Reinaldo Azevedo
Os nazistas estão nas ruas! Serra é agredido no Rio. O chefe da facção é o presidente da República
![]() |
Foto: Gabriel de Paiva/O Globo |
Quando aquele grupo de fascistas foi constranger os donos da gráfica Pana — que imprimia o material da Diocese de Guarulhos e que também havia trabalhado para petistas —, afirmei que as tropas de assalto dos nazistas estavam nas ruas; comparei a ação do grupo aos métodos da Sturmabteilung, a SA de Ernst Röhm, do tempo em que o nazismo não havia ainda se profissionalizado. Exagero? Eu apenas submeto a uma projeção aquilo que no petismo é ainda incipiente, imaginando, a partir de dados que eles próprios me fornecem , até onde podem chegar.
Hoje, um destacamento da Sturmabteilung (SA) agrediu o tucano José Serra. Agressão física mesmo! O candidato caminhava com partidários e aliados pelo calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, quando se deparou com um grupo de militantes petistas, organizado com a finalidade exclusiva de constranger os tucanos e lhes tirar o direito constitucional de ir e vir. O pessoal da SA tentou impedir a passagem da social-democracia. Houve enfrentamento. Uma bobina de papel atingiu a cabeça de Serra, que chegou a ficar um pouco zonzo e teve de ser atendido no hospital Sorocaba. Pedras foram lançadas contra o grupo, que era acompanhado por repórter que cobriam a caminhada.
Quem é o (i)rresponsável por isso? Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da República, cuja retórica de palanque simula uma guerra. Foi ele que, ao abandonar qualquer princípio de decoro a que sua condição obriga, ao renunciar à liturgia própria do cargo para se dedicar à campanha eleitoral mais rasteira, arrastou a disputa para o confronto de rua. Com uma diferença: só os seus brutamontes agridem.
Hoje, exercendo o seu papel predileto, o de vítima, Lula anunciou que a Polícia Federal está investigando ligações de telemarketing contra Dilma. Espero que a PF não esteja, também ela, a serviço do PT. Ou Lula não vai pedir que a polícia investigue os panfletos apócrifos contra Mônica Serra encontrados no QG petista?
Recorrendo à única metáfora em que consegue se expressar com alguma clareza teórica, afirmou: “O jogador que quer disputar um título mundial, ele não vai ficar rebolando dentro do campo. Ele vai jogar para marcar gol. Ele vai tirar a bola do adversário. Agora, isso tem de ser feito, mas o baixo nível que a campanha está tomando é uma coisa”. Não sei o que quer dizer direito, mas o certo é que esse jogo não supõe tentar quebrar a cabeça do adversário.
A retórica do presidente sempre foi e continua a ser a de um chefe de facção. E sua tropa de choque está nas ruas obedecendo, na prática, ao comando do chefe.
Reinaldo Azevedo
Dirigente do PT diz lamentar
O secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo, disse lamentar o incidente, mas afirmou que o partido não estimula a violência. "Eu lamento o incidente. Isso não é bom. Em momento algum o nosso partido incentiva esse tipo de ação. Agora, essa campanha instiga o ódio e isso não parte de nós. Infelizmente, foram eles que começaram essa campanha de ódio. Mas somos contra qualquer ato de violência e não aceitamos ações como essa".
O Sr. José Eduardo Cardozo, tem toda a razão: o que foi fazer esse candidato oponente em Campo Grande? O pessoal do PT estava tranquilo e foi provocado pelo pessoal da passeata de Serra... É isso mesmo! Tem que dar paulada! Só não pode confessar que está ganhando para isso... Tem que extirpar esse partido do ódio, que é o PSDB, claro!
Ainda bem que eu, serrista confesso, ou melhor, anti PT mesmo debaixo de água, estou morando noutro país... já pensou eu ser extirpado também!?...
Ah! Outra coisa: não adianta, Serra! Lembre-se da campanha de Eduardo Paes no Rio, do que foi feito contra Gabeira!!
Ainda bem que eu, serrista confesso, ou melhor, anti PT mesmo debaixo de água, estou morando noutro país... já pensou eu ser extirpado também!?...
Ah! Outra coisa: não adianta, Serra! Lembre-se da campanha de Eduardo Paes no Rio, do que foi feito contra Gabeira!!
Lembram da agressão ao governador Mário Covas?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=vUh3fMrYv_8