domingo, 22 de dezembro de 2013

Receita culinária...

Valdemar Habitzreuter
Todos sabem o que é lula, não? É um molusco macio com braços e tentáculos, com aparência repugnante, do qual se faz iguarias culinárias. Estas iguarias, se não forem bem preparadas com ingredientes e condimentos apropriados, são intragáveis. Muitos se deliciam com lula. Há gosto para tudo.

Bom, há inúmeras receitas para se fazer uma iguaria com lula e deixarei a critério do leitor de melhor escolher uma receita na internet, segundo seu gosto pessoal. Se alguém tiver descoberto alguma receita que possa ser ingerida sem perigo de envenenamento, por favor divulgue-a. Talvez nossa colega Petra Elizabeth nos dê uma ajuda, já que é uma expert no assunto de receitas culinárias. Mas, o quanto eu saiba, ela não é apreciadora de lula.

Eu pessoalmente não gosto de lula, mesmo se alguém me garantir que os ingredientes da iguaria sobrepujam à insipidez da lula. Para mim é intragável um prato que contém lula, mesmo que alguém diga que a iguaria é deliciosa. Só em pensar em lula me dá asco. Isso não acontece com vocês? Não há alguma iguaria que vocês detestam, embora seja preparada por renomados gourmets? Muitos já me disseram que têm repugnância à carne de tucano. Mas, convenhamos: não se pode abater um símbolo nacional para propósitos vis: destruir uma riqueza de nossa fauna. É um crime.

Com lula é diferente. Não configura nenhum crime amealhar lulas e mais lulas para servir de repasto a milhares de pessoas. E é o que acontece neste nosso imenso Brasil onde lula tornou-se, atualmente, iguaria nacional. As pessoas saciam-se com lula, sem ao menos passar-lhes pela cabeça que é um molusco asqueroso, cheio de artimanhas para sobreviver em seu habitat.

Quando esta onda lulista passar, talvez o povo brasileiro passe a se alimentar melhor. Mas é preciso ter um paladar mais apurado para que isto aconteça. O brasileiro, por ora, está na contramão da boa alimentação, falta-lhe uma apetência mais refinada que lhe garanta uma saúde mais sustentável.

Mas, infelizmente, lula ainda vai reinar por alguns anos como prato principal de nossa pobre gente. Assim é. Eu procuro escolher outros repastos. Aliás, em outubro do ano que vem haverá um grande congresso nacional de iguarias que serão propostas como prato nacional. Vamos escolher novamente lula?
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 22-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-