terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Evolução do PIB na zona do Euro

Francisco Vianna
 
O que o gráfico acima mostra? Mostra a variação percentual trimestral do PIB nos trimestres 3º e 4º de 2012, na Zona do Euro em seus seis maiores países membros.
Por que o gráfico é interessante? Porque o PIB acabou caindo ainda bem mais do que o esperado pelos analistas no 4º trimestre do ano passado, na maioria e principais países da Zona do Euro, antes da notícia vir a público em 14 de fevereiro último.
Assim sendo, tais dados já não são mais novidade. O que constitui novidade é o fato de que as quedas foram em geral piores do que as esperadas, mormente para Alemanha, França e Itália (onde seus PIBs caíram pelo sexto trimestre consecutivo) e, portanto, também para a União Europeia como um todo.
Embora os dados iniciais para janeiro mostrem alguma recuperação, principalmente na Alemanha, os números destacam a contínua fraqueza da procura que ocorre internamente no grupo de moeda única.
O “euro forte” está adicionando aos problemas um corte nas taxas de juros, para estimular o crédito e o consumo, o que provavelmente fará com que a moeda continue a enfraquecer frente ao dólar e o real, apesar da forte oposição a tal política monetária na Alemanha.
Título e Texto: Francisco Vianna, 19-02-2013
[Gráfico e dados fornecidos por Stein Brothers (Reino Unido), www.steinbrothers.co.uk]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-