sábado, 9 de novembro de 2013

PQP! Mais uma truta do governo dos trabalhadores do "Brasil para todos" nas bundas dos aposentados pelo INSS que moram no Exterior!


Estava eu me distraindo no blogue quando recebo uma mensagem in-box no FB, do ex-comissário, Vitor Dias, atualmente residindo em Paris, sobre uma petição:
 
CESSAÇÃO E REEMBOLSO DE 25% DAS APOSENTADORIAS DE BRASILEIROS RESIDENTES NO EXTERIOR!
A petição está no site da Avaaz, lamentavelmente – já explico.
Então, fui ao site, li a petição, não entendi… mas, uma lampadinha acendeu neste véio cérebro e fui ao site do Ministério da Previdência conferir o extrato do próximo pagamento e estava lá:


Fiquei passado! Que porra é (mais) essa desse governo de bandidos?
Então, eu, brasileiro, aposentado pelo Instituto Nacional de Segurança Social, por morar no Exterior, sofro um desconto de 25%!?!

Antes de continuar, devo dizer duas coisas:
1ª) Havia notado uma diminuição no valor que chegava aqui, mas, bestamente, atribuí à desvalorização do Real em face ao Euro;
2ª) Por princípio filosófico (e político – tenho a mania da cidadania), não sou de sair por aí vociferando contra impostos. Exerço a minha oposição política de uma forma ampla e não pontual, muito menos individual.

Voltando:
Então, entendidos os dois pontos acima esclarecidos, eu e outros tantos na mesma situação, não estamos sendo descontados, estamos sendo roubados porque… moramos no Exterior!
Ora, vão se phoder!

Sobre a petição no Avaaz: é o pior site para petições. Explico: não permite comentários adicionais, não disponibiliza o contato fundamental com o criador da petição. Outros sites, como o “petição online”, permite comentários e disponibiliza a opção de contatar o criador do documento.

Ora, neste caso, mais do que uma lista de assinaturas precisamos de nos manifestar e protestar por esse mundo afora.
Por experiência, recomendo o aplicativo “Causes”, do Facebook, pois permite updates e comunicados direcionados a TODOS os participantes. A única desvantagem é que o envoltório é em inglês. Mas nada grave.

Já tentei entrar em contato com a criadora da petição no Avaaz (que mora em Portugal). Vou aguardar um pouco. 
Porque a minha intenção é recriar essa petição no Facebook, pelas razões que citei.

5 comentários:

  1. Olá! Eu sou a Lúcia, a criadora da petição em questão! :)
    entre em contacto cmg pelo face: https://www.facebook.com/#!/lucia.leitao.52
    Assim podemos falar melhor :)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Por favor participe desta "Causa":
    Não à Discriminação contra Aposentados residentes no Exterior!
    Convide seus familiares, amigos, colegas…
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. O roubo de 25% das aposentadorias dos residentes no Exterior foi legalizado!

    “Portanto, algumas ações judiciais foram iniciadas para interromperem a cobrança desse valor, que era cobrado de maneira inconstitucional (ilegal). Algumas dessas ações tiveram sucesso e a cobrança foi, de fato, interrompida, o que comprova que não existe legalidade na cobrança. A tendência era de que o texto fosse corrigido, excluindo o desconto dos aposentados em outros países, pois não existe nenhum motivo lógico para tal, uma vez que esse valor não provém de nenhuma atividade que esteja sendo exercida.

    Infelizmente, o que aconteceu foi o contrário. Ao invés da lei ser alterada para interromper a cobrança e encerrar os processos, estes mesmos processos serão encerrados pelo motivo adverso: a Lei 13315/2017, sancionada pelo Presidente Temer, altera a lei e legaliza a retenção dos 25%, com o trecho que passou a determinar:

    Art. 7º Os rendimentos do trabalho, com ou sem vínculo empregatício, de aposentadoria, de pensão e os da prestação de serviços, pagos, creditados, entregues, empregados ou remetidos a residentes ou domiciliados no exterior, sujeitam-se à incidência do imposto de renda na fonte à alíquota de 25% (vinte e cinco por cento).

    Com isso, torna-se legal o que antes não era e a cobrança da taxa passa a ser constitucional. Porém, há como tentar recuperar os valores retidos.

    Leia mais aqui:
    O roubo de 25% das aposentadorias dos residentes no Exterior foi legalizado!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-