segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Homem atropelou onze pessoas em França enquanto gritava "Alá é Grande"

O homem, que vestia uma túnica branca durante o ataque, disse ainda que estava a agir "em nome das crianças da Palestina".
Cristina Pombo
Um homem, nascido em 1974, atropelou este domingo ao início da noite vários peões na cidade francesa de Dijon, em cinco locais diferentes, ferindo onze pessoas, duas delas com gravidade. Estes dois feridos não correm risco de morte, avançam os meios de comunicação franceses.

A França sofreu este fim de semana dois ataques relacionados com o extremismo islâmico. Foto: Guillaume Souvant/AFP

O atacante, que segundo a polícia sofre de perturbações mentais e estaria a ser acompanhado num hospital psiquiátrico, seguia ao volante de um Clio. Segundo algumas testemunhas estariam no interior do veículo outros dois ocupantes, escreve o diário francês "Libération". Tudo aconteceu por volta das 20h (19h em Portugal) e os vários atropelamentos duraram cerca de meia hora.

Segundo uma fonte policial, o homem vestia uma "jalaba" (túnica branca usada por muitos muçulmanos) e gritou "Allahu Akbar", Deus é Grande em língua árabe.

Polícia francesa atacada por extremista
No sábado, a polícia francesa matou um outro homem em Indre-et-Loire que atacou três agentes com uma faca numa esquadra da polícia local.

Tratava-se de Bertrand Nzohabonayo, um francês convertido ao Islão, nascido em 1974 no Burundi. No momento do ataque, o homem gritou igualmente "Alá é Grande".

Este indivíduo manifestara, há poucos dias, "a sua radicalização" através de uma página de Facebook onde colocou "uma bandeira" do grupo radical do Estado Islâmico, segundo revelou o ministro do Interior Bernard Cazeneuve. 
Título e Texto: Cristina Pombo, Expresso, 22-12-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-