terça-feira, 15 de outubro de 2013

Respeito ao idoso e direitos dos aposentados

Valter Almeida

Aconteceu comigo, senti na pele o que milhões de brasileiros sentem

Eu pergunto, para que serve o ESTATUTO DO IDOSO?
Para mim não serve nem para substituir o papel higiênico, na falta do mesmo. O que aconteceu comigo no dia 28 de agosto deste ano de 2013 foi o seguinte:

Pela manhã eu me encontrava no ônibus indo para uma consulta com a cardiologista, no caminho eu senti arritmia cardíaca que em poucos minutos foi se agravando, sentindo tonturas e prestes a desmaiar, eu solicitei ao motorista que parasse numa UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS) que fica localizada no trajeto do veículo, ele parou e ao chegar à recepção, expliquei a minha situação.

Resumindo a história, nenhum médico quis me atender e por pouco não me agrediram, reagi de maneira enérgica e disse que eu tinha 65 anos de idade, era hipertenso e portador de arritmia cardíaca ao ponto de já ter sido hospitalizado direto na UTI com 200 batimentos cardíacos por minuto e um pressão arterial de 22 X 19 e que eles verificassem a minha situação, não teve argumentos, disseram que não tinha cardiologista e que eu procurasse outra unidade de saúde, eu disse que tinha direitos como cidadão e como idoso por que O ESTATUTO DO IDOSO assegurava esta condição, foi aí que o médico, que por sinal tinha idade de ser meu neto, mandou que eu me calasse e que fosse reclamar a quem eu quisesse porque ele não iria me atender, vendo a situação piorar mais ainda, já que a humilhação, a decepção e a revolta foi tão grande que por pouco eu não desmaiei, creio que isto não aconteceu porque Deus não permitiu, tentei então algumas pessoas para me acompanhar como testemunha até uma delegacia, pagando até o táxi, não consegui nenhuma solidariedade.

Desesperado, saí daquele matadouro, fiz uma prece a Deus e consegui atravessar uma das avenidas mais movimentadas e perigosas daqui do Recife para pegar um táxi, atravessei quase desmaiando e quando cheguei do outro lado, parou um táxi e o motorista notou que eu não estava bem e perguntou se queria que ele me levasse a um hospital, pensei em aceitar a proposta, entretanto temi que se fosse para um hospital público poderia passar pela mesma humilhação e apesar de estar com o pagamento em dia com meu plano de saúde, também não poderia ir a nenhum hospital particular, porque o mesmo tinha descredenciado os hospitais pelo motivo de se encontrar praticamente falido. Diante de tudo isto eu resolvi ir para o consultório da cardiologista e lá a crise passou.

Fiz os exames e no coração estar tudo normal. O diagnóstico continua o mesmo, hipertensão e arritmia que não é maligna e que tem como causa uma depressão, por isto voltei a tomar remédio controlado. Conseguir ficar livre desta situação, segundo o psiquiatra e a cardiologista, depende da solução dos problemas que me levou a este estado. No momento estou tomando remédios e sendo monitorado mensalmente por estes profissionais. O problema que está causando tudo isto comigo não é desconhecido nem também é o primeiro, uma das cardiologistas que me atendeu numa das crises que tive, disse que o seu pai está do mesmo jeito e a causa é devido à sua situação de aposentado que tinha o seu benefício equivalente a dez salários mínimos e hoje se encontra com pouco mais de quatro salários mínimos.

Senti na pele, meus amigos, o que milhões de brasileiros sentem todos os dias, e muitos chegam a ter as suas vidas ceifadas sem mesmo serem atendidos. Esta é a realidade de um País governado por corruptos e bandidos que como um vírus está contaminando a todos nós. O nosso sofrimento está presente no nosso cotidiano, não somos respeitados em lugar nenhum, nas filas esperamos até horas para sermos atendidos, os atendimentos médicos pelo SUS não necessitam nem de comentários, basta assistir aos noticiários da televisão e da mídia em geral, os programas de distribuição de remédios não cobrem nem a metade do que o idoso necessita, e para agravar mais ainda a situação, é uma constante a falta dos mesmos, os planos de saúde não querem mais aceitar pessoas com mais de 59 anos de idade e quando, por acaso, um idoso consegue um contrato o valor cobrado é muitas vezes o triplo do que deveria ser e ainda ao longo do uso os credenciamentos dos serviços contratados não são cumpridos, caracterizando assim um crime já que trata-se de quebra de contrato e consequentemente uma desobediência à lei.

Reclamar não adianta porque a ANS nada resolve, eu mesmo já reclamei inúmeras vezes e de nada adiantou. Afinal de contas o que funciona neste País? Gostaria de saber.

Segurança nós não temos, educação é uma das piores do mundo, OS ESTATUTOS DO IDOSO E DA JUVENTUDE, no papel é uma maravilha, mas na prática não têm efeito nenhum, o desrespeito é tão grande que ninguém nem se preocupa em conhecer, podem fazer uma pesquisa e verificar quantas pessoas sabem que existem estes ESTATUTOS.

Com a CONSTITUIÇÃO é a mesma coisa, agora pergunta do bolsa família, aí sim, nós vamos saber como o nosso povo é culto, pergunta o que são empréstimos consignados, não vão entender nada, mas aprovam e acham maravilhoso e com isto muita gente está lascada em dívidas porque é um absurdo estas propagandas que vemos até em horário nobre na televisão a respeito de ofertas de empréstimos. Na minha opinião, estes comerciais são uma afronta e, porque não dizer, são um crime contra a economia da população, porque oferecem dinheiro a pessoas já endividadas com outros empréstimos que não conseguiram pagar acarretando um desequilíbrio irrecuperável ao já reduzido salário ou beneficio do trabalhador e do aposentado, que são as maiores vítimas destes banqueiros sanguessugas com o aval deste governo.

O caso é mais sério ainda porque estes empréstimos são oferecidos por telefone e não necessitam nem de documentação basta apenas um simples sim para que você tenha o dinheiro na sua conta porque os seus dados eles já têm todos em suas mãos como, por exemplo: CPF, IDENTIDADE, CONTA CORRENTE, SEU NOME COMPLETO, E ATÉ O NÚMERO DO BENEFÍCIO DA SUA APOSENTADORIA, evidenciando um crime de quebra de sigilo bancário e previdenciário e que infelizmente ficam impunes, eu mesmo tenho recebido várias ofertas por telefone destes empréstimos e tenho questionado como eles conseguem os meus dados e a resposta é sempre a mesma, ”o senhor, através de informações pesquisadas, foi considerado uma pessoa idônea e por isto nós estamos abrindo uma linha de crédito especial em seu nome”, esta é a isca jogada para fisgar e lapidar o nosso patrimônio. Sair desta situação é uma pergunta que eu tenho feito a mim mesmo, não encontro a resposta, o nosso Brasil está corrompido, a maioria da população por falta de cultura e de ideais políticos, continua submissa aos desmandos deste governo especializado em promover falsas políticas sociais, as nossas instituições representadas pelos poderes executivo, legislativo e judiciário perderam a credibilidade e a confiança de zelar pela nossa soberania e democracia, a economia patina sem rumo e à mercê da falta de crescimento do nosso PIB e da volta da nossa terrível e maior inimiga chamada INFLAÇÃO.

Esperança em dias melhores, talvez ainda exista, porque faz parte da índole dos homens de bem que nutrem este sentimento como força para lutar em defesa da sua Pátria. A batalha será árdua e não sabemos ao certo quando vai terminar, entretanto, o mais importante é começar o mais depressa possível, mesmo porque a tropa de choque do governo lá do Congresso Nacional acaba de sepultar mais um projeto que beneficiaria os aposentados o qual determinava o direito justo da desaposentação.

A composição atual desta Instituição chamada de Congresso Nacional prova a sua submissão ao Governo Federal e sacramenta o seu repúdio e discriminação contra os velhos aposentados. Com raras exceções, não temos representatividade de Senadores nem Deputados, por isto não temos nenhuma obrigação nem dever de respeitá-los, para os idosos e aposentados eles não passam de cretinos demagogos que não honram os seus compromissos de legisladores desempenhando os seus papeisde trabalhar em prol do bem-estar do povo e, em especial, para os velhos aposentados.

Estes imorais sem vergonhas, no dia primeiro de outubro, convidaram os idosos para serem homenageados pelo DIA DO IDOSO e também comemorar o aniversário de dez anos da criação do ESTATUTO DO IDOSO e depois de uma semana, repito, com raras exceções, estes carrascos mais uma vez, sem dó nem piedade apunhalam os velhos aposentados com mais este golpe covarde. A desculpa da não aprovação do projeto da desaposentação é a mesma de sempre: “O projeto não pode passar porque com as despesas a previdência ficaria comprometida”. Esta putaria nós já estamos cansados de ouvir há quase vinte anos e para nos sacanear mais ainda, esta maldita desculpa foi escrita e dita pelo relator desta matéria que nada mais é do que o filho de um deputado condenado por corrupção.

Deputado maldito seria então a oportunidade para te fazer a seguinte pergunta: Será que mais de 60 bilhões de reais roubados pela corrupção anualmente, não compromete em nada a economia do Brasil? Responda, Deputado Zeca Dirceu.

Segundo informações comprovadas dos próprios parlamentares e das diversas divulgações feitas através da mídia, nestes últimos anos esta sangria corrupta dos cofres públicos, inclusive da previdência social, já ultrapassa a casa de UM TRILHÃO DE REAIS, dinheiro retirado de todos os brasileiros e que não são recuperados, em contrapartida nós sabemos que se devolverem os direitos dos aposentados a nossa previdência não vai falir e o País não vai ser prejudicado em nada, ao contrário, haverá aquecimento da economia por conta do consumo já que são milhões de aposentados que não irão enterrar o dinheiro mas sim consumir, aumentando assim a circulação do dinheiro que volta para os cofres públicos em forma de impostos contribuindo para o crescimento da receita da união, inclusive da previdência. Esta é uma lógica correta, você não precisa ser formado em economia para saber que isto é verdade, entretanto, os intelectuais economistas do governo, e seus ministros, quando se referem aos benefícios dos aposentados, o que nós escutamos é a mesma sacanagem de sempre. Dinheiro para o aposentado só trás despesas para o governo. Estes miseráveis são tão cínicos e cretinos que muitas vezes caem do cavalo com suas próprias armadilhas, provando as suas contradições e incompetências não só nas suas administrações, como também através de suas declarações. Como exemplo disto que eu afirmei, leia a entrevista dada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Senhora Tereza Campello no dia 21 de maio deste ano de 2013, no programa “Bom Dia, Ministro” acontecido depois dos boatos ocorridos em maio deste ano a respeito do fim do bolsa família, a ministra rebatendo as críticas feitas a este programa social afirmou que 70% dos beneficiários adultos são pobres e trabalham e até mesmo, alguns têm sua terrinha, mas não conseguem o suficiente para o seu sustento por isto recebem este beneficio.

Tudo bem, Ministra, aplausos para a Senhora, eu concordo, o governo, conforme o que estabelece a nossa Constituição tem obrigação de preservar o poder aquisitivo do cidadão para que ele tenha condições dignas de sobrevivência. O que eu gostaria de saber da Senhora Ministra é o seguinte: Por que com os aposentados não se aplica este mesmo raciocínio? Não quero dizer que os aposentados também recebam o bolsa família, mesmo porque isto não seria a solução dos nossos problemas e nós nunca pedimos nada, só queremos os nossos benefícios de acordo com o que pagamos para receber, o que eu quero dizer é que, se o governo distribui dinheiro para completar o poder aquisitivo dos necessitados, porque então com os aposentados foi ao contrário?

Diminuíram vergonhosamente o seu poder aquisitivo rebaixando ele de uma classe média de estabilidade legitimamente conquistado com o suor do seu trabalho durante 35 anos pagando para receber 5, 10, 15 e até 20 salários mínimos para uma classe social miserável de apenas um1 salário mínimo.

Vejam a contradição da declaração da ministra que é a mesma opinião de todos aqueles que fazem parte do governo, comparando o raciocínio aplicado para os beneficiários do bolsa família para a situação dos aposentados.

O bolsa família é para completar renda e tirar pessoas da miséria e promover a ascensão de classe social e com os aposentados é diminuir a sua renda e rebaixar ele a classe dos miseráveis, embora tenha parlamentar tão safado e cretino que não considera que um trabalhador que pagou durante 35 anos para receber uma aposentadoria em torno de 20 salário mínimos e ficar recebendo apenas 1 mínimo esteja na miséria.

No outro ponto da entrevista da ministra Tereza Campello, ela mais uma vez rebateu as críticas feitas ao bolsa família referente as opiniões de que este programa seria assistencialista e eleitoreiro e disse o seguinte: “Esse é um dinheiro que circula e fortalece a economia de cada uma das unidades da Federação, dinamizando o comércio e a indústria. Se o programa beneficia as famílias carentes diretamente, ajuda a aquecer toda a economia”.

Parabéns, ministra, raciocínio correto, concordo mais uma vez com o seu ponto de vista, só gostaria que a Senhora me explicasse porque com os aposentados o governo não tem o mesmo critério de raciocínio. Será que o dinheiro dos aposentados é maldito? Será que o dinheiro dos aposentados não iria circular e fortalecer a economia? Vejam como este governo e seus ministros não têm nem capacidade de argumentar de maneira coerente a respeito da situação dos aposentados. É claro que se devolverem os direitos dos aposentados haverá aquecimento da indústria, do comércio e toda a economia seria beneficiada inclusive a arrecadação dos impostos e a receita da previdência. Portanto, não resta dúvida da falta de compromisso deste governo para com os aposentados.

Se os massacres dos velhos aposentados e dos trabalhadores vaicontinuar é uma questão de ponto de vista, cada aposentado e trabalhador do Brasil, pelo menos, tem o dever de analisar e refletir a respeito deste assunto, ficar parado e sem fazer nada é a mesma coisa de desistir da vida, não estou exagerando, é sério, os fatos acontecidos aqui no Brasil tem demonstrado que a situação dos aposentados do RGPS chegou ao um limite insuportável de discriminação, desprezo, abandono e malvadeza praticados contra o ser humano. Solução é o que todos nós temos que achar, possível é, afinal de contas, o número de aposentados e trabalhadores da ativa que serão os aposentados do futuro e que pertencem à previdência social que estão nesta situação, com certeza têm condições suficientes de evitar este genocídio. Este ano praticamente já terminou e, mais uma vez, os aposentados não saíram do seu calvário, a sua via crucis continua, cabe, portanto, pensarmos desde já o que iremos fazer em 2014, mas, lembre-se, que a decisão de uma atitude é da responsabilidade de cada um, agora, a conseqüência desta atitude é problema de todos. Então escolham o que vocês querem fazer.
Título e Texto: Valter Almeida, 14-10-2013

6 comentários:

  1. Boa noite Walter:
    Concordo inteiramente com você pois padeço do mesmo mal, trabalhei 10 anos após aposentada, sempre pagando o INSS pelo teto e quando fui mandada embora após 35 anos na
    mesma empresa, nem salário desemprego pude receber por ser aposentada.
    Será que não podemos pedir socorro para ninguém??????????????
    Maria Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto Maria Lucia, infelizmente esta é a situação de um País que é governado através de administrações que não respeita direitos do cidadão. Pedir socorro é uma forma de reclamar, mas o que temos que fazer é acompanhar de perto os políticos que estão governando e com isto fazermos a escolha correta na hora do voto. Abraços: Valter Almeida

      Excluir
  2. Alguém sabe dizer se Portugal comete a sacanagem de reter em Lisboa 25% das aposentadorias que esteja a pagar a residentes no Brasil ????
    É que, no Brasil, estão a reter esse BRUTAL "IR no exterior", sobre os benefícios transferidos para residentes em Portugal...
    Já os "sortudos" que residem em Espanha estão a salvo de tal ESBULHO...

    ResponderExcluir
  3. Ora... Pois! Pois!
    É que todo o mundo está farto de perguntar isso ao governo portuga...
    Mas... Não há meio de responder.
    Será que não sabe !?
    Pois! Pois! - Se o governo de Portugal exercer aquela sacanagem sobre os residentes no Brasil, o que se espera que o governo do Brasil faça, em relação aos residentes em Portugal ?
    Pode tratar-se de "conluio", interessando a "ambas as partes" !
    Portanto, "segredos de estados"...
    Continuemos averiguando.

    ResponderExcluir
  4. Vou repetir, em linguagem mais direta:
    O Brasil, o Governo, ou a Puta que Pariú, me desconta, no BRASIL, 25% do meu benefício mensal. E esse benefício, SURRUPIADO em 25% é, então, encaminhado para o "INSS" de Portugal.
    Mas esse ROUBO dos 25% só incide, acontece, em cima dos aposentados pelo INSS (brasileiros e extraterrestres) que moram no Exterior!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-