segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Estivemos em Copacabana

Dayse Mattos
Mais uma vez o grupo se reúne na rua. Desta vez foi em Copacabana, no posto 6. Uma praça simpática, arborizada, fresquinha com brisa do mar. Lá estavamos: ex-trabalhadores, aposentados e pensionistas Varig, revivendo as várias vezes que estivemos nessa mesma praça com desejo que fosse a última vez.


Uma chamada espontânea, de um movimento sem endereço, sem CNPJ, que mostra há anos o tamanho das diferenças, dos interesses, da desmobilização, da demora na solução do caso Varig - para demitidos, Varig/Transbrasil/Aerus para todos.


Março, último mês de pagamento para os aposentados do plano 1. Logo o interventor vai aparecer com uma cartola e com a varinha de condão do governo distribuindo mais alguma migalha. Para os demitidos a varinha não mostra nenhuma solução prática e real. Aos demitidos com seu "montante virtual" doado anos a fio, enquanto na ativa, resta a espera de que lhes sobrem algumas migalhas. Nos bastidores, aliados e poucos interessados continuam se movimentando. 

Mov!, enaltecer os poucos, que espontaneamente se mostram, parabeniza-os à soma da meia dúzia costumeira de gatos-pingados, como gostamos de ressaltar sempre que alguém nos diz: pouca gente, nao vai adiantar nada. ORA, ORA, ORA e desde quando alguém conseguiu reunir mais de MIL aposentados?

"Rolezinho bom tem que ser em Brasilia", com mil ou mais pessoas! Afirmam. Um desejo semelhante à expectativa de justiça que esperam os demitidos no Aerus. SERÁ QUE VÊM? Poderiam botar máquina institucional pra funcionar com afinco, principalmente agora que estamos às vesperas de eleições. Mas...

Uma sugestão foi dada pelo colega Álvaro/Varig: que fizéssemos mais um encontro na praia de Copacabana, à altura do posto 5, em frente ao quiosque da Globo, na Miguel Lemos. Normalmente eles promovem e gravam matérias no local. Se tivermos expressão e disposição podemos ser a bola da vez na Globo. 


Algumas outras sugestões foram dadas, como um "isoporzinho" na porta do AERUS… Bem o fato é que em reunião, conversa, ideias nunca faltam e podem ser realizadas se houver disposição e participação.

Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Artigo 1
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Título, Imagens e Texto: Dayse Mattos, 10-02-2014




Relacionados:

7 comentários:

  1. To passando fome, perdi apartamento e carro, não tenho como pagar as contas, estou endividado, volte Varig, AERUS, quero meu pagamento integral, resolvam logo esssa parada antes que seja tarde de mais e eu chegue no fim, pois já estou no fundo do poço!

    ResponderExcluir
  2. Dayse, é evidente, é óbvio ululante, que quando o MovJÁ!, ou qualquer outro movimento, organização, coletivo, convoca para um ato, espera que a ele compareçam milhões de pessoas. Esperam e desejam a presença de milhares de pessoas atingidas, concernidas e solidárias ao protesto em causa. Mas se as pessoas não querem participar, preferem criticar quem, bem intencionado, vai para as ruas tremular o CASO, a INJUSTIÇA, o FURTO… fazer o quê?...
    Se as pessoas preferem ‘debater’ a cor do ônibus, antes mesmo da ÚNICA questão a debater e decidir: se devemos comprá-lo ou não…
    Se as pessoas ao idealismo e à espontaneidade preferem o patrocínio e a tutela de central sindical, mero departamento de partido político, fazer o quê?...
    Obrigado a você e aos outros teimosos gatos-pingados que me representam, de fato!
    Se um dia eu tiver o MEU problema resolvido, saberei muito bem a quem dedicar a minha gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, outra coisa:
      Estou convencido que o êxito midiático da penúltima manifestação, a do "rolezinho", se deveu em grande parte, justamente, ao termo "rolezinho".

      Excluir
  3. O nosso grupo deve estar muito bem obrigado. Não comparece porque está muito bem em casa recebendo seus grandes benefícios. É revoltante saber que somente 17 pessoas compareceram nesta última manifestação. Eu não pude ir, porque ainda me recupero da recente operação. Se um grande amigo meu e também aposentado Varig pudesse ter ido de carro eu estaria junto com vcs, mas ele infelizmente desta vez não pode se deslocar. Ele é que me levou na Manifestação do dia 24 de janeiro no centro da cidade. Eu fui e voltei com ele de carro. Sinto muito Jim o número pequeno de abnegados lutadores pela causa AERUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Paulo, você sabe o que penso: para mim podem ser só dois manifestantes. Meu olhar e meu agradecimento será para eles! Muito mais agora que não posso ser um dos dois!
      Se as pessoas não querem participar é uma questão que lhes diz respeito.
      (Obviamente que não me refiro às impossibilidades por saúde e outras plenamente justificadas).
      Portanto, aproveito a ocasião para lhe agradecer toda a sua dedicação à Causa dos ex-trabalhadores da Varig.
      Abração./-

      Excluir
  4. QUANDO O MACACO NÃO CONSEGUE PEGAR A BANANA,DIZ:ELA ESTÁ RUIN...TEMPERO DE COMIDA É FOME...VC TEM GRANA A RECEBER VÁ PARTICIPAR DOS ENCONTROS,ESTAMOS ENTRANDO NA TERCEIRA IDADE,NÃO TEM ESPAÇO PARA (SE).EM COPACABANA 17 PESSOAS(10.000)É DE CHORAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-me discordar: pois eu acho ótimo, quero dizer, o meu apoio, valorização e agradecimento vai tudo para os que estiveram no Posto 6! Ainda bem que AINDA tem gente que vai para a rua mostrar e lembrar o MEU problema! Só posso agradecer!!

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-