quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Gosto do Natal

Da véspera, do dia, do antes e do depois. Mais do antes do que do depois.
Gosto do mês de dezembro. Porque tem Natal.

Gosto dos postais e imagens mostrando presépios, casinhas escondidas pela neve, pinheiros, árvores de Natal, papais Noel, pais Natal…



Gosto de ver as ruas decoradas e engalanadas. Uma pena que algumas vilas e cidades, sob o argumento faccioso de ‘economia’, não brindem seus munícipes com esse desvelo. Preferem distribuir dinheiro a fundações, coletivos de vanguarda e outras iniciativas pantagruélicas, às quais a população, de fato, não assiste. E se assiste, detesta. Mas prossigamos.

Gosto do Natal. Gosto de ver as lojas, as janelas dos apartamentos, as fachadas das casas, quintais… enfeitadas.


Gosto de entrar nas lojas e ouvir música natalina. Mas não sempre a mesma, como a “Então é Natal”, da Simone, lá nas Lojas Americanas.
Falando em loja, nunca mais me saíu da memória a “Ramblin’ Rose”, de Nat King Cole, que ouvi numa loja de departamentos em Chicago, num mês de dezembro de um ano esquecido.


Gosto dos climas, tanto o atmosférico como o emocional, deste mês de dezembro.

Gosto do Natal porque é tempo para os cristãos, praticantes ou não, para os agnósticos, para os ateus… para judeus e muçulmanos, estes, integrados numa qualquer vila ou cidade europeia, por exemplo, em que pesem as suas crenças e liturgias, também entram no clima e o jantar da noite de 24 é diferente, é festivo.

Sim, gosto de receber e dar presentes. Já passei natais sem presentes e sem pessoas à volta. Circunstâncias da vida. Que não me fizeram desgostar do Natal, ou melhor, da quadra natalina.
Já desfrutei de natais fartos e de natais minguados. Afinal, já foram sessenta e quatro natais!

Curto até as paulificadas crônicas e declarações quanto ao caráter mercantilista do Natal, sempre repetidas nesta época do ano. Ora, cacildis!, se não quer ou não pode gastar dinheiro, não encha o saco! Deixe em paz quem quer ir à missa à meia-noite, quem gasta dinheiro no Natal, quem convida todos os familiares, quem gosta de passar a noite sozinho, quem gosta de receber presentes, quem gosta de dar presentes, quem gosta de se disfarçar em Papai Nöel para fazer a alegria de uma ou de dezenas de crianças, quem passa a noite distribuindo comida pelos sem-abrigo… quem comemora o nascimento de Jesus Cristo, quem nem saiba quem foi Cristo… 
quem, sendo ateu ou agnóstico, adora o ‘bacalhau com todos’ feito pela avó…


Ou quem, como eu, simplesmente, gosta do Natal e de todo o auê em volta. 
Feliz Natal!

3 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-