quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CPI da Varig: relatório preliminar será apresentado em 15 dias (+ vídeo)

Buanna Rosa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga os desdobramentos da recuperação judicial e da falência da Varig vai apresentar um relatório preliminar dos trabalhos em 15 dias. O documento será produzido pelo relator da CPI, deputado Tio Carlos (SDD). A informação foi divulgada durante audiência pública da comissão, nesta quinta-feira (22/02).

Foto: Octacílio Barboza
Segundo o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos [foto] (sem partido), o documento será encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) e à Procuradoria Geral da República (PGR). "Queremos intervir no andamento dos processos que podem prejudicar os funcionários da Varig. Esse relatório vai solicitar providências para frear a continuidade do que eu chamo de golpe", alegou o deputado.

Indenização
Em agosto do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu condenar a União a indenizar a massa falida da Varig em R$ 3 bilhões. O montante é referente ao congelamento de tarifas ocorrido no Plano Cruzado, entre outubro de 1985 e janeiro de 1992. A estimativa é que o valor corrigido chegue a R$ 8 bilhões.

A ação prioriza o pagamento de dívidas trabalhistas individuais e depois o pagamento do Fundo de Previdência Aerus. Para o presidente da comissão, os 15 mil aposentados e pensionistas do Aerus devem ter prioridade. "Por isso, queremos agilizar o relatório para que os direitos dos funcionários sejam protegidos", concluiu. 
Título e Texto: Buanna Rosa, ALERJ, 22-2-2018


Relacionado: 

10 comentários:

  1. Mais uma vez este blog foi o primeiro a noticiar as últimas.
    Paizote

    ResponderExcluir
  2. E tão logo esteja disponível, pela ALERJ, o vídeo da oitiva de hoje, inseriremo-lo no post.

    ResponderExcluir
  3. Os rateios pararam. Existe dinheiro depositado em Banco referente a leilões recentes. E o cara (administrador) tá fazendo a Loka e não repassa para os ex funcionários Varig.

    ResponderExcluir
  4. Conforme informação obtida junto ao gabinete do relator da CPI Varig -Dep Tio Carlos- o relatório prometido para 15 dias ainda não foi concluído, faltam informações que permitam conclusões , ,mesmo que preliminares.
    E informa ainda que foi pedido em plenário uma prorrogação da CPI Varig ,por mais 180 dias motivado por não haver ainda conclusões que permitam uma ação mais efetiva.

    Paizote

    ResponderExcluir
  5. Cadê o Laudo de Causa Mortis da CPI ? Que calendário é esse que 15 dias são ... ?

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-