sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A revista Veja e o Beaujolais Nouveau

José Manuel
O Beaujolais mais conhecido é o Beaujolais Nouveau, um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita. A chegada do Beaujolais Nouveau é celebrada pelos franceses, que recebem o vinho simultaneamente sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro. Sua chegada é anunciada com a célebre frase: Le Beaujolais Nouveau est arrivé!!! 


A chegada do famoso vinho Beaujolais a cada ano é uma verdadeira festa na França, terra de bons vinhos, apesar de que ele não é um dos melhores produzidos naquele país, porém, a sua fama vem da sua leveza, da sua adaptação aos inúmeros pratos da culinária francesa e por ser um vinho frutado.

Nouveau é um dos quatro tipos Beaujolais e é considerado o vinho das quatro estações, enfim, agrada a todos os paladares e a sua chegada é cercada com pompa e circunstância.
Le Beaujolais Nouveau est arrivé!!!  

Bom, como dizia, isso é na França onde a culinária é levada muito a sério, os pães, brioches e assemelhados são uma delícia, os queijos são divinos, os vinhos mais ainda e, voilá!, Paris é eternamente Paris.

Lá também pintam uns escandalozinhos de vez em quando, mais, jamais, jamais comme ici au Brésil.

Como nós do trópico de Capricórnio e abaixo do Equador, terra quente por natureza, temos bons vinhos sem dúvida, a nossa culinária é um sincretismo cultural, com tendências afro-europeias por força de vários tipos de colonização, não deixando de ser boa, porém não tão requintada ao nível francês, mas o melhor pior dependendo do ponto de vista, é uma enorme e excelente corrupção endêmica nos quatro pontos cardeais.

O Beaujolais é aguardado ansiosamente uma vez por ano  e no mês de novembro.

A nossa corrupção é por impulsos e a cada novo dia temos novidades de azedar qualquer vinho.

Hoje, sexta-feira, 12 de dezembro, por exemplo, ficamos sabendo que os nossos brilhantes atletas do Vôlei, segundo esporte nacional e medalhado, levaram um cano dos cartolas da CVB no valor de R
$2,8 milhões. É um escândalo por dia e a bolsa de apostas fatura alto com os próximos.

Os passados, já estamos nos acostumando, mas a sensação mais aguardada por aqui não é anual, mas sim semanal e é quando a nossa revista mais correta em jornalismo investigativo chega às bancas no sábado, contando como os milhões, bilhões, decolaram rumo ao infinito.

A sua capa então é sempre ansiosamente aguardada pela turma da elite branca como dizem por aqui certas correntes pouco ortodoxas.
La Veja est arrivée!

E assim vamos vivendo, un jour après l'autre, pois quem não tem cuisine, vin, fromage et baguette, caça com revue spécialisée en corruption.
Título e Texto: José Manuel, avec les  yeux ouverts, 12-12-2014


Relacionado: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-