segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"Falar no Rio, falar para o Rio de Janeiro, significa falar para o Brasil."



Discurso de José Serra na Caminhada pela Democracia:
"O Rio é a nossa identidade nacional. Nenhum outro lugar expressa, como o Rio de Janeiro para o mundo, aquilo que é o Brasil. E nenhum outro lugar neste momento tem a importância estratégica essencial do Rio de Janeiro. Esta manifestação mostra que nós podemos e que nós vamos dar a virada em direção a vitoria.
São sete dias, sete dias que mudarão a história do Brasil. Porque isso é o que está em jogo domingo que vem, se decide como será o Brasil nesta década e até nas próximas décadas. É muita coisa o que está em jogo.
Eu tenho falado por toda a parte, das idéias a respeito da saúde, da segurança, da educação, da política social, das obras. Não vou falar disso aqui agora, mas vou fazer uma referência a um outro componente fundamental da nossa campanha, que são os valores, as nossas convicções. Em 1º lugar nos precisamos no Brasil um governo que tenha caráter. Caráter que se traduza na verdade e na honestidade.

Não podemos viver uma situação de mentira permanente. O presidente Itamar, que aqui está, e que deu ao Brasil uma lição de probidade, de serenidade, recebendo o nosso país depois da tragédia, daquele que hoje é cabo eleitoral dos nossos adversários, do Collor de Melo. Pois bem ele sublinhou algo fundamental. Nós temos que olhar o governo como uma entidade de todos, e não de um partido e não de um grupo de interesses. Foi assim com Itamar, foi assim com o Fernando Henrique, que presidiu com dignidade, não foi além de declarar o seu voto.
Hoje nós vemos o contrário. É o governo deixado de lado para se encarnar no partido, se encarnar numa candidatura. Nós precisamos ter no Brasil o governo da honestidade e da verdade.
Chega de escândalos!
Basta pegar a imprensa num fim de semana, fica até difícil recapitular, são três ou quatro por semana que tem aparecido.
Outro principio fundamental é o principio da democracia e da liberdade.
Este para nós é um valor muito fundamental. Hoje a democracia tem sido transgredida. A imprensa, intimidada, e a liberdade de imprensa é um dos fundamentos à democracia contemporânea.
Para nós, democracia não é um instrumento para chegar ao poder e depois solapá-la. Para nós democracia é uma maneira de viver. A democracia está entranhada no nosso comportamento. Nós não encaramos, na democracia, que temos os nossos adversários como inimigos a serem destruídos de qualquer maneira. Seja pela mentira, seja pela opressão da máquina, seja pela violência. Nós sempre tratamos nossos adversários como competidores e não como inimigos, e seguiremos assim.
Outro dia um governador eleito do PT, fazendo campanha para sua candidata disse: "Se o Serra for o presidente, nós seremos prejudicados". Ele é mentiroso, essencialmente mentiroso até porque sabe que nós governamos para todos.
Temos aqui os exemplos do Aécio e do Anastasia em Minas Gerais, o exemplo do Alckmin em São Paulo e o meu exemplo no ministério da saúde, na prefeitura ou no governo do estado. Governamos para todos e para todas.
Mandato significa servir ao povo e não se servir do povo. Por isso que o nosso outro valor fundamental é a solidariedade.
Eu estou na vida pública para servir ao meu povo, eu sou um servidor do nosso povo e todos aqueles que têm esta atitude; que tem esta postura; de solidariedade com os demais, são nossos aliados nessa batalha.
Outro valor é o da justiça. Todos são iguais perante a lei. Não há justiça separada, uma para os companheiros e o resto que fique com a justiça. Por último a justiça social a da igualdade, a da luta pelo povo, luta pelas pessoas necessitadas, luta pela justiça social, esses são os nossos valores.
E sabe o que preocupa os adversários? 
É que esses valores para nós são de verdade, são para valer.
Eu defendo a Petrobrás e defendi aqui no Rio quando era líder estudantil. Mas eu defendo a Petrobrás como uma empresa estatal, que deve servir ao povo brasileiro. E não como um cabide de emprego, como instrumento de negócio, como elemento de incoesão, de uma aliança espúria para governar o nosso país. Por isso tenho dito: eu vou estatizar as empresas estatais que não vão mais servir aos interesses privados de partidos, de grupos e grupos aliados.
E nos temos nesta semana que multiplicar o nosso voto. E vamos para a vitória no próximo domingo. Nós vamos caminhar para a vitoria de braços dados, cabeça erguida e coração leve para vitória do povo brasileiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-