domingo, 10 de maio de 2015

Ex-trabalhador da Varig: continuam leiloando o que você ajudou a construir!

O Movimento ACORDO JÁ! enviou convite para manifestação no próximo dia 21 de maio: data de (mais) um leilão de bens da antiga VARIG, que será realizado no auditório da Corregedoria Geral da Justiça, na Avenida Erasmo Braga, nº 115 – Rio de Janeiro.

Continuam leiloando o que você ajudou a construir!é o mote do convite. A concentração está marcada para as 13h, em frente ao número 115 da Avenida Erasmo Braga.

O horário (13h) é justificado pela importância de estarmos TODOS lá para sermos vistos pelos que irão comprar um pedaço de nós!, diz o convite.



A intervenção no Instituto AERUS de Seguridade Social ocorreu em 12 de abril de 2006.

Meses depois, em 20 de julho, a empresa foi vendida por 24 milhões de dólares, em leilão, para a Varig Logística, que assumiu 245 milhões de Reais em bilhetes emitidos e o passivo (milhas acumuladas) de 70 milhões de Reais do Smiles. A VarigLog se comprometeu a emitir debêntures de 100 milhões de Reais, que poderiam ser convertidas em 10 % de participação na nova empresa para funcionários e credores com garantias, como o Instituto Aerus de Seguridade Social, fundo de pensão dos empregados da empresa. A VarigLog foi a única empresa a participar do leilão.

Em 28 de julho de 2006, começaram as demissões na empresa, totalizando somente neste dia mais de 5 000 postos de trabalho cortados, sem o pagamento das verbas rescisórias, que estavam arroladas no plano de recuperação judicial, bem como os quatro meses de salários atrasados e dívidas diversas com os mesmos. Dezenas de aviões, ficaram retidos no hangar da VEM no Galeão sem poder voar. Alguns outros aviões ficaram parados por outros locais do Brasil e do mundo, como o Boeing 777-200 PP-VRE que ficou parado em Nova Iorque e o PP-VRJ em Salvador.



A 3 de agosto de 2006, a Varig operou seu último voo internacional. Nesse dia os voos da Varig foram proibidos de pousar em Lisboa, Paris, Madri, Londres, Roma, Zurique e Beirute. O único lugar onde os voos puderam pousar foi em Frankfurt. Dois MD-11, que decolaram para São Paulo e Rio de Janeiro terminando os voos internacionais da Varig. Os passageiros remanescentes voltaram em voos da Lufthansa.

Em 28 de novembro de 2006, a Varig anunciou que ia operar mais sete rotas entre 18 de dezembro e 4 de março. Desta forma, a empresa passou a voar para doze destinos nacionais e quatro internacionais: Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Seguro, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Manaus (nacionais), e Caracas, Bogotá, Buenos Aires e Frankfurt (internacionais).

Em 14 de dezembro de 2006, a Varig recebeu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA) da Anac e as demais concessões para funcionamento, iniciando, em definitivo, a nova Varig.

Em 9 de abril de 2007 a VRG Linhas Aéreas S/A foi comprada pela Gol Transportes Aéreos, por meio de uma subsidiária desta, a GTI S.A. A compra foi feita dessa forma para evitar a transferência das dívidas da Varig para a Gol. 


Relacionados:

Um comentário:

  1. Barros- matr- 67775-526 de maio de 2015 às 02:04

    Eduardo C. BARROS , Escala de Voo , ex-Varig funcionario de 1987 á 2006 , matricula - 67775-5 , ate hoje sem ver um tostao , não fui demitido devido perda auditiva, encostado pelo Dr. Heber da FRB- medicina do trabalho , direcionado ao INSS ficando de 2006 a 2010 tive que implorar para receber meu FGTS que foi liberado pela JUIZA da 4ª vara do trabalho em janeiro de 2015. Somente queo o que é meu de direito , chega de me roubarem coisas,ja levaram meu trabalho , minha saúde, deem o que é meu.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-