se somam outros mais graves da vida diária e do avanço da idade sem recursos.

Acreditar no que sai deste governo é fazer um trato de longo prazo com a depressão. Pode até sair alguma coisa agora; não a garantia da normalidade, não os pagamentos dos atrasados mas, ainda assim, um pequeno alivio numa época do ano em que nossa sensibilidade se intensifica. Mas nunca irá desfazer o estrago feito, que debito na conta deste infeliz partido político ao qual o senhor pertence.

Seu partido não consegue conviver com o que não domina. Se tivesse menos sede de poder e mais visão de futuro – para o país, para o povo – a Varig não teria acabado e, se acabasse por culpa própria, os trabalhadores não precisavam pagar o pato.

Seu partido é o que acusa os outros de privatizar, mas privatiza em interesse próprio, vide Petrobras, petrolão e outras mazelas que ainda podem surgir. Seu partido nega a devolução de recursos que são nossos - negou-se a apoiar os trabalhadores da Varig que tentaram salvar a empresa - mas não nega dinheiro a ditadores, a obras superfaturadas e a aventuras com o dinheiro dos brasileiros, casos de Pasadena e Abreu e Lima, para citar só dois.

Não sou pouco agradecido ao senhor senador, afinal, tem feito muito por nós, quase que solitariamente dentro do seu grupo político. Mas diante do que disse no seu discurso, firmei a minha posição pessoal:
Não agradeço ao executivo – ou executiva – pela devolução de um direito que essa instância ajudou a violentar. E agradeço menos ainda se sair alguma coisa – que faço questão de chamar de devolução - só depois de 24 de dezembro de 2014.

Que o senhor passe um belo Natal com sua família e força para o Ano Novo que promete grandes desafios. 
Título e Texto: José Carlos Bolognese, Comissário de Voo aposentado – Varig, 20-12-2014

22 comentários:

  1. Meu caro amigo José Carlos Bolognese: Apreciei a sua justa cobrança ao senador Paulo Paim! Demostra a sua coerência e consciência em não querer ofender a quem sempre lutou pelos aposentados, enfrentando uma barreira inexpugnável, o curioso, com maior resistência do seu próprio partido, o que leva a aposentados inflexíveis acharem que o senador tem que sair de qualquer maneira do partido. Porque ele não sai, não sabemos, devendo ele lá ter seus motivos, não cabendo a nos, querer adivinhá-los. Com a pouca representatividade dos aposentados, são poucos, uns quatro ou cinco parlamentares que ainda se atrevem em discursos plenários, lembrar que estamos sendo prejudicados. Muitos aposentados radiais os tacham de demagogos e fingidos. Paim já não fala muito dos aposentados do RGPS, pelos severos xingamentos a ele dirigidos o tempo todo. Em todos os Orçamentos da União para um Novo Ano, ele sempre inseria alguma Emenda, por um reajuste melhorado para os aposentados que recebem mais de 01 salário mínimo. Mas a base aliada do governo, sendo a maioria absoluta do Congresso, não permite que tais Emendas ou Projetos sejam sequer analisados. Vejo com tristeza que para 2015 já não consta nenhum reajuste melhor para os aposentados. É verdade que nunca conseguimos que as Emendas fossem aprovadas, mas, elas deveriam estar sempre todos os anos inseridas no Orçamento, que um belo dia, talvez, possam ser consideradas. Não devemos nunca atacar quem ainda fala das nossas desditas, mesmo que tenhamos a certeza absoluta que existe falsidade, lembrando um ditado popular que muito se assemelha ao nosso esquecimento: "Falem mal do aposentado, mas falem do aposentado"...
    Feliz Natal e Próspero Ano Anovo.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
  2. Algumas vezes escrevi sobre o estranho e EXTREMO ódio que Dilma nutre pela Varig. Jamais consegui entender o motivo de tamanho ódio. O que houve entre Dilma e a Varig, afinal? Por que ela insiste em prejudicar pessoas idosas, a maioria com mais de 70 e alguns com mais de 80 anos. Por que esse sadismo em sacrificar pessoas inocentes que estão sofrendo há quase 9 anos?
    Pois bem, algumas vezes me criticaram, dizendo até que eu estava sendo pessimista.
    E agora, o que vão falar aqueles que me criticaram? Acho que vão ficar em silêncio após a mais recente prova da INACEITÁVEL má vontade de Dilma em solucionar o caso Aerus. Por que essa demora em assinar o PL 31? Ela debochou dos diversos apelos que foram feitos da tribuna pelos senadores Paim e Ana Amélia e pelo deputado Rubens Bueno, que praticamente imploraram que ela assinasse ANTES do Natal. E o que ela fez? Desprezo total !!! Acima eu falei de sua má vontade em solucionar o caso Aerus. Engano ao usar a palavra " solucionar". Os recursos decorrentes desse PL serão suficientes para o pagamento de nossos benefícios por APENAS nove meses. E depois? Se ela está com má vontade em disponibilizar 248 milhões agora imaginem depois desses benditos 6 meses, quando o governo terá que arcar com nossa folha " ad eternum". A essa altura até começo a pensar que ela esteja articulando junto ao Adams, ministro da AGU que também nos odeia, um plano maquiavélico para no TRF derrubar a sentença do Desembargador Daniel Paes. Não duvido que a perversidade de Dilma chegue a esse ponto. Afinal podemos esperar tudo de um partido chamado PT, que parece ter entrado no cenário para destruir nosso país.
    Aos que pensam em me criticar agora peço que o façam daqui a alguns meses, depois do julgamento de nosso caso no TRF.

    No mais, um feliz Natal a todos e que 2015 não seja pior do que os últimos 8 anos e 8 meses.

    Rubens de Freitas

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras são as palavras de todo um grupo não de sofredores, mas de lutadores.
    Todos os que se nomeiam combatentes da tirania, da ditadura da tortura e que se nomeiam heróis(PT e aliados), hoje são os torturadores, do físico e do mental, de um grupo de verdadeiros heróis que levaram o nome do Brasil para todo o mundo com honra e competência. Enquanto eles acabaram com a VARIG, e agora com o Brasil.
    Rita Jardim

    ResponderExcluir
  4. Correção: acima eu mencionei que os 248 milhões destinados ao Aerus serão suficientes para nove meses. Na verdade serão seis meses. Depois, é rezar, rezar e rezar !!!

    Rubens de Freitas

    ResponderExcluir
  5. Eu, de há muito tenho dito: Nós Aposentados e Pensionistas do RGPS _ estamos sendo usurpados num direito líquido e certo: Contrato é para ser cumprido, ái! de nós se não pagarmos o Imposto de Renda. Entretanto o DESGOVERNO não nos paga, se apropria dos nossos recursos, para financiar os TIRANOS ESTRANGEIROS E NACIONAIS. Participe da conferência coletiva dos Boletins de Urna do 2º turno e ajude a dar mais transparência às eleições: http://somos.vocefiscal.org/ ASOV-Aposentado Solte o Verbo!

    ResponderExcluir
  6. Simples! Estamos lidando com criminosos, bandidos! Somente isso! Desde quando gangsters horaram a palavra? Acho que o Paim tem boa vontade, mas ja dizia minha avo, "o inferno esta cheio de gente de boa vontade". Ou melhor, peco que o Paim explique seu discurso apenas 2 dias apos a "aprovacao" da PL, onde ele se AUTO ELOGIA, que quase me levou aas lagrimas (sic). Elogia o PT, a Presidanta, ate o Suplicy tirou uma casquinha, como papagaio de pirata. Sera que estes petralhas nos julgam BOBOS? Facam-me o favor! O circo ja teve sua lona queimada!

    ResponderExcluir
  7. Caro Bolognese, a sua fotografia em preto e branco, redesenhando o nosso quadro de vida atual é autêntica e merece elogios. Respeito e muito o Senador Paulo Paim e acredito até nas suas boas intenções. Mas ( e tive oportunidade de escrever alguns e-mails a ele endereçados ), em que me posicionava contrário a DISCURSOS E MAIS DISCURSOS proferidos da Tribuna do Senado, por um motivo muito simples: ora, o nobre Senador é do mesmo partido da Presidente da República, custava criar uma frente com seus pares de mesmo partido e ir diretamente a ela, exigindo uma definição para o caso VARIG-aerus ? Não. O próprio Senador fez que acreditava nas conversas que partiam da Casa Civil e como bom interlocutor visitava o grupo no Salão Verde, debatia circunstâncias de "aprovo" e veio a público, poucas vezes, para dizer que agora "tudo está acertado para o ACORDO que nunca saiu". As malditas manobras politicas prevalecem sempre. A casta não se impresiona com a quebra proposital da Varig, com as mortes de muitos colegas, com a miséria e o esquecimento a que fomos logicamnente acorrentados e muito menos com o espírito de Natal. Nessa mesma época, ano passado, em meio a muitas delilusões e privações variadas, escreví o poema EU TENHO MEDO DO NATAL - que foi inclusive publicado no YOUTUBE pelo programa da BAND "Reclamar Adianta" - sob o título "desabafo de um ex aposentado da Varig" - e até nisso me taxaram de EX. Pois bem, amigo de mesma rota e muitas turbulências, agora, não só tenho medo do Natal, como estou odiando toda essa palhaçada que você muito bem externou nessa matéria brilhante. Eu quero mesmo é chorar, mas nem lágrias tenho mais ! Ass: João Sobreira Rocha, aeroviário VARIG, de Goiânia.

    ResponderExcluir
  8. No dia 3 de dezembro o Congresso aprovou o PL 31, que destina 248 milhões ao Aerus. Pois bem, hoje é dia 21 e nossa " querida" e "amada" Dilma não assinou. Dia 25, quarta feira, ela viaja para a Bahia e só voltará dia 30. Portanto ela tem apenas 3 dias para assinar. Pergunto: se ela continuar com o sadismo que tem demonstrado até agora e não assinar o que vai acontecer?

    Rubens de Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FATO, você não lê o que os outros escrevem.
      se ela não assinar nem vetar a SANÇÃO É AUTOMÁTICA.
      Essa é a lei, está na constituição.
      Se ela vetar o veto vai para o congresso, e tem que ser votado em 30 dias sob pena de trancar a pauta.
      bom dia...

      Excluir
    2. Ela tem que assinar!
      Se não assinar a SANÇÃO É AUTOMÁTICA , mas os trâmite para repassar a verba são muito mais demorados , os caminhos políticos e os melindres vão fazer com que demore para fazer o dinheiro chegar ao Aerus.
      A sanção é um documento escrito, o repasse de verbas é um ato administrativo , que mesmo que ela não sancione precisa autorizar o repasse.
      A pressão deve ser para que ela assine.

      Paizote

      Excluir
    3. VSRoccha se ela não assinar, só mostra que ela nunca teve interesse em resolver o problema Varig/Aerus. Tudo que se falou até agora sobre acordo e boa vontade da Presidente, cai definitivamente por água abaixo. Tudo mentira! só embromação! Acredito que deva ser muito triste, ainda mais, para essas comissões que ficaram dias no Congresso para conseguir acelerar a votação e chegar agora, simplesmente descobrirem que foram enganados! Deve doer muito mais do que em nos, que não participamos diretamente.

      Piamente não acredito que ela assine. Vai ganhar o tempo que precisar. Tomara que eu esteja enganado.

      Roberto.

      Excluir
  9. Roccha, obrigado pela informação. Só acho que você foi um pouco indelicado ao dizer
    que " não leio o que os outros escrevem". Precisava isso???

    Rubens de Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Rubens,
      Apesar de navegarmos no mesmo barco, o senhor é FATALISTA.
      Suas colocações sempre há entraves, diz que me disse, alguém comentou, que não vai assinar, que vai vetar etc...
      Eu não sou espiritualista, otimista e pessimista, quando do caso AERUS, sou REALISTA.
      Por vezes posso ser indelicado, fico analisando porque as pessoas não se interessam em ler a constituição, o código civil, que são as verdadeiras bíblias de um povo.
      Fiquei dez horas vendo a aprovação desse mísero projeto, mas ninguém fala do que ele representa juridicamente.
      Na votação, cujos méritos são todos da Senadora Ana Amélia do Rio Grande do Sul, que pouco aparece nas fotos festivas, onde os papagaios de piratas, tiraram fotos para a posteridade como se fossem os heróis dessa batalha.
      Paim, Suplicy, sindicalistas posaram de mártires e líderes.
      Assim foi no estelionato do acordão, que nunca saiu do papel, aliás ninguém viu o tal acordão no papel.
      Este pagamento representa um reconhecimento jurídico de uma dívida.
      Quem sabe a anta vai sancioná-lo no dia 24 e anunciá-lo no seu discurso natalino, como propaganda política?
      Quem sabe ela não vai assiná-lo e postergar para a sanção automática?
      O certo é que escrevi que mesmo depois de assinado, há o prazo de publicação no DOU, e depois o prazo de cumprimento, e finalmente os trâmites dentro do ministério da previdência social.
      Tudo isso vai até o carnaval.
      Então não vai ser o natal nem o ano novo de nossos sonhos.
      Rezar e orar por decisões humanas possíveis e impossíveis e besteira.
      Rezar e orar pela saúde de alguém é vacinar.
      As decisões jurídicas boas ou ruins, são passíveis de recursos.
      Se ela não sancionar nem vetar, é o Renan Calheiros que assina.
      Se ela vetar é O Renan que coloca o veto em análise numa sessão do congresso, que se retirar o veto, o sanciona e o presidente tem 48 horas para assinar, se não fizer volta ao congresso e o presidente do congresso assina.
      São as leis, os trâmites, os recursos de disponibilidade.

      ABAIXO A LEI, COM SEUS DETALHES QUE NOS INTERESSAM.
      ARTIGO 66 DA CF.

      § 3º - Decorrido o prazo de quinze dias, o silêncio do Presidente da República importará sanção.


      § 4º - O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto.
      ----não há mais votos secretos.----


      § 5º - Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República.


      § 6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)


      § 7º - Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos § 3º e § 5º, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo.

      bom dia

      Excluir
  10. Estamos precisando adotar uma modalidade de CRM Crew Resource Management para regular o relacionamento entre as partes a fim de evitar palavras inadequadas, mal entendidos e confrontos entre os participantes que escrevem opiniões. Alberto José

    ResponderExcluir
  11. É claro que agradeço a todos aqueles que nos privilegiam lendo esta nossa revista.
    Agradeço, muito, a vocês, que a enriquecem escrevendo nela.
    E agradeço, mais ainda, a vocês (identificados) que comentais os artigos. São os vossos comentários que avivam e avigoram o cão tabagista.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  12. Senhor Roccha, no seu primeiro comentário o senhor foi apenas indelicado comigo. Agora foi ... GROSSEIRO ! Quero pedir que a partir de agora o senhor se abstenha de fazer quaisquer comentários sobre os meus pareceres. Não tenho mais idade e nem casco de tartaruga para ser chamado à atenção dessa forma que o senhor fez e manter-me calado. Por outro lado uma resposta à altura que eu lhe desse poderia ser o estopim para desencadear diálogos ásperos, o que não quero fazer pois nem lhe conheço e não pretendo conhecê-lo jamais. Além de tudo não quero manter esse desentendimento em respeito ao Jim Pereira, que é merecedor de toda consideração e mantém este blog sempre em alto nível.



    Rubens de Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, reli o último comentário de Roccha. Não percebi a GROSSERIA a que você alude.

      Há tempos eu "chamei a sua atenção" – pedi a sua atenção – para o fato de escrever (tudo) em maiúsculas e você deu a entender que não apreciou esse pedido. Nem por isso você me considerou grosseiro.
      Meu caríssimo, a resposta (ou a compreensão) a palavras escritas é fascinante: muitas vezes, se não sempre, depende bem mais de quem as lê do quem as escreve.

      Dito isto, tenho dois agradecimentos a dirigir-lhe:
      1) A sua constante atenção e participação em nossa revista;
      2) Não tomou conhecimento de um comentário acirrador.
      Grande abraço./-

      Excluir
    2. Eu vejo que certas palavras aqui ditas não correspondem às suas verdadeiras definições.
      Não perdi minha DIGNIDADE, nem HONESTIDADE, ao ganhar esses míseros 600 reais, nem perderia se não os ganhasse.
      Não é INDIGNO, esperar na fila das UPAs por uma consulta, ou enfrentar outra fila, para receber remédios.
      Casei com uma filha de um funcionário da Varig, Ody Figueiró, ex jogador do Brasil de Pelotas, pré convocado para a seleção brasileira de futebol. nossas famílias juntas tem mais de 350 anos de Varig, então imaginem que há outros em situação iguais a minha.
      Meu pai Wilson Rocha trabalhou na empresa por 35 anos, e morreu feito indigente, no campo de concentração do grupo GHC em Porto Alegre, a família tinha que ir ao hospital dar-lhe refeições. Isso sim foi INDIGNIDADE.
      Se tivesse que catar lixo para vender nas reciclagens, assim o faria, mas com dignidade.
      Sei que um ou outro vai dizer, que cada um reage diferente, que os religiosos de plantão, vão falar do livre arbítrio, mas as escolhas são pessoais.
      Eu escolhi não entrar em depressão, se não for para mim, será de minha esposa e filho. Eles foram as razões do meu trabalho e das minhas escolhas, se eu cair eles também tombarão.
      Aqui no blog do Jim venho todos os dias, e leio todas as atividades, o meu Blog creio que ninguém o conhece, emito apenas as minha opiniões pessoais, diferente deste que opta por ser mais jornalístico.
      Tem frases que marcam nossas vidas, seja porque gostamos, seja por razões telúricas. Diga-me com quem andas, eu te direi quem és.
      Podemos mudá-la nos dias de hoje, diga quem segues, diga quem curtes, diga quem está na sua agenda de amigos, e podemos dizer qual é sua conduta.
      Jamais colocaria a tal sindicalista na minha agenda, nem curtiria, nem a seguiria.
      Na minha opinião soa mal, mas como escrevi, são escolhas.
      Durmo cedo, acordo cedo, para ficar mais tempo vivo, porque o sono é a morte dos justos. A justiça só agrega os que estão acordados, para o que der e vier.
      O Jim disse que adora o natal, eu respeito, e para mim é um dia qualquer, continua sendo a festa do solstício de verão dos romanos que certificaram a certidão de nascimento de Jesus.
      Desejo sempre feliz natal e ano novo a todos apenas por educação.
      Eu considero ano novo a data na qual nascemos e viemos ao mundo, que deve sempre ser festejada, seja com um pão velho com manteiga, ou uma festa de arromba.
      Cito um exemplo:
      Eu tinha como seguidor no "twitter" o senador Paulo Paim, quando lhe cobrei atitudes dignas de um senador, rejeitou-me, mas eu consigo entender que foi um de seus mesquinhos assessores que o fez, e continuo a achar que ele é politiqueiro.
      Meu comentário não foi acirrador, basta ler os escritos passados.
      Deixo duas mensagens, frases antigas:
      - A César o que é de César, a deus o que acharem que for de deus.
      - Ao homem o que é do homem, desde que o homem não tire o que é seu.

      Bom natal, aqui em casa é como se fosse dia de ação de graças, é proibido presentear, é obrigado a presenciar, é a reunião da família.
      E no ano novo não renovo esperanças, apenas trocamos as datas.
      Esperança deprime, temos de ter confiança, sermos confiantes, nada de destino, ou se deus quiser, vamos ter o que é nosso de direito, porque está nas leis, na constituição e no código civil, a bíblia de um povo, a outra é dos fervorosos.
      Quando o estado é laico, o povo necessita desses livros.
      A política é assim mesmo, sou político, tento conhecer as regras, e deve se cumpri-las, mesmo que não nos sirvam.
      Quem lê os epílogos, não leu os livros, jamais contará as histórias.
      A parte mais importante da missa católica é o "INTROITUS" o resumo da liturgia daquele dia, a introdução de algo maior que está por vir.
      Nós somos essas introduções, e vamos curtir o ritual até o fim.
      Eu espero aproveitar nem que seja por um dia essa vitória, para que outros digam amém por mim.
      Eu nunca digo amém, até amanhã.

      Excluir
    3. O comentário acirrador não foi o seu. Do seu, ele tomou conhecimento e respondeu.
      Abraços aos dois./-

      Excluir
  13. Meu amigo Jim, logo no início do comentário o Sr. Roccha diz: " Em suas colocações sempre há entraves, diz que me disse, alguém comentou, que não vai assinar, que vai vetar, etc "
    Jim, você conhece minha história melhor do que esse tal de Roccha, sabe o que passei na vida. Por tudo o que sofri me tornei uma pessoa sensível. Certas palavras me atingem mais do que a maioria das pessoas. As palavras escritas por esse senhor me ofenderam. Analise bem o que ele escreveu. Ele foi profundamente infeliz e sobretudo injusto. Tudo o que escrevi até hoje aconteceu. É só pesquisar. Seria o caso de eu falar que o senhor Roccha não lê o que os outros escrevem, repetindo o que ele disse sobre mim? Não, não vou fazer isso pois estarei alimentando esse desentendimento e você não merece isso. Teu blog é fantástico, muitos o acompanham e nele não cabe esse tipo de coisa.
    Aproveito para te desejar um Natal maravilhoso e que 2015 te traga muitas alegrias, com muita saúde, entendimento, paz e amor.
    Deus te abençoe,

    Rubens de Freitas

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-