quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A política ambientalista equivocada agrava a disseminação do lobo nos Alpes, no sudeste da França

Na França, o conto do lobo saiu da fantasia. Milagre ambientalista!
Com apenas uma diferença da estorinha infantil: o lobo mau aqui pode matar a vontade e ai do agricultor que defender o rebanho contra essa “espécie protegida” em “via de extinção”.
Após se multiplicarem à vontade nos Alpes protegidos pela legislação ambientalista, passaram a infestar as montanhas dos Vosges.

Cavalo morto em Haut-Diois. Em locais onde o lobo era desconhecido, como Lignol-le-Château, na região de Aube, foram já contabilizados 16 ataques em cinco meses, com perda de 51 animais.
Tendo adquirido confiança, as matilhas atacam nas planícies da região de Champagne, conforme informou RTL, a maior rádio do país.
Já não só devoram ovelhas e bezerros, mas também cavalos e até os cães pastores dos pecuaristas. Calcula-se em várias centenas o número dos lobos “ativos”. Ainda não há relatos de vidas humanas perdidas, mas as preocupações das famílias têm aumentado, principalmente com as crianças, que já não se aventuram como antes nos bosques da região sem a companhia de adultos armados.

A lei permite que “caçadores juramentados” abatam um ‘certo número’ de lobos. Mas, na hora do ataque, ninguém vai pedir ao lobo de aguardar o caçador autorizado.
Em 2012 foram registrados 800 ataques aos rebanhos na região dos Alpes-Marítimos, onde se perderam 2.417 cabeças de ovinos, um terço das perdas totais na França.
Diante da indignação dos agricultores e pastores, o governo liberalizou a caça dos lobos “mais agressivos”.

Nas caçadas de grandes animais (cervos, javalis) ficou autorizado abrir fogo contra lobos que aparecerem. Os agricultores da Champagne nunca lidaram com lobos: eles essencialmente plantam grãos e a criação de ovelhas é uma atividade marginal em encostas não aráveis e sem cercas.

Agora é comum encontrar na plantação ovelhas despedaçadas ou evisceradas, mortas ou agonizantes.
De início, os criadores de ovelhas não podiam acreditar que fosse obra de lobos, até que câmeras os flagraram atacando e devorando o gado, informou o diário francês “Le Monde”.

Situação atual da presença de lobos na França
Os prefeitos de La Haute-Marne e de Aube autorizaram tiros de defesa. Mas, a decisão sublevou os deputados “verdes” que, no Parlamento francês, estão aliados à maioria socialista.
A morte das ovelhas e o dano aos homens não interessa a esses autoproclamados ‘amantes da natureza’. Para eles, com certeza, o homem é que deveria morrer...
Título e Texto: Francisco Vianna, 18-12-2013

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-