quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

[Release] Ex-trabalhadores da Varig organizam Petição

Divulgada na sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013, a Petição “Ministro Joaquim Barbosa: ex-trabalhadores da Varig dependem do julgamento do RE 571969” já chega a quase 2 000 assinaturas.
Em data oportuna a Petição será impressa e entregue/protocolada no gabinete do atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa.
A Petição é curta e clara: os signatários solicitam ao ministro Joaquim Barbosa urgência no julgamento do Recurso Extraordinário 571 969.
Os signatários estão cansados de tanta demora nas decisões, tanto judiciais como políticas, que poderiam aliviar-lhes o cansaço e restituir-lhes a alegria. Estão muito cansados de tanta demora que lhes corrói a alma e vampiriza a disposição.
Por isso solicitam urgência nesse julgamento. Se a antiga Varig ganhar, os participantes alinhar-se-ão aos ministros do STF na luta pela execução da sentença que eles sabem ser dura.
Se não, paciência!, é preferível o desapontamento à espera que dizima.” termina assim a petição. Eles querem lutar, não mais esperar, esperar… Se a Varig não ganhar eles partirão para outras ações e atitudes, quer coletiva quer individualmente. O que não querem, não aguentam mais, é ficar na espera de decisões, mesmo que desfavoráveis, direta ou indiretamente. Preferem que elas venham logo. Nada pior, nada mais corrosivo do que falsas esperanças. 

Entenda o RE 571 969:
Como outras empresas já haviam feito, a Varig entrou com uma ação contra a União por perdas durante os planos econômicos, perdas resultantes do congelamento imposto aos preços das passagens. Isso foi em 1993, há 20 anos! Em 1997 a Transbrasil ganhou e levou.
Em 2004 o Superior Tribunal de Justiça julgou procedente o pedido da VARIG - dois anos antes de ser decretada a sua falência. Mas inúmeras vezes a União entrou com recursos visando impedir o pagamento da indenização, culminando com o Recurso Extraordinário RE-571969, protocolado pelo Ministério Público Federal e Advocacia-Geral da União em 22 de novembro de 2007, durante o governo Lula. A Ação de Defasagem Tarifária foi dada como garantia real da dívida da Varig para com os planos I e II do AERUS.  
Em 22 de junho de 2009, a própria Varig e o Aerus solicitaram a suspensão do processo para tentar uma negociação de acordo. Estamos em 2013!
O senador Alvaro Dias apoia a iniciativa.


Passarela do SDU, 13-04-2009. Foto: Paulo Resende
Cinelândia, 17-05-2009
Rio de Janeiro, em frente à Alerj, 11-09-2009


Relacionados:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-