domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ministro Joaquim Barbosa: ex-trabalhadores da Varig não aguentam mais a travessia!

Não aguentam mais a travessia do deserto… do deserto da insensibilidade governamental e de outros poderes, como o Judiciário.
O Poder Executivo já poderia ter dado fim a esta travessia, mas não quer! E, perdoem-me os otimistas, não quererá nunca! Basta lembrar toda a chicana em torno da decisão do juiz da 14ª Vara Federal, Jamil Oliveira, em julho de 2012.
Deste governo não virá nada. Nem a pau, Juvenal! 7 anos! 7 anos foi o tempo que este governo, do PT, teve para resolver a saga dos ex-trabalhadores da Varig e aposentados Aerus, mas não quis, e jamais quererá! Faz parte da genética desse pessoal enrolar, disfarçar, prometer… e quando confrontados, por poucos, culpam o governo federal (que é do mesmo partido) ou se genuflectem teatralmente.
“Representantes” dos espoliados apressam-se em homenagear, mais do que depressa, o genuflector, cantando-lhe “Parabéns pra você” e/ou fazendo romaria (pra não escrever outra coisa) quando ele foi “homenageado” na ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e ganhou uma medalha.
É no poder judiciário que ainda deposito uma réstia de esperança. É esse poder que tem em suas mãos ações CRUCIAIS para a sobrevivência (ou extinção) dos ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do Aerus.
Uma das ações é uma que a antiga Varig interpôs contra o Governo Federal em 1993, há 20 anos!! Como outras empresas já haviam feito, a Varig entrou com uma ação contra a União por perdas durante os planos econômicos, perdas resultantes do congelamento imposto aos preços das passagens. Em 1997 a Transbrasil ganhou e levou.
Em 2004 o Superior Tribunal de Justiça julgou procedente o pedido da VARIG - 2 anos antes de ser decretada a sua falência. Mas inúmeras vezes a União entrou com recursos visando impedir o pagamento da indenização, culminando com o Recurso Extraordinário RE-571969, protocolado pelo Ministério Público Federal e Advocacia-Geral da União em 22 de novembro de 2007, durante o governo Lula. A Ação de Defasagem Tarifária foi dada como garantia real da dívida da Varig para com os planos I e II do AERUS.   
Em 22 de junho de 2009, a própria Varig, o Aerus e não sei mais quem, solicitaram a suspensão do processo para tentar uma negociação de acordo.
Estamos em fevereiro de 2013, entendeu?
Por isso e mais alguma coisa assinei com entusiasmo a petição “Ministro Joaquim Barbosa: Ex-trabalhadores da Varig dependem do julgamento do RE 571969!”. A petição é curta e simples: pede urgência no julgamento definitivo desse Recurso. Pois que desse julgamento dependem os ex-trabalhadores da Varig, demitidos, que têm as suas poupanças do Aerus congeladas, e os aposentados e pensionistas desse Instituto que tiveram até 92% surripiados dos seus benefícios mensais.
Se a antiga Varig perder esse Recurso, paciência! O que não dá mais é prolongar a agonia até à morte de todos nós, não dá!! Ou “ganhamos” e então nos mobilizamos pela urgência da execução da sentença – teremos algo concreto para lutar – ou “perdemos” e vamos tratar da nossa vida, apontando baterias para outras ações ou atitudes.
É preferível o desapontamento à espera que dizima
Por favor, assine também!
Ministro Joaquim Barbosa: Ex-trabalhadores da Varig dependem do julgamento do RE 571969

Escadaria da ALERJ, 07-07-2009, foto: Paulo Resende

Relacionados:
Presidenta Dilma, AJUDE os ex-trabalhadoresda Varig!

2 comentários:

  1. Prezado Editor,

    Seu apelo para que assinem a "Petição" é lido nos quatro cantos do planeta.Quer me parecer que a maioria dos nossos Amigos Internautas, já não possuem o nobre "Sentimento de Solidariedade", por isso, reitero o pedido "Assinem a Petição".

    Cordialmente

    Nelson Schuler
    Aeroviário Aposentado, 75 anos - Brasileiro Indignado

    ResponderExcluir
  2. É uma falta de respeito a memoria do Rubens Berta?Erik de Carvalho, homens que levaram o nome da VARIG aos pincaro da gloria mundial,HOJE SÃO MERAS FIGURAS, que não são lembradas pelo povo brasileiro. Salve Berta,Salve Erik

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-