quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[Press-Release] Trabalhadores da Varig ainda esperam Justiça!

Com o mote “Ainda esperam Justiça!”, ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas Aerus, Familiares e Amigos estarão amanhã, quinta-feira, 18 de dezembro, no calçadão junto ao Fórum de Justiça, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rio de Janeiro, a partir das 11h.

Os ex-trabalhadores, na ativa por ocasião do fechamento da empresa, ainda não receberam os seus direitos trabalhistas.

Os já aposentados, recebem desde abril de 2006, quando o Instituto Aerus foi intervencionado, 8% dos seus benefícios mensais.

Recentemente, em 3 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou, unanimemente, o #PLN312014CN:

Projeto de Lei (CN) de Crédito Especial nº 31/2014, pela Presidente da República, que:

"Abre ao Orçamento da Seguridade Social da União, em favor do Ministério da Previdência Social, crédito especial no valor de R$ 248.265.342,00 (duzentos e quarenta e oito milhões, duzentos e sessenta e cinco mil, trezentos e quarenta e dois reais), para o fim (AERUS) que especifica".

O Executivo mandou para o Congresso essa migalha, para atender, parcialmente, uma decisão judicial – contra a qual já prometeu recorrer. Como, aliás, tem sido a prática recorrente do Governo Federal.

Recorde-se a sentença do plenário do Supremo Tribunal Federal exarada em 12 de março de 2014, em concordância com o brilhante relatório da ministra Cármen Lúcia, que condenou a União a indenizar a Varig por congelamento de tarifas. O governo federal ainda não se coçou até o presente momento.

Dois anos antes, no dia 13 de julho de 2012, o Juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal – DF, julgou procedente o pedido de condenação da União a indenizar os participantes e os dependentes titulares dos Planos de Benefícios da VARIG e da TRANSBRASIL, por omissão no poder-dever de fiscalização e proteção dos participantes dos planos de previdência complementar…

É esta sentença à Ação Civil Pública que está na origem da sentença do Desembargador Daniel Paes Ribeiro, do TRF da 1ª Região: 

O desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do TRF da 1ª Região, determinou que a União e o Instituto Aerus de Seguridade Social mantenham os pagamentos de complementação de aposentadorias, pensões e auxílios-doença na exata forma como ocorriam às vésperas da liquidação dos denominados Planos Varig e Transbrasil, a partir de aportes mensais da União ao Aerus, nos valores necessários. A União tem 30 dias para cumprir a decisão, a contar da data da intimação. Em caso de descumprimento, a União estará sujeita ao pagamento de multa diária no valor de R$ 100 mil.

5 comentários:

  1. Este blogueiro não é jornalista, foi comissário de voo na Varig. Peço ao generoso leitor que conheça ou tenha o e-mail de jornalistas ou profissionais de Comunicação que encaminhe este post ao amigo.
    Se preferir, envie o seu próprio texto.
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. DEPOIS DE FALAR COM DR LAURO , JÁ QUE ASSUNTO PODERIA IMPACTAR NA AÇÃO QUE ELE É O PATRONO , DIVULGO.
    QUE ISTO NÃO PODERÁ IMPACTAR NA ASSINATURA DO PL 31, OU NA AÇÃO QUE OS MAIAS SÃO PATRONOS , SÃO DOIS PLS SENDO O DO SENADO MAIS ABRANGENTE. ISTO ABRE SINAL VERDE PARA ACORDO FUTURO MAIS ABRANGENTE
    ............................................
    SENADO FEDERAL

    Secretaria-Geral da Mesa

    Acompanhamento de Matérias

    As seguintes matérias de seu interesse sofreram ações em: 17/12/2014

    SF PLS 00147 2010

    Ementa: Autoriza a União a indenizar os aposentados e pensionistas vinculados a entidades fechadas de previdência complementar abrangidos pelos planos de bene...

    01/08/2014 CAE - Comissão de Assuntos Econômicos

    ResponderExcluir
  3. Amigo alerta-me de que esta noticia poderia ser plantada e ter interesse de esvaziar movimentos previstos , informo que chequei e é um movimento real para solução furuea
    Mas o movimento previsto nao pode ser prejudicadp pelo sua importância.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço muito a todos os presentes lá no calçadão da Av. Antônio Carlos!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-