sábado, 9 de maio de 2015

Dificuldades filosóficas...

Valdemar Habitzreuter
A maioria de nós se questionou a respeito da existência ou não de Deus, sem querer se orientar pelas Sagradas Escrituras que conteriam a revelação de que Deus existe e que isto bastaria; segundo os escritos sagrados, requer-se apenas que se acredite nesta revelação através de um ato de fé. Mas muitos não se contentam apenas com isso, querem uma comprovação racional...

Muitos filósofos se ocuparam deste tema e não chegaram a um resultado satisfatório e conclusivo. Descartes, por exemplo, não só colocou em dúvida a existência de Deus como também tudo o mais que existe. Perguntava-se ele: quem me garante que tudo isto que vejo e sinto como coisas concretas não seja apenas uma grande ilusão? Como posso acreditar nos meus sentidos e intelecto? Não estaria eu sendo iludido por um gênio maligno que fizesse com que eu acreditasse que algo existe? Mas... espera aí, pensou ele; se estou pensando é porque eu existo, disso não preciso ter dúvida: “eu penso, logo existo”. Mas, prosseguiu ele: se eu existo, as coisas ao meu redor também existem? Matutava constantemente (todos os dias deitado na cama até quase meio-dia) a respeito e chegou à seguinte conclusão: se eu penso, isto não é por acaso; alguém é o autor do meu pensamento, porque eu por mim mesmo não teria esta faculdade de pensar. Descartes, então, concluiu que este alguém só pode ser Deus. E já que este Deus é o autor de eu poder pensar que eu existo, posso concluir também que as coisas ao meu redor também existem e são da autoria do mesmo Deus; e este Deus não poderia nunca ser um gênio maligno, pois o ato da criação é um ato de amor; o maligno não é capaz de um gesto de amor e, consequentemente, não poderia ser criador de algo, destruidor e mentiroso sim. Está aí como Descartes chegou a conceber a existência de Deus. Simplesmente postulou sua existência para provar a existência do mundo físico. Mas, um argumento probatório da existência de Deus ele não nos legou. Descartes, talvez, postulou este Deus para não se rebelar contra a Igreja da época que estava às voltas com a Inquisição.

Outro filósofo que também se ocupou com a problemática da existência de Deus foi Kant. Ele era profundamente religioso. Mas se questionava a respeito da realidade de Deus. Escreveu um livro, A Crítica da Razão Pura, onde expõe com argumentos fortes que tudo o que podemos conhecer, através da razão, são as coisas das quais temos experiência. As coisas fora do âmbito da experiência fogem do nosso conhecimento. Podemos até admiti-las que existem, mas não a podemos provar (Deus, alma... por exemplo). Aquilo que conhecemos ele dá o nome de fenômeno, pois conhecemos da coisa somente seu fenômeno, isto é, não conhecemos a coisa em si, mas como ela se nos apresenta, como ela nos aparece quando a vemos ou a experimentamos; somente como fenômeno, portanto; temos uma intuição sensível com a qual construímos um conceito e definimos esta coisa que nos aparece, isto é, seu fenômeno. Por exemplo, quando vejo uma árvore eu defino o que me aparece aos olhos: o fenômeno árvore e não a coisa em si, o que é a árvore. A coisa em si é indefinível, pois dela não temos uma intuição sensível com a qual possamos construir um conceito. Assim, para Kant, não temos uma prova intelectual da existência de Deus, pois não temos uma experiência sensível dele. Mas, por outro lado, diz ele, em outras obras posteriores (A Crítica da Razão Prática, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, A Religião nos Limites da Razão Pura...) convém que admitamos a existência de Deus. Por quê? Diz ele que isto serve como baluarte de conduta e nos incentiva a deixar-nos orientar pela lei moral que está em nós - uma moral do dever -, isto é, obrigo-me a agir conforme os ditames da consciência segundo máximas que nos torna bons aos olhos de Deus. Mesmo que Deus não exista temos a consciência do dever moral, e isto é suficiente para sermos dignos como seres humanos. O que importa é o dever pelo dever, mesmo que isto não nos torna felizes. Portanto, Kant também não nos garante a existência de Deus, mas o postula com o pretexto de agirmos segundo uma lei moral ínsita em nós.

Espinosa é mais um filósofo que se ocupa desse tema. Só que Espinosa é mais pé-no-chão. Para ele, não precisamos fazer elucubrações mirabolantes para provar de que Deus existe. É claro, do modo como Descartes e Kant concebem um Deus, um Deus transcendente, não se chega a um veredito de sua existência. Mas, diz Espinosa, se se admitir que Deus nada mais é que a Natureza – seu slogan justamente é: “Deus ou a Natureza” – então tem-se a prova de que Deus existe. Para ele não faz sentido procurar um Deus que se coloca fora do Universo. Deus é tudo o que existe, é a própria Natureza. Enquanto em Descartes e Kant há um dualismo substancial: o espiritual (Deus, alma...) e o físico (o universo material), em Espinosa há apenas uma única substancia que é “Deus ou a Natureza”. Para ele não há o mundo transcendental. Tudo se dá na imanência da Natureza. Esta Natureza ou Deus se constitui de muitos atributos, dois dos quais conhecemos: o pensamento e a extensão. Pensamento e extensão não são substâncias como que em Descartes e Kant. Mas, são atributos de uma única substância que é Deus. Todas as coisas no mundo não são, por sua vez, substâncias, mas modos de como Deus se expressa. As coisas concretas são modos do atributo extensão de Deus; nossos pensamentos são modos do atributo pensamento de Deus. Quer dizer, a Substância Única, que é Deus, é uma realidade imanente; tudo acontece dentro da Natureza projetando-se em modos. Me parece que este Deus, concebido por Espinosa, é bastante plausível e nos oferece uma reflexão de como estamos tratando esta Natureza e, consequentemente, a nós mesmos, já que estamos inseridos nela.

Bom, este curto ensaio filosófico é bastante superficial no tocante às complexas e ricas filosofias desses três filósofos, mas o estudo aprofundado deles é um desafio para quem quer se inteirar neste tema de Deus e outros mais...
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 9-5-2015

P.S. Deixo um convite ao VSCROCCHA, Almir e Ivan para tecer suas considerações...

Relacionados:

52 comentários:

  1. Eu vou entra no debate devagar, pois sonhava estudar filosofia,mas sem o Aerus não posso.
    Há duas maneiras de filosofar sobre deus:
    Antes e depois da Bíblia, e antes depois de Cristo.

    - Sobre Sócrates (470 a 399 a.C.) e Platão (428 a 347 a.C.) sobre deus, peço que leiam "O Banquete" e o hermafroditismo.

    - Aristóteles (384 a 322 a.C.) deus era energia pura, sua única ocupação seria contemplar a essência das coisas, ele próprio a essência ou ele pensa e contempla a si mesmo, sem jamais pensar nos mortais, pois o conhecimento das necessidades dos mortais, seria, aos olhos de Aristóteles uma limitação de Deus.

    - Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.) foi o primeiro a construir filosofia sobre a imortalidade do espírito proveniente de uma única matéria, para ele a água milênios antes de Darwin.

    - Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.) e Anaxímenes de Mileto (585-528 a.C.) também acreditavam numa matéria única com criadora do universo sendo para o último o ar.

    - Pitágoras (571/570 a.C. - 497/496 a.C.) este acreditava na reencarnação e que os números eram os princípios básicos da filosofia universal, era vegetariano porque acreditava que poderíamos ser animais na próxima vida.
    Aliás depois que morremos, nossos átomos retornam à natureza para produzir outra belezas da mesma.

    - Xenófanes de Cólofon (aprox. 570 a.C. - 460 a.C.) atacava a imoralidade dos deuses e deusas da mitologia grega, ridicularizava a crença na transmigração da alma e condenava a luxúria. Defendia a sabedoria e os prazeres sociais sem excesso.

    - Heráclito de Éfeso 540 a.C. - 470 a.C.) Seu pensamento sobre Deus não era nem criador, nem onipotente. Heráclito limitava-se a identificá-lo com os opostos.
    "O Deus é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome; mas se alterna como o fogo, quando se mistura a incensos, e se denomina segundo o gosto de cada um."

    Tenho alguns afazeres caseiros agora, eu deito por volta de 20 horas e acordo às 4, a solidão e o silêncio são os melhores conselheiros do pensamento. Amanhã sigo com essa minha sinopse, creio que interessará a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochinha,
      Me informe, por favor, o seu endereço eletrônico:
      caoquefuma@gmail.com
      Obrigado!

      Excluir
  2. Prezados amigos Habitzreuter e demais colegas. Este é um tema que levaríamos anos para debatê-lo e nunca chegaríamos a uma conclusão ou a um denominador comum. Nunca cessaríamos a discussão porque é um tema insolúvel, complexo, enigmático e fácil de estendê-lo com argumentos filosóficos, espirituais e imaginativos, conforme capacita a nossa mente. É como, mais uma vez vou repetir, religião é para ser vivida e não para ser discutida. Pouco sabemos a respeito de Deus, a não ser através de livros sagrados, com textos que fogem do nosso pleno entendimento. Pode-se, é lógico, emitir opiniões, embora ninguém possa garantir que o que pensa e diz é o certo. Podemos estar falando bobagens, pensando que estamos falando acertadamente. Eu vivo..., não vejo falhas na natureza, as falhas que existem, estou certo que tem a mão do homem destruidor, insensato e inconsequente. Quando penso que existo por obra de um afoito e esperto espermatozoide, entre milhões de outros lutando para infiltrar-se num óvulo, creio cada vez mais na existência de Deus. A perfeição que vemos em tudo da natureza, na terra, no mar, no céu, no universo, nos outros Sistemas Solares que sabemos existirem, convenço-me na existência de uma divindade com luz, força e inteligência infinitamente superior a de qualquer ser vivente ou falsos profetas. Estou neste longo debate, fugindo aos meus conceitos de não aprofundar-me em religião, até porque, estou ciente da minha limitação. Obrigado, amigos; acreditem, aprendi muito com vocês, sem entreveros, hostilidades, aborrecimentos, civilizadamente, com a discussão mantida em alto nível, o que foi muito bom para fugirmos um pouco da nossa adversidade, provocada pelos governos centrais que teimam em nos descartar.
    Um forte abraço amigos.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
  3. Bem pessoal de minha parte, encerrei minha participação nesse debate, eu iria colocar todos pensadores pré-bíblicos, terminando com o que mais gosto que é EPICURO.
    Porém eu ia ser nefasto e maquiavélico com todos que aqui frequentam.
    Todo mundo debate um mundo bíblico, e jamais imaginaram como seria o mundo sem bíblia.
    Por exemplo:
    Eu sou contra o homossexualismo, mas um mundo sem a bíblia seria mais promíscuo nesse ponto, pois esse costume era muito difundido na Grécia antiga e até no império romano, assim como na idade média. Sou à favor de que a mulher deve decidir sobre o seu aborto, sem a bíblia tudo seria mais fácil e legal. a ciência teria atingido níveis notáveis, antes do tempo, mas talvez não tivéssemos os afrescos de Michelangelo, nem as pintura de Da Vinci, e muito provável que a renascença teria sido muito diferente.
    O pentateuco e o torá foram modificados, atribui-se a biografia a Moisés, mas ninguém vivo poderia fazer escrever a biografia de sua morte.
    Jeová, Elohim ou deus seja lá o que for, porque três nomes diferente para o mesmo num mesmo livro?
    Porque uns são chamados de javistas e outros de iloistas?
    Porque Esdras modificou o pentateuco ou torá?
    O judaísmo apedrejava as adúlteras, tal e qual o islamismo, mas para romper esse cordão umbilical, os livros do novo testamento mostram Jesus salvando as adúlteras.
    Mesmo sem a bíblia festejaríamos o natal, são diversos o número de deuses que aniversariam no solstício de inverno europeu.
    A bíblia tem um deus mau e criminoso, que exige sacrifícios humanos e de animais em seu nome, mata crianças pelos pecados de seus pais, louva a escravidão dos vencidos, destrói cidades.
    A história do dilúvio já havia sido contada pelos sumérios na epopeia Gilgamesh.
    Devem haver várias histórias sobre divinos humanos uma delas é Hércules.
    Os judeus haviam perdido a fé e começaram a adorar um bezerro de ouro. Moisés ficou furioso e mandou sacerdotes levitas matar 3 mil infiéis (Êxodo 32:19).
    Para encerrar tudo o que discutimos e debatemos, é justamente POLÍTICA.
    Nada com a religião, economia, fanatismo clubístico, patriotismo ou nacionalismo, no fundo é tudo política, justamente o que teima-se em dizer não discutir.
    Contudo fazemos política a todo instante, nos seios familiares, com os vizinhos, no trabalho, nas divergências políticas, sociais e clubísticas, no balanço comercial de nossos proventos, nas coisa que planejamos ser essenciais, e até com o Jim que produz esse blogue.

    Por favor não me culpem pela minha posição, culpem-me pela ousadia de desafiar e sugiro que leiam o historiador Anderson Zalewsky Vargas, da UFRGS, se assim o quiserem, não é uma obrigação.
    “A luz da evidência apresentada até agora, todavia, ninguém erraria se mantivesse o
    ponto de vista de que os fatos na antiguidade foram muito próximos de como descrevi,
    não dando muito crédito, de um lado, às versões que os poetas cantaram, adornando e
    amplificando os seus temas, e de outro considerando que os logógrafos compuseram as suas obras mais com a intenção de agradar aos ouvidos que de dizer a verdade uma vez que suas estórias não podem ser verificadas, e eles em sua maioria enveredaram, com o passar do tempo, para a região da fábula (mythos) , perdendo, assim, a credibilidade (apístos)” (TUCÍDIDES, I, 21).

    bom dia

    ResponderExcluir
  4. OK VSCROCCHA E ALMIR, foi gratificante ler suas considerações a respeito do tema do post acima, e digo que sempre se aprende com as opiniões alheias bem racionalizadas. Como o Almir afirma: ‘a religião deve-se viver e não discutir’, está aí uma das lições que aprendi. Acho que a religiosidade é pessoal de cada um, com suas particularidades e assimilações próprias. Mesmo das pessoas que se dizem ateias podemos tirar lições importantes. Eles se pautam na razão de que, mesmo não admitindo Deus, é fundamental viver epicuramente com responsabilidade, aproveitando o lado bom que a vida nos proporciona, dentro de uma atitude ética em que todos se respeitam, sem prejudicar o próximo que também quer usufruir das coisas boas da vida. O lema do ateu é: “viva e deixa viver”. Podemos ter uma advertência melhor do que essa?
    Um abraço a vocês e obrigado!
    Valdemar

    ResponderExcluir
  5. Sobre discussão, debate e conversa:

    Discutir, segundo o dicionário Houaiss, é o mesmo que debater. Mas, como verbo intransitivo direto aí teremos “conversar de maneira exaltada e apaixonada; altercar, brigar”.

    Embora entenda perfeitamente, passe a imodéstia, os significados das palavras “discutir” e “debater” priorizo-as da seguinte forma:
    Discutir = brigar verbalmente;
    Debater = trocar argumentos; expor motivos ou razões.

    Muitas vezes, no curso de um debate assistimos ao descambo para a discussão. Isso acontece quando os ‘debatedores’ querem ou precisam ganhar algo: eleições, um bem, uma mulher ou um homem, uma causa, uma ‘verdade’ e por aí afora…
    Dito isto, compreendo quando ouço ou leio que não se deve ‘discutir’ religião, política, nem futebol. Porque aqui está subentendido a discussão. O que frequentemente ocorre, em proporção direta do fanatismo ou egotismo de um ou de outro.

    Mas, imaginemos desprezar as minhas divagações semânticas, reduzindo-as a, simplesmente, conversar. Sem pressa, sem compromisso, sem querer vencer/ganhar, papeando tão só. Quem não gosta de papear com alguém que também goste de papear? É bom de participar, é bom de assistir.

    Portanto, meus amigos, continuem conversando sobre religião (ou sobre o que mais vos apetecer) para satisfação minha e de milhares de leitores.
    Obrigado e um forte abraço./-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saibas Jim, que fui criado dentro da bíblia. Eu gostava de ir à missa, e ouvir as palavras do sacerdócio.
      O que me fez ficar diferente?
      Foi o tempo.
      Alguns esquecem as razões da vida, vivendo-a para um determinado senhor desconhecido, outros vendem-na a outros senhores em troca de favores, outros compram-na com benefícios, então cada um dispende seu pouco tempo de vida vivendo para outros.
      Não debatamos se há ou não paraíso ou deuses e demônios.
      Debatamos e raciocinemos o porque de viver na fé e na crença que há deuses, demônios e paraísos, ou outra vida.
      Primeiro penso que querer outra vida é o supra sumo do egoísmo humano, a imortalidade na sua forma mais absurda.
      Somos imortais mesmo sem deuses e paraísos, nossos genes se pulverizam no tempo, e carregamos neles os legados dos antepassados. Nossos átomos retornam à natureza formando outros seres vivos e assim o ciclo da vida continua, mesmo sem deuses, demônios e paraísos.
      Jamais devemos rebuscar no passado o que fizemos ou deixamos de fazer, importa é o que vamos fazer nos nosso momentos seguintes. Os caminhos que seguimos, nos conduzem, nunca podemos afirmar que o fumante terá câncer, ou que o bebum terá cirrose, podemos apenas fazer uma previsão nem sempre correta.
      Agora de que adianta o fumante que adquiriu câncer rezar por sua cura?
      Nada, absolutamente nada, e ainda lutará por um transplante prejudicando outros com doenças congênitas, apenas pelo egoismo de sua sobrevivência, pela qual não deu a mínima.
      O homem é niilista, é egoísta, e outros "istas" mais que possamos identificar nos dicionários, mas esquece-se que e apenas turista no planeta terra, só não tem o dia da viagem de volta marcado.
      Às vezes assisto os debates sobre a VARIG, e quase nunca me intrometo, porque não quero ser processado novamente dando nomes aos bois.
      Quando não se pode dar nomes aos corruptos, pelegos, e ficar apensa naquela entrelinhas, fazendo parábolas tipo bíblicas, ou profecias tal e qual Nostradamus , temos que nos calar.
      Àqueles que tem a força de acusar estão entrelaçados na mesma rede.
      E tem alguns que babam os ovos deles e se lambuzam.
      Rezam aos ídolos de baro ou de fundição, e ainda constroem-lhes andores de ébano ou madeiras nobres.
      Não fui a nenhuma manifestação do AERUS ou da VARIG, não posso dividir o espaço com eles.
      Eu fui o único expulso numa palestra do interventor do AERUS no sindicato quando eu mandei ele enfiar no cu, aqueles slides e planilhas que praticavam um engôdo patrocinado pelos mesmos sindicatos que sabiam que estávamos fodidos.
      Se teve alguém mais me mostrem.
      Deus destruiu Sodoma e Gomorra sem dó nem piedade, somente quando ele destruir Brasília, os sindicalistas brasileiros, acreditarei nessa personagem que não está nem um pouco preocupada conosco.
      O sexo, a sodomia, a corrupção dos valores éticos ABUNDAM em Brasília e nos nossos sindicatos,
      São todos "prostimixeplutovagaranhas":
      Prostitutos
      Mixeteiros
      plutocratas
      Vagabundos
      e Piranhas do sistema.
      Antes de 2000 eu reclamava da situação do AERUS, os pelegos e puxa-sacos entregavam minha reclamações aos plutocratas.
      Eu e mais outros se foderam, quando o Aerus acabou estão aí chocando os ovos que babaram.
      Nos não fomos FODIDOS SÓ PELO GOVERNO, houveram outros aqui de dentro do seio daquilo que vocês chama de família VARIG que ajudaram.
      Eu só gostaria de saber quanto foi de comissão paga para a SPC e quanto eles receberam para fazer 21 pactuações.
      Isso todo mundo silencia...

      Excluir
    2. Ops!
      Vai resultar num bom post, haja vista a afloração de um outro tema.
      Farei isso neste serão.
      Abraços./-

      Excluir
  6. Grandiosas e variadas opiniões discursivas a respeito de tão importante ( mas difícil) tema . Discutir ( isto é, conversar e debater as opiniões diversificadas de forma ordeira e civilizada) respeitando sempre a posição do oponente é um ato complicado . Política e futebol são mais simples de trocar ideias . O problema das religiões está na proporção do grau de fanatismo dos seguidores. O atual Estado Islâmico é a prova viva que a crença ( a deles) traz chacina, infortúnio e põe em risco a soberania de alguns governos.
    Dizia minha sábia mãe:
    " Presunção em água benta , cada um toma a que quer".
    Nós , e tudo aquilo que está presente na natureza , no universo, é composto de bilhões de átomos e células . O que vemos são células e átomos agregados , uns aos outros, produzindo as diversas formas , inclusive a humana.
    Mas como surgiu tudo isso há milhões ( ou bilhões?) de anos com o "Big Bang" ?
    Tudo leva a crer que uma força poderosa , acima de tudo e de todos, chamada de Deus , ou Altíssimo, tenha dado início à grandiosidade universal. Louvemos ao grande Criador , que não conhecemos, mas cuja pequena centelha divina habita em cada um de nós , e que nos impulsiona ao aprendizado, ao trabalho, ao entendimento , a construir novas formas , a amar ..
    Muitos humanos discutem ( agora brigando) sobre religiosidade acreditando serem os "donos" da verdade . Muçulmanos juram que Maomé está com a razão acima de todos; Evangélicos garantem que Jesus é o único salvador; os santos são meras imagens ilustrativas sem valor algum. Os adeptos de Buda , mais cautelosos, creem que o melhor caminho é " o do meio" ( equilíbrio) .
    Católicos ( os mais fervorosos) procuram seguir os dez mandamentos à risca e veneram o Papa . Espíritas creem na reencarnação e seguem a filosofia de vida :
    "fora da caridade não há salvação" .
    Por tudo aquilo que se aprendeu, se aprende e possa vir a se aprender no futuro , é de fato muito pouco diante da grandiosidade da sabedoria divina . Tudo aquilo que habita o universo não pode ter sido criado por mero acaso ( o acaso não existe) , mas por uma poderosa força criadora superior a tudo e a todos : o Altíssimo , o Mestre dos Mestres , o Rei dos Reis .
    E o grande mistério que nos faz crer e viver a vida no dia-a-dia , em sociedade, amando-nos uns aos outros com compreensão e tolerância, é o poder da fé .
    Deus, do alto de sua imensa sabedoria, nos deixou o livre-arbítrio para decidirmos o que fazer das nossas vidas .
    Uma faca é apenas um instrumento metálico construído pela mão do homem. Tanto serve para passar manteiga no pão, como esfaquear alguém até à morte . A decisão está nas mãos de quem a empunha.
    Se o Altíssimo ama todas as criaturas indistintamente ( posto que todos são filhos de Deus) , por que permite que muitos sofram na face da terra com fome, sede e infortúnio?
    Talvez a resposta esteja na reencarnação, para que haja chance de o indivíduo aprender pelo sofrimento , aquilo que ele produziu na etapa anterior ( É apenas uma teoria, não uma constatação). Mas nisso jamais teremos a prova cabal. Cada um de nós crê a seu modo e é isso que importa.
    Abração a todos.

    Sidnei
    Assistido Aerus - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACASO é indubitavelmente o imprevisto.
      Vocês religiosos creditam à deus o imprevisto por desconhecerem as causas e os efeitos.
      Você pode abrir as páginas da bíblia ao acaso e começar a ler, não é correto e coerente, as palavras podem perder os sentidos da compreensão.

      Às vezes um poeta magnífico nos dá o exemplo:

      A mosca, a debater-se: "Não! Deus não existe!
      Somente o Acaso rege a terrena existência."
      A Aranha: "Glória a Ti, Divina Providência,
      Que à minha humilde teia essa mosca atraíste!"
      FABULOSA MENSAGEM SOBRE O ACASO DE MARIO QUINTANA

      Excluir
    2. Meu prezado amigo Sidnei: Estava mesmo esperando que alguém tocasse na super polêmica "Reencarnação". Antes esclareço que sou da religião Católica, mas não sinto essa obrigatoriedade do católico praticante, de assistir todas as missas dominicais. Aliás, sem fanatismo, posso aceitar o dogma de todas as religiões, achando que todas elas têm seus acertos e seus erros. Numa coisa entretanto, acredito: Todas as religiões conduzem a Deus por caminhos diferentes.
      A reencarnação, principal tese dos defensores do Espiritismo, explica muitas coisas que como racionalidade não podemos compreender e não aceitamos mesmo. É o caso de pessoas caridosas, consideradas pacíficas, humanas, respeitosas às leis divinas, quando, injustamente, lhes são tiradas a vida por mortes violentas e trágicas, quando todos afirmam consternados: Essa criatura não merecia isto! Onde estava o seu Anjo da Guarda que não a protegeu? E Deus, por que permitiu tamanha injustiça com uma pessoa tão boa? A reencarnação afirma que o espírito dessa pessoa certamente resgatou algum erro cometido na reencarnação anterior. Dizem que o espírito é imortal e, como as crianças nas escolas que passam por varias etapas para se preparar, o espirito também passa por várias reencarnações para se purificar, podendo estagiar na própria terra como em vários outros planetas até mais evoluídos. Jesus disse: Na casa do meu Pai, existem várias moradas. Na própria Bíblia existem várias passagens que podem ser comparadas como reencarnações. O próprio Jesus confessou: "Antes da terra ser criada, eu já existia". Nasceu como qualquer criança humana nasce. Admitiu que João Batista era o próprio profeta Elias reencarnado... E existem outras passagens que nos cria essa divagação. Com estas ponderações que faço, não quero dizer que acredito cegamente nessa possibilidade. Apenas não me aprofundo nesta teoria. Vivo a minha vida sem teimar com quem quer que seja, que ela seja de fato uma verdade verdadeira. Agora para o meu amigo Roccha, que citou o exemplo da "aranha com a mosca", devemos nos lembrar que a própria ciência dos homens, aceita a necessidade da existência de predadores, uns destruindo os outros, para o próprio equilíbrio funcional da terra. A verdade é esta: Nada sabemos dos desígnios de Deus.
      Um abraço a todos.
      Almir Papalardo.

      Excluir
  7. Jim, gostei desta sua postagem e até peço desculpas por sair do assunto.
    É que mes passado li uma manchete que dizia que os Ingleses consideram indelicado, mal educado, discutir politica e religião. Fiquei meio decepcionada pois considero a cultura inglesa muito rica. Nem quiser ler a materia e confesso que isto nao saiu da minha cabeça desde então.
    Agora, depois do seu esclarecimento, eu até diria que discutir por qualquer razão, é falta de boa educação.

    Obrigada, Jim

    Abs
    Circe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Circe, é falta de educação em qualquer ponto do globo terrestre.
      E quantas vezes nós já não ouvimos 'argumentos demolidores', tais como:
      "Pô, Circe, me admira você!?";
      "Tá por fora!";
      "Você não entende!"
      E outros menos votados. Por tudo isto, por causa destes seres, é que se chegou ao dogma "religião e política não se 'discute'".
      Sou contra! Pode-se e deve-se, insisto, conversar sobre religião, política, futebol, filosofia, cinema, literatura e muitos outros temas.
      Abração./-

      Excluir
    2. Jim, voltei aqui e li uma postagem sua que eu havia perdido ontem sobre acreditar em Deus. Também penso, de que adianta tudo isto se não nos torna menos egoistas?
      Vejo pessoas agindo de modo tão insano, como se pudessem viver para sempre e à parte de qualquer sofrimento.
      Quando vejo a quantidade de dinheiro que levam para lá e para cá, uma quantidade tão grande que nem se vivessem 500 anos conseguiriam gastar, me recordo dos faraós egípcios. 5.000 anos se foram e nada mudou neste gene.
      Já li sobre mutações físicas que temos sofrido. Estamos mais resistentes a tantas doenças, mas esta insanidade de levar o excesso de riqueza, coisas que são tomadas de outras pessoas como se pudesse roubar a vida de outros para si e assim poder prolongar a sua própria, isto nunca mudou. É pior pois, os descendentes destes alucinados herdam todos estes recursos usurpados de seres psiquicamente mais saudáveis e perpetuam este seu gene, esta sua loucura.
      saudades do amigão
      abs
      Circe

      Excluir
    3. Respondendo para Circe:
      todo mundo fala em 7 pecados capitais minha querida.
      1 - A Gula
      2 - A Avareza
      3 - A Luxúria
      4 - A Ira
      5 - A Inveja
      6 - A Preguiça
      7 - A Orgulho ou Vaidade
      Ora minha querida todos são sinônimos de EGOÍSMO.
      Eu diria que este é o único pecado capital.

      Excluir
    4. Faz sentido
      O egoismo como factor motivador. Boa percepção!

      Circe

      Excluir
  8. Depois dessa longa digressão eu volto à bola levantada pelo insigne Habitz. Esse debate, que envolve idéias e a filosofia é salutar pois ajuda a passar o tempo ( estamos sempre esperando ) e afasta eventuais confrontos pessoais. Em 1750, o bispo Berkeley ( tipo bispo Macedo ) propunha a teoria de que não poderia existir um mundo sensível sem um espírito ativo - e como o mundo sensível não procede do espírito dos homens, teria que proceder de Deus.Para o bispo, o homem só conhece idéias. E, além das idéias, só existe a mente que as recebe que é Deus, que faz com que a mente possa percebe-las. Para Berkeley, afirmar que existe mundo material é explorar abstrações! Passando para o "aqui e agora", para comprovar a existência de Deus de modo prático e sem subjetividade basta observar o desenvolvimento e o funcionamento do corpo humano, do nascimento até a sua morte! Será que toda essa maravilha - além da cibernética - foi criada por alguma máquina? Ao ser perguntado se acredita em Deus, o neuro cirurgão Dr. Paulo Niemeyer conta o seguinte: Depois de muitas operações complicadas no cérebro feitas com sucesso, a família chega e pergunta: Dr. foi tudo bem? Eu respondo, foi ótimo pleno sucesso. Então, os familiares respondem: Graças a Deus, Doutor! E eu concluo, Amém ! Alberto Jose

    ResponderExcluir
  9. Alberto José, ontem mesmo eu falava sobre isto que vc escreveu a respeito do médico.
    Me intriga como as pessoas endeusam os médicos que, em sua maioria, são carniceiros, nunca os questionam mesmo quando ferram com a sua saúde por mal exercício da profissão, mas quando se deparam com um médico responsável, estas mesmas pessoas nunca o dão o merecido crédito. É sempre Deus.
    abs
    Circe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo eu não acreditava em Deus pois eu não entendia como Ele funcionava. Pertenci a igreja e não consegui entender pois quando eu perguntava os sacerdotes vinham com dogmas e teorias que nem eles sabiam explicar. Hoje, felizmente já faço "voo solo" nesse entendimento. Deus, nós não vamos ver nunca pois Ele é energia e inteligência. Seria como tentar chegar perto do sol. Porém, quando nós procuramos entender quem é o Pai passamos a ver e sentir os seus efeitos a cada segundo em nossas vidas. Para que isso aconteça, e acontece até para um analfabeto mas que seja nobre de espírito só há um ÚNICO caminho para chegar a Ele. O caminho é entender que " fora da caridade não hã salvação ". Isso resume tudo sem precisar de livros, símbolos, imagens e todas essas parafernálias criadas pelo homem e a igreja! Para poder perceber Deus, deve-se trabalhar pelo próximo sem esperar recompensa, o que eu pratiquei muito durante as minhas viagens pela grandiosa Varig - fiz uma pesquisa com muitos colegas e eles, como eu, foram tirados de uma profissão que haviam escolhido e foram "colocados" dentro da Varig para cumprir uma missão! ( desculpe precisar faltar com a modéstia) Alberto José

      Excluir
  10. Resposta para a prezada Circe: À respeito da sua dúvida sobre "as pessoas que sofrem nas mãos de médicos carniceiros", isso acontece por que Deus criou o homem com uma condição muito importante: o livre arbítrio; o homem para evoluir precisava ser diferente dos animais, que nascem com uma programação. A abelha sai do casulo e já sabe tudo que vai fazer na sua vida. O homem é diferente, passa pelas etapas de aprendizado que dura quase toda a vida. O homem nasce com uma programação diferente. Ao longo dessa programação ele encontra links onde ele pode eleger o melhor caminho. Por exemplo: Ele é diretor da Varig e resolve ficar rico com o dinheiro do Aerus. Ele vai decidir se deve fazer isso ou não. Se fizer, ele vai ficar responsável por tudo que acontecer com cada um que venha a sofrer aquele prejuízo! O médico que exerce mal a medicina se depara com o livre arbítrio e vai ser responsabilizado pelo eventual mal resultado das suas ações! E a pessoa que vai se submeter a uma operação perigosa com esse médico não é protegida? Os mentores espirituais, que agem dentro da hierarquia e conforme as normas de Deus supervisionam os protetores individuais de cada ser humano e até de animais. São os chamados anjos da guarda, Na hora de uma situação perigosa eles avisam a pessoa ou, simplesmente, fazem a pessoa mudar de rumo evitando o perigo. A maioria das pessoas não consegue receber esses avisos pois estão com o campo espiritual (magnético) bloqueado pelo ódio, raiva, pensamentos sinistros, etc. Mesmo assim, quando a "salvação" dessa pessoa é necessária à sua família, por exemplo, embora ela não possa perceber um aviso uma outra pessoa receptiva que esteja nas proximidades vai receber uma ordem para interferir evitando que a pessoa em perigo seja colhida pela tragédia. Essas observações, são o resultado de mais de 30 anos de pesquisa e experiências próprias que eu tenho desenvolvido para aprimorar e divulgar um caminho sem sofrimento. E o tal do "karma" ? O Karma coletivo ou individual é uma ocorrência não muito comum (enfermidades ou prédios que pegam fogo com muitas vítimas) diferente dos problemas que nos cercam no dia a dia. Alberto José

    ResponderExcluir
  11. FUNCIONAR, FUNCIONAL é algo relativo a um sistema específico, como um computador, ou outras máquinas, ou ainda o corpo humano e dos animais.
    A ameba não funciona ela é como o universo que não admite mal funcionamento de suas arquiteturas mecênicas, físicas e orgânicas.
    São estruturas perfeitas, sem erros, sem imprevistos, quando eles acontecem é a morte do sistema.
    Se deus não funciona, simplesmente ele continua sendo deus.
    Quer chamas a mecânico física orgânica do universo de deus, não vejo problemas.
    Se a natureza for o tal deus anunciado, ela não precisa de orações, rezas ou sacrifício de vidas humanas ou animais.
    O velho testamento é o testemunho vivo dos rituais de sacrifícios,
    O novo testamento tem o sacrifício do tal Jesus, dos dois ladrões, de Pedro, e outros tantos que morrem em nome de deus.
    Todo mundo faz sacrifícios para obterem favores de deus.
    Todo mundo faz questão de machucar a natureza se proliferando como ratos.
    Miqueias escreve na bíblia que deus não precisa de nada pois é dono de tudo.
    Praticar o bem e ser feliz é o pensamento de EPICURO, que tanto cito.
    O que precisamos dar a deus que ele não possua?
    NADA, pois ele possui tudo e segundo os religiosos tudo procede dele.
    Se fosse um do AERUS em genuflexão orando para receber piedade que é do conhecimento dele, eu não ficaria intrigado e revoltado, mas são milhares sorvendo o mesmo sacrifício, seriam eles todos pecadores?
    Não posso crer em carmas coletivos, já que erros humanos produzem grandes tragédias.
    Os tais diretores não estão preocupados com a culpa, estão rindo à toa.
    Ah! mas ele será castigado na outra vida, enquanto milhares são castigados nessa.
    Esse deus inexiste, sinto muito.
    Quanto aos anjos da guarda do pessoal do AERUS, eles estavam voando...

    ResponderExcluir
  12. A vida é apenas um curto trecho entre duas eternidades . Estamos nesta etapa dentro do geoide terrestre para aprender e evoluir . Uns conseguem mais cedo , outros demoram um pouco mais , mas terão que aprender por si . Suponhamos o Criador como sendo bom e sábio para todas as criaturas , inclusive a raça humana . Por quê permite que inocentes recém-nascidos venham ao mundo deformados , alguns que passam fome e sede , outros tantos que duram algumas horas ou dias e retornam precocemente ao convívio espiritual . Por quê criancinhas são baleadas em tiroteios envolvendo policiais e traficantes nas diversas favelas do rio de janeiro ? Por quê há crianças inocentes que não tem o que comer e vestir , vendo outras bem nutridas e na escola estudando ?
    Então , Deus é perverso, leniente e parcial ! Dá a muitos vida com fartura e a outros a miséria e o infortúnio ! Seria isto um paradoxo , mas talvez o processo reencarcionário traga possíveis respostas para todos esses acontecimentos , posto que o Altíssimo é onipotente, onipresente e ama indistintamente todas as criaturas . O Todo Poderodo é bom , cordeiro e tolerante com tudo e todos . Nisto nada há de religioso . A fé é a crença, a expectativa e a firmeza dentro de cada um de nós que nos impulsiona para atingir os objetivos . Aquele que crê, vê . Não importa o dogma a ser seguido .
    O bem e o mal são subjetivos . Uns praticam o bem pelo bem ( Jesus , Chico Xavier , Frei Luis, Bezerra de Menezes, Pai Joaquim de Angola , Cabocla Jurema , Vovó Maria Conga e outros tantos) .
    Outros praticam o bem pelo mal ( Estado islâmico) . Esses psicopatas funcionam como "agentes" , digamos, para "castigar" aqueles que irão ser decapitados ( não se sabe o que ocorreu na vida pregressa deles) .
    ENTRETANTO, os algozes deverão ser cobrados pela barbárie praticada, pois não tem o direito de tirar a vida de ninguém . Quando fizerem a travessia como todos , terão a clareza do mal produzido e pedirão ao mestre espiritual para retornar e sofrer as punições impostas ; e o ciclo cármico prossegue . Mas isso é uma história mais complicada para os próximos capítulos .... ( opinião meramente pessoal)

    Abração a todos .

    Sidnei
    Assistido Aerus- RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÃO VÁRIOS PORQUÊS.
      As crianças vem ao mundo deformadas por defeitos genéticos produzidos pelo próprio homem, com por exemplo casando entre familiares, coisa que até os animais rejeitam.
      Porque há crianças baleadas, famintas, sem ter o que vestir, troquem os políticos, que os governos mantenham políticas publica saudáveis.
      Nesses dois casos é o homem perverso e promíscuo que produz, o paradoxo é o deus permissionário.
      Deus condenou alguns cristãos a serem mortos pelos muçulmanos, tá certo é carma.

      Excluir
    2. Propomos ao Rocha , bom cristão ecumênico e adepto da boa leitura incluindo a Bíblia Sagrada, fazer um pequeno esforço sem compromisso, e ler o "Livro dos espíritos" juntamente com " O evangelho segundo o espiritismo" (Kardeck) . Terá grandes e boas respostas a dúvidas que muitas vezes nos atormentam.
      Grande abraço.

      Sidnei
      Assistido Aerus

      Excluir
  13. Voltando ao bate-bola: Os diretores e Conselheiros que arrombaram o cofre da Varig ou Aerus se não pagarem aqui na terra irão pagar mais tarde - disso eu tenho absoluta certeza! Os grandes karmas coletivos como as guerras, enchentes e terremotos são ocorrências que se originam de uma programação divina. A guerra, por exemplo, envolve um processo de depuração e melhoramento dos seres que eram devedores e tiveram que passar por essa purificação que é o sofrimento causado por débitos de vidas anteriores. Quem não tem que participar desse processo ~e afastado antes que as coisas aconteçam ou nascem em terras pacíficas, como o Brasil. Nós da Varig / Aerus não fomos atingidos por uma tragédia, mas por " Tribulação " que pode ser suportada de acordo com o merecimento de cada um! Para encerrar a minha colaboração a essa " conferência " eletrônica eu sugiro a quem tiver interesse a leitura do Livro dos Espíritos, de Allan Kardeck! Agradeço a atenção, abraço a todos Alberto José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Livro dos Espíritos" e " O evangelho segundo o espiritismo" são obras que deveriam ser lidas por todos , e se tornar o livro de cabeceira . Já li ambos e muito
      colhi do aprendizado . A Bíblia sagrada , a Doutrina de Buda , a Torá e o Alcorão também precisam ser lidos . Muito se tem a aprender com essa sabedoria .

      Sidnei
      Assistido Aerus RJ

      Excluir
  14. Realmente TODOS devem ler o livro dos espíritos, e sentir nojo do racismo impregnado neste livro.
    Vocês que são etnicamente brancos arianos, ou misturados com uma parafernália de outras raças como eu, que descendo de índios guaranis, quase pretos de narizes feito tomadas, de cabelos lisos ou mesclados, de tez morena ou alva-branca não são descendentes da raça adâmica, então não são ou jamais serão espíritos elevados.

    “Os negros, pois, como organização física, serão sempre os mesmos; como Espíritos, sem dúvida, são uma raça inferior, quer dizer, primitiva; são verdadeiras crianças às quais pode-se ensinar muita coisa;” (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
    “Sob o mesmo envoltório, quer dizer, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças não são perfectíveis senão em limites estreitos, pelas razões que desenvolvemos. Eis por que a raça negra, enquanto raça negra, corporeamente falando, jamais alcançará o nível das raças caucásicas; mas, enquanto Espíritos, é outra coisa; ela pode se tornar, e se tornará, o que somos; somente ser-lhe-á preciso tempo e melhores instrumentos. Eis porque as raças selvagens, mesmo em contato com a civilização, permanecem sempre selvagens; mas, à medida que as raças civilizadas se ampliam, as raças selvagens diminuem, até que desapareçam completamente, como desapareceram as raças dos Caraíbas, dos Guanches, e outras. Os corpos desapareceram, mas em se tornaram os Espíritos? Mais de um, talvez, esteja entre nós”. (Allan Kardec, “Perfectibilidade da raça negra” Revue Spirite, Abril de 1862)
    Egípcios, sumérios e outros tantos são muito mais antigos que a raça e a prole de da Adão, e transmitiram vários ensinamentos aos homens através dos tempos.
    Sem os sumérios os adâmicos jamais teriam conhecido a escrita.
    Os povos indígena são chamados de espíritos infantis, em evolução e expiação porque estiveram em outros mundos malignos por isso foram degradados e deveriam viver entre espíritos atrasados para evoluírem.
    ORA por favor o TAL KARDEC simplesmente ignorou os Mais, os Astecas, os Incas.
    Alan sobre os hotentotes:
    Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?
    O GRANDE Allan Kardec JAMAIS CONHECEU os grandes feitos do Povo Khoisan. Julgou um povo inteiro de forma completamente BEÓCIA baseado no NADA a não ser a cor da pele.
    OS HOTENTOTES OU POVO KHOISAN foram os primeiro habitantes da Europa. Séculos antes que a suposta superioridade intelectual européia sonhassem existir.
    aliás um descendente hotentote dos mundo moderno foi Nelson Mandela.
    OPINIÃO MERAMENTE PESSOAL:
    Não existe e nunca existiu nenhuma “RAÇA ADÂMICA”.
    Allan Kardec E SUA TEORIA DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL é uma grande mentira e uma grande farsa.
    sua doutrina e proposta é igual a doutrina PETISTA para fazer uma grande divisão de classes e de promover a desigualdade entre elas, cultuando o racismo e a discriminação.
    NINGUÉM tem competência para classificar pessoas em inferiores e superiores espiritualmente , ainda não descobriram um método eficiente e mais dinâmico que a psiquiatria. E aliás de novo nenhum psiquiatra pode dizer coisa alguma sobre evolução espiritual, ou determinar quem é ou não, evoluído espiritualmente, mas mentalmente é possível.
    Não sou mais evoluído que ninguém, mas chamar-me de espirito inferior porque não acredito neste 'homo" racista, chamado Alan Kardec é ofensa.
    boa noite
    Por isso não queria participar desse debate efêmero.
    Assim como vocês acham que Karl Marx, Hitler, Stalin nefastos aos humanos, como podem cultuar um racista que felizmente foi levado para os quintos do inferno, e deve ter reencarnado lá pelas bandas de Maomé.


    ResponderExcluir
  15. Pelo meu comentário sua proposição já havia sido aceita há anos,
    Minha esposa é MACUMBEIRA, frequenta uma mãe de santo, e eu não ligo, não acredito e não dou um tostão por essa porra.
    Eu ainda não entendi que religião vocês possuem, são católicos, espiritas, budistas, hinduístas, evangelistas, cristãos, macumbeiros e cristãos. Eu pelo menos tenho uma só que não acredita em nenhuma das acima. Leio livros de todas elas para tentar entender algumas ignóbeis mentiras. Se o racista Kardec é todo poderoso, bem vindo ao mundo niilista, dos grandes ditadores da idade supostamente moderna.
    Como disse acima o colega na super polêmica reencarnação.
    Bem eu não acho polêmica meu filho já tem 26 anos, quer dizer já estou reencarnado, se vai ser melhor ou pior que eu, é livre arbítrio dele.
    Às vezes me vejo sentado na sombra de um abacateiro em minha casa, que foi morada de meu pais por 30 anos, eu havia comprado para ele morar. E me lembro que ali ele estava às tardes quando vinha visitá-lo., ou seja no mesmo local, talvez às mesmas horas de todas as tardes. Eu me sinto a sua reencarnação presente. Não sinto saudades de sua presença, pois sei que carrego comigo.
    Quanto a religião de minha mulher, não frequento pois tenho vontade rir às gargalhadas.E vejo que cada um que frequenta que na verdade muitas coisas de outros para si mesmo sem entra na luta, pedem ás mães de santo.
    Sem entrar em detalhes, pois não perdoo porra nenhuma de maldades.
    Tem um cara que nasceu do ventre de minha mãe, que me roubou, foi preso por estelionato e hoje é Pai de santo. aliás ganha muito mais do que eu.
    Isso é deprimente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita-nos um detalhe , caro Rocha : Você quis dizer " minha esposa é umbandista" . Macumba é instrumento de percussão . Macumbeiro(a) á aquele que toca atabaque ou conga , também chamado de makumba (na áfrica).
      Você tem ouro a seu lado , e enxerga latão...
      Abcs
      Sidnei

      Excluir
    2. Realmente, eu a trato como ouro, tem TOC, sofre de depressão, é bipolar e o latão não ajudava, cada vez que ia as tais sessões dos macumbeiros, ele chutava o pau da barraca.
      Um dia fui a tal de mãe de santo e falei que ela tinha que ajudar, inventar qualquer merda para ela deixar os problemas de lado e viver a vida.
      Resolvi o problema em particular com ela.
      Os guias espirituais devem atuar com psicólogos, não com ilusões perdidas.

      Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé​,
      Entretanto, ainda que macumba seja confundida com o candomblé e a umbanda, os praticantes e seguidores dessas religiões recusam o uso da palavra para designá-las.
      Se candomblé resolvesse alguma coisa a África seria o continente mais próspero do mundo, e o campeonato baiano teria todos times empatados.
      A única coisa que gosto da macumba é o sacrifício das penosas, detesto galinha viva ou morta, fede mais que mijo de gato.
      au revoir

      Excluir
  16. Desculpem-me os amigos, pois que razões de ordem física, me impediram de chegar aqui assim que fui convidado. ( gosto deste termo convidado!), e mais uma vez de tantas vezes observo que nada acontece por acaso.

    Em ordem de cima para baixo, gostaria de agradecer e muito, as considerações de:

    Valdemar, Rochinha ( é assim que me lembro de você, permite-me? obrigado), Jim, Almir, Sidnei, Circe e Alberto José. Sim li todos um por um, como enriquecedores ao debate, discussão? Acho que é o que comumente esta palavra traz. Monólogos ou diálogos? Particularmente prefiro diálogos. Há alguém aqui perfeito entre nós? Ops há pedras para quem quiser atirar!

    Valdemar trouxe outra vez a tona a palavra Deus, muito falada e apontada para o alto nos dias atuais. Pelo menos um de vocês, já experimentou ou vivenciou sua individualidade? Algum de vocês já pelo menos fingiu ser eterno? Pois saiba que mesmo fingindo, saiba que você é eterno. Todos são! Negros brancos amarelos pardos, Todos sem absoluta exceção de nenhum! Deus?
    Observei considerações sobre a Bíblia. Um livro comum escrito e modificado por homens mais comuns ainda? E que contudo só o sermão da montanha se em lugar de ser "discutido" mas praticado, este mundo já não seria bem melhor? Observei vária vezes sobre Livre Arbítrio. Por ventura existe? Ué, então como poderia existir Dez Mandamentos? Mas você pode seja como for, criar seus dez compromissos? Se a Bíblia fosse reescrita hoje, seria a mesma? Assim como o Livro dos Espíritos, seria o mesmo se fosse escrito hoje? Ou será que é uma mitologia a Evolução? De que serviria engessar isso tudo, se a cada minuto tudo evolui? Deus?
    Aqui agora vou escrever algo, mas dizendo sempre que a minha verdade pode não ser as suas. Vocês Todos em todos os países em toda a Terra, em Todos os Mundos, uns mais outros menos evoluídos, em Todas as Galáxias, são centelhas Dele em evolução contínua. Somos partes integrantes e interagentes, do que também se poderia chamar de Roda Cósmica. Deus? Isso seria bem basicamente, o que seria voltar aos braços do Pai.
    Há um final para isso? Não, senão ia perder a graça!! Ou alguém por aqui já não se percebeu como um Ser Eterno indescritivelmente Individualizado??
    Por enquanto ( vamos continuar?) uma frase que também li:
    "Sem a caridade não há salvação""
    Trocaria por:
    Que a palavra salvação na Bíblia quer dizer saúde, harmonia, e liberdade (Emmet Fox)

    E tomando das palavras do Rochinha ...
    Não sou mais evoluído que ninguém, mas chamar-me de espirito inferior porque não acredito neste 'homo" racista, chamado Alan Kardec é ofensa.

    Diria, não sou inferior a você, porque não sou superior a você
    Sou, o que você é. Deus?

    Ivan A Ditscheiner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, você deu uma resposta inesperada, congruente com o que penso.
      Infelizmente todos se consideram deuses.
      Lembro do livro "Eram os deuses astronautas..." pois o mesmo era febre a bordo dos long range voos da pioneira,
      Tem certos livros que eu simplesmente adoro.
      Maquiavel, Mãe de Gorki, Epicuro, O banquete, Todos de Isaac Azimov, e muitos outros...
      Ler a bíblia foi uma tarefa de pesquisa.
      Assim com ler o torá, o alcorão, Nefi e os mórmons, livros espíritas, candomblé, saravá, zoroastrismo, hinduísmo, budismo, reiki, qualquer outra coisa, numerologia, astrologia, ainda tenho 200 em casa para doar mas ninguém aceitou nem a biblioteca pública de Porto Alegre.
      Doei ao colégio La Salle São João, coleções completas de Karl May e Ágatha Cristhie, Tarzan e outros clássicos juvenis, assim como os livros de bolso ZZ7.
      Eu parei de contar perto dos 1000 livros. Tive coleções de Irwin Wallace e outros romancistas modernos, e os escritores brasileiros nunca me emocionaram, exceto Érico, e Guimarães Rosa. Poetas então tive inúmeros, Poe, Mario Quintana, castro Alves e o meu preferido Olavo Bilac.
      Quando alguém aqui escreve algo, que não conheço ou não lembro vou pesquisar para responder. Certa vez escrevi que a humanidade aumenta geometricamente e a comida aritmeticamente, a frase não é minha, mas logo em seguida me acusaram de Malthusiano.
      Malthus não está errado.
      Sou contra praticar o genocídio de velhos e inválidos, mas há de se controlar a natalidade, é imperativo.
      Eu detesto ver as pessoa trilhando vários caminhos à procura do ser perfeito, quando este ser é ele próprio.
      A gente caminha se errado a gente volta, não adianta tentar caminhar por todos que se apresentam.
      Uma coisa eu aprendi com o catolicismo, não há nada que o tempo não cure ou mate.
      A vida não é nenhum mato ou morro.
      Os covardes matam e os valentes morrem.
      homens comuns simplesmente escreveram livros comuns para a época.
      Dá me nojo, ver a novela 10 mandamentos da TV record aqueles egípcios falando no "xuxez" carioca mata o sentido do diálogo, e as cenas de amor entre os atores principais nada tem a ver com a época. O erotismo impregna aquilo que deveria ser uma saga.
      Não me considero superior, porque os inferiores sustentam essa mazelas litúrgicas.
      Superior é aquele Stephen Hawkins, privado de todos os sentidos, numa cadeira de rodas controlada por um canudinho, com imensa vontade de viver, onde a teoria de tudo veio do nada, onde o nada é tudo, e não passam de cálculos matemáticos, equilibrados de dimensões infinitas, que o home tenta em vão descobrir a fonte destas misturas físico químicas, para tornar-se o verdadeiro deus.
      Espero que nunca consigam, que vivam na eterna dúvida, para que possamos imaginar cada um o universo que quer viver.
      Eu tenho o meu universo.
      E você?
      boa noite...


      Excluir
  17. Não é a personalidade de Allan Kardeck que importa ... aliás , esse nome é apenas um pseudônimo de um médium que fez contato com espíritos . Questionou-os afim de saber se as mensagens eram coerentes e oriundas mesmo do além . Os ensinamentos desses entes iluminados sim , importam, estão cheios de sabedoria; e não há nenhum cunho racista naquilo que transmitiram ao médium...
    Desde o topo de todos os textos aqui escritos até embaixo , pode-se concluir que debater, discutir e/ou trocar ideias sobre religião e seus dogmas é conversar a respeito do sexo dos anjos. É como um antigo samba de Moreira da Silva em que dois rivais se enfrentam e se ferem mutuamente com dois tiros . Tempos depois, um garante que foi o outro quem morreu; o segundo jura que foi o primeiro a ir para o céu ...
    Esta é a nossa opinião.
    Au revoir .

    Abraços

    Sidnei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Sidnei:
      O seu "Au revoir" é um 'até logo' ou 'adeus'?

      Excluir
    2. Grande Jim ,
      quis dizer como dizia o Ibrahim Sued :
      Au revoir - à Demain , de leve ..
      Nada como escrever num blog como esse . É muito legal e aprendemos com as discussões ( sem brigas , somente troca de ideias).
      Abração.
      Sidnei

      Excluir
  18. Ivan A. Ditscheiner15 de maio de 2015 às 18:11

    Pois é Rochinha, cá estamos nós outra vez. Se bem que desta vez, gostaria de convidar Sidnei e quem mais quiser para nossa roda. Não sou gaúcho mas aprendi a gostar de roda e chimarrão.

    Você falou de tantos e tantos livros que já leu, que nem a prefeitura de Porto Alegre aceitou. Sabe que isso sem deboche, é até engraçado não é?

    Qual o livro que falta ler? Você saberia dizer? Eu sei! Falta ler o melhor e mais belo livro, quer que eu diga?
    Não li todos mas muito menos de um terço dos livros que você leu. Foi o bastante para dizer um dia, que já havia lido muito mas que agora leria à mim mesmo. Para dizer-lhe agora que o livro do Rochinha e de quem mais quiser, é vivo e latente no interior de cada um. Experimente ler-se à si mesmo, e poderá ir ficando surpreso. Cada novo dia, mais surpreso ainda. E tenho certeza que vai amar ler à si mesmo, ao descobrir que toda a sabedoria e todo o Amor do Universo, estão contidas e adormecidas em você. E não só em você, mas em todos aos que possam ler ou não ler isto. É rápido? O tempo dirá ou já não lhes disse que são eternos? Seus corpos, não, seus espíritos que queiram ou não todos São. Contudo volto a dizer, a minha verdade, pode não ser a sua.

    Referindo-me agora ao Espiritismo e a Umbanda, quero tecer aqui como num testemunho, o que experimentei disto. Por favor, diga isto à sua senhora, se quiser.

    Na entrevista que um dia dei ao Jim, falei de fatos inusitados que me aconteceram numa chegada à Nova Yorque. Sabe como interpretei tudo? Foi assim como um TOC TOC dizendo: Está na hora que você mesmo pediu para acordar!! Daí em diante uma longa história se desenrolou, e continua desenrolando. Hoje sei que o que trago, veio de "antes". Só para dizer, por onde passei, o que inclue o Espiritismo e a Umbanda.

    Espiritismo: Eu nunca tinha tido uma religião na vida. Absolutamente nada, a não ser de quando estava hospitalizado no Hospital Matarazzo em São Paulo, por um acidente de moto daqueles "brabos". Foi então que Mamãe combinou com o capelão do hospital (padre Brusco - esse não esqueço o nome e a pessoa, gente finíssima!), e me batizaram. Ué! Nem batizado eu era! Então fui batizado pela igreja católica. Prefiro dizer, pelo padre Brusco gente finíssima, que ia filar um conhaque, ou vinho, ou pitar um cigarrinho que eu sempre tinha, e jogar buraco em cima da minha barriga. Tempo em que também conheci e me diverti muito com ele ... Gino Meneghetti o último dos bons ladrões.

    Voltando, acho que sempre acontece uma espécie de chamado, seja para o que for. E assim também foi comigo. Por uma dor que sentia no calcanhar, acabei indo parar num centro espírita de cura chamado Bezerra de Menezes. Fiquei curado do calcanhar, e não é que eu gostei? Convidaram-me para trabalhar com eles, dizendo-me que eu era um médium de cura. Emocionei-me e muitas vezes emociono-me com certas ocorrências até hoje. Gostei do Espiritismo. Achei empolgante, não é mesmo Sidnei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan A. Ditscheiner15 de maio de 2015 às 18:12

      Contudo um dia, houve uma dissensão por lá. Ah! O homem sem o conhecimento necessário, e não a doutrina que reescrita se tornaria em algo fantástico.

      Umbanda: Na brigaiada toda, não tomei parte, mas saí de lá. Um dia uma amiga me disse que um outro amigo iria a procura de um centro, e seu eu gostaria de ir junto. Topei na hora e lá fomos nós. Gostei! Achei bonito, só havia um crucifixo grande na parede e flores muitas flores. Disse ao amigo que estava sentado ao lado, aguenta aí que vou lá no carro pitar um cigarro. E assim foi que ao voltar e entrar no centro, me senti diferente e fui lá na frente falar como uma mulher (Mariofélia muito querida). Pedi que falasse à outra mulher, que vim a saber ser diretora do centro, perguntando o que estava acontecendo e a resposta foi: É um espírito de muita luz que quer trabalhar com o senhor, seu toquinho é aquele ali, pode começar agora. Levei um susto e pensei eu?? To fora! Mas comecei a frequentar o centro agora sabendo que era Umbanda. Mas as quartas feiras estudavam Kardec. Comecei a participar de tudo exceto a mediunidade pública. Mas sempre me perguntavam Seu Ivan, quando vai vestir a roupa branca e sentar lá na frente?

      Até que um dia vesti, sentei lá na frente, e um mundo novo começou a acontecer comigo, sem a rigidez dos centros kardekianos. Muitas vezes me expressava como "que lindeza"!
      Aconteceram tantas coisas e curas bem à minha frente, que talvez necessitasse de um livro para contar. E o melhor mesmo de tudo, é que ninguém ficava sabendo de nada!! Não havia a presença de um dirigente, o que tremendamente facilitava tudo! Ah! O homem.

      Por que estou escrevendo isto tudo? É para Rochinha e outros amigos que isto possam estar lendo. Não fale nada Rochinha, sem primeiro conhecer o que é, e como funciona. No pêlo!! Procura então entre os que sabem. Não entre os "santos" que bem conhece, e que estão a cata das "luzes da ribalta", e os puxa-saco de "santos". Como borboletas em volta de uma lâmpada o que encontrarão? "Luzes da Ribalta". Contudo como todos nós somos, também são seres imortais, e como nós um dia, também reiniciarão sua volta aos braços do Pai. É impossível isto não acontecer.

      Assim como volto a dizer, há alguém perfeito entre nós??
      Evolução? Deus?

      Então mais uma coisa poderia dizer ao amigo Rochinha: Sim questione sempre questione tudo, porque é do questionamento que nasce a Luz. Compreenderia isto agora amigo?

      Sidnei, "au revoir"? Vai fugir da raia agora que a coisa ficou boa?

      Almir! Gosto de ler você. Estaria na hora de revelar sua escrita interior? Vou ler! Ah! Vou mesmo!

      Acho que gastei muito papel do Jim. (muitos risos)

      Até já!

      Ivan A Ditscheiner

      Excluir
    2. "Au revoir" eu quis dizer "bis bald" , "until tomorrow" . Até amanhã ;
      sempre temos mais o que escrever . Eu só jogo a toalha quando termino o banho ( no secador) ...

      Ai de nós , se o universo não fosse comandado pelo Criador ; veja que até os discrentes são plenamente abençoados , compreendidos e assistidos pela Chama Divina do Altíssimo , o Grande Zambi.

      Abração.

      Sidnei

      Excluir
  19. Certa vez no Panamá num cargueiro de 707, chega o f/e da Panam que estava estacionado ao lado e me pergunta a minha idade, eu tinha 22, ele 55 e ambos estavam voando o mesmo avião a menos de um ano. Ele com 20 anos de companhia eu com 5.
    O que é conhecimento?
    Nós tínhamos mais conhecimento aos 20 anos do que agora, isso é lógico e provável.
    Hoje nós nos aproveitamos melhor do que no passado.
    Vocês falam seus nomes, mas não os reconheço, não por má vontade ou elitismo, mas porque não consigo lembrar. A memória precisa estar marcada por algum evento importante. Aos 22 anos eu sabia os nomes decor.
    Passei anos vendo a raiva que alguns sentiam do Maraschin e do Renê Hanquet, eu passei a vê-los com bons olhos. Eu detestava um comandante com um nome de imperador romano e dos piores da antiga Roma e fazia jus. No entanto alguns adoravam-no como ídolo.
    Quando fui voar 707, havia um cheque de emergência no simulador, e eu não passei.
    o segundo cheque foi marcado com o temido f/e Luchese, e eu passei.
    ainda lembro quando ele me disse:
    O outro cara não gosta de você por causa de seu pai.
    Ora, o único defeito de meu pai era ser um baita cu de ferro, e imantado, não passava nem agulha.
    Aí eu pergunto de novo o que é conhecimento?
    Conhecimento está além dos sentidos humanos, é a percepção de todos eles em conjunto.
    Uma pessoa sem cérebro não ama, não sente dor, fica aquém do conhecimento.
    Os primeiros sentidos de um feto são os da própria mãe.
    Suas primeiras mamadas são produzidas pelo olfato.
    Suas primeiras resposta a estímulos são produzidas pelos sons, e a visão vai chegando aos poucos.
    O sexo é um arsenal hormonal produzido por apenas 2 sentidos humanos.
    O tato e o olfato, e podem rir às turras, sem olfato e o tato não haverá sexo, nem orgasmo.
    Primeiro que o olfato sente os feromônios e produz a excitação, depois o tato se encarrega do orgasmo.
    Aí o ignorante pergunta porque aquele cara feio com aquela bonita?
    Feromônios!
    Aí aquela idiota que faz visita íntima ao seu homicida traficante?
    Medo e orgasmo...
    O que é o conhecimento?
    Não é nada sem uso, não é nada se mal usado, não é tudo que se possa alcançar.
    Descobri que minha sobrinha tinha ambliopia aos 6 meses de idade, ia ficar cega por volta de 2 anos de idade.
    Ela aos 6 meses ainda procurava sua chupeta com o olfato. Hoje ela tem mais de 20 é filha do comandante Aldabe, que voa na Etihad.
    Porém como descobri?
    Mesmo sem ser médico, comecei a ler naquela época sobre os sentido humanos.
    Nesse vai e vem nosso, não quero ofender ninguém, nem tenho a intenção.
    Infelizmente o conhecimento é na realidade o entendimento e a relação dos nossos 5 sentidos.
    O cego e o surdo ama porque sentem os feromônios, não veem nada, ou não ouvem nada ou ambos, mas cheiram com voracidade, e tem um sistema tátil mais avançado para compensar as perdas.
    Vou discordar de termos interior, tudo o que nos fascina do conhecimento vem do nosso EXTERIOR.
    Nós apenas exteriorizamos nossas percepções.
    E quanto as minhas leituras tem livros que não passei da segunda página, eles chama de prefácio eu chamo de prelúdio.
    boa tarde...




    ResponderExcluir
  20. Briosos amigos debatedores: Vejam que matéria fascinante capaz de trazer um caloroso debate, que como já disse, levar-se-á anos e anos discutindo, sem que alcancemos um final que convença a todos os participantes e não participantes. Aí fica provado a magnitude de Deus, o Criador onipresente desse Milagre que é o Universo, donde não é dado o direito de saber onde ele começa e onde ele acaba, se é que existe para o Universo um início e um fim. Foge a inteligência do ser vivente da nossa casa o planeta Terra. Temos como referência celestial para quem tiver olhos para ver e ouvidos para ouvir, a existência da Bíblia Sagrada, a qual uma parcela da humanidade não acredita por ser Escrituras feitas por profetas, mestres e discípulos com narrativas orientadas pelo Criador, mas, inassimilável pelos homens que vivem muito mais da matéria do que do Espírito. Muitos até nem nos espíritos acreditam. Também aceito que possa ter havido muitas alterações feitas pelos humanos responsáveis pela tradução dos papiros inspirados por Deus. Quanto aos Evangelhos, do Novo Testamento, eles são mais ou menos padronizados, iguaizinhos, dando-nos um maior crédito apesar de não termos a compreensão total dos textos, que foge totalmente do nosso entendimento por não sabermos ler entre-linhas, que dizem muito mais do que as próprias frases que os compõem. Apesar da minha visão limitada quando leio a Bíblia na maioria dos ensinamentos, sinto, não sei se por inspiração ou por acreditar cegamente em Deus, ser um livro sagrado, um livro que não é deste mundo, uma cartilha, que poderá, como a bússola orientadora do viajante, orientar o nosso progresso espiritual. Como já disse, respeito todas as religiões com seus erros e acertos. Sou da religião católica mas não sou um católico praticante. Acredito que todos, em todas as religiões, se tiver Deus no coração e o coração for bom, já está no caminho certo, não precisando frequentar igrejas ou templos. A maior religião que agrada a Deus é ser um Cristão verdadeiro, que pratique a caridade, que não seja um prevaricador, um assassino, um desagregador, um maledicente. Quanto aos pecados mais brandos, todos os homens, sem exceção, os praticam, dado a incredulidade nas coisas de Deus e a pouca fé reinante no planeta Terra. Vivamos pois o verdadeiro Cristianismo...
    Um grande abraço a todos.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por falar nisso tudo, lembremo-nos que deus está também na música . Hoje o Altíssimo chamou de volta para abrilhantar o som celestial , o grande B. B. King , aos 89 anos ( diabético) . Grande legado dos blues , ele deixou , além de um espírito alegre e jovial mostrado pelo dedilhado na sua "Lucille" ( Gibson).
      O mundo sem a música seria horrível . E deus está presente na música.

      Sidnei

      Excluir
  21. Sim! E principalmente na música Sidnei, ou alguma vez não se pegou inesperadamente com os olhos marejados ao ouvir uma música que nem conhecia? Ou, enlevado?
    Meu filho hoje com 44 anos um dia foi embora para os EUA para nadar e com a natação pagar sua universidade na forma de bolsa. Por vezes nos visita e temos sempre contato.
    Quando saiu daqui, levou consigo uma mala com roupas, seu violão - comprado a prestação com o pouco que ganhava ao nadar pelo Flamengo -, e o radinho com toca-fitas (Gervásio). Como eu gostava de blues que interpretava como um lamento dos negros norte americanos, ele também ouvia comigo.
    Então já a tempos nos EUA um dia foi num concerto em Nova Orleans, para ver quem? B.B King. E não é que conseguiu sentar-se bem a frente dele? Ouviu embevecido e quando terminou B.B. King lhe deu a palheta que acabara de usar.
    Similitudes? Sei não. Só sei que tem festa no céu! B.B. King voltou!!
    Você está certo numa coisa Sidnei, que mundo horrível seria este sem a música. Credo!

    Para quem gosta, deixo um link

    https://www.youtube.com/watch?v=4YtwZxrnfNU

    Abraço!
    Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma simples palheta que faz vibrar cordas não representa muita coisa , mas pertencendo ao gênio B B King e sendo ofertada por ele, torna-se um tesouro
      valioso . Guarde-a e sete chaves, como guardo autógrafos de grandes figuras , como Christopher Lee (Drácula) , Eric Clapton, Mick Jagger, Paul Simon, Sarah Vaughan e meu grande ídolo de todos os séculos: Paul McCartney ( com dedicatória no famoso álbum branco). Quem vive a música vive mais e melhor .

      Excluir
  22. Sinto-me na obrigação de tecer mais um comentário extra, sendo exatamente mais para fazer um agradecimento. Este agradecimento é para o nosso respeitado e querido amigo VSRoccha, sincero, sem segundas intenções, sem provocações, é realmente um agradecimento verdadeiro. Fiquei impressionado com o seu comentário depreciativo sobre a novela "Os 10 Mandamentos", da Rede Record. Ontem mesmo resolvi assisti-la, confessando que a minha impressão sobre a novela foi muito diferente da sua, quando, com a mente liberada, aprovei-a totalmente. É uma novela voltada para as coisas de Deus, e mesmo contendo algumas distorções, agradou-me em cheio, porque, nojento mesmo, são as novelas da Rede Globo, diabólicas, que objetivam destruir as famílias, destacando com insistência o homossexualismo escancarado, culminando com um longo beijo na boca entre duas renomadas atrizes, que são obrigadas a cumprir determinações deploráveis da Emissora. Tenho escutado que a Globo tenciona tirar do ar a novela "Império", devido a perda acelerada de audiência. Quem planta, colhe! Mas, voltando à novela Os 10 Mandamentos, é uma novela bíblica contando a história de Moisés. Assisti um capítulo importante, (agradecendo muito ao amigo Roccha), no momento em que Moisés reencontra a sua família hebraica que julgava morta, havendo muitas inserções rápidas, desde o tempo em que ele era um recém nascido, o que deu para reconstituir o início da novela. Confesso sem constrangimento, que sendo um emotivo, um bebe chorão, meus olhos chegaram a ficar umedecidos.
    Um abraço, amigos.
    Almir Papalardo,

    ResponderExcluir
  23. Perguntaria: O cérebro "fabrica" pensamentos Almir?
    Então, o que o faz sensível, e por vezes chora ou tem vontade de chorar?
    Algo que "vive" em você, ainda além de seus pensamentos?
    Alguma vez já parou, para pensar sobre isso?

    Retribuo o abraço
    Ivan Ditscheiner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cérebro do surdo jamais saberá o que é som.
      O cérebro do cego jamais imaginará cores.
      O cérebro de quem nasce sem tato não sente dor e se for cego não conseguirá reconhecer as formas.
      O cérebro sem olfato não sentirá o paladar e o cheiro das coisas.
      Para ter pensamentos concretos, há de se ter os cinco sentidos, nascer faltando um deles, os pensamentos não serão um todo.
      Se um cérebro não tiver nenhum dos 5 sentidos está morto, não pensará nada, não há o que concatenar, não aprenderá nada.
      O que faz o cérebro sensível são os sentimentos produzidos pelos sentidos.
      Coração batendo, pulmão respirando, não existe com morte cerebral.
      As máquinas continuam a fazer o trabalho.
      O exame de morte cerebral é feito com o agulhas, cócegas e som, observando o eletroencefalograma e as pupilas.

      Excluir
  24. Depois de 46 comentários diversificados, parece que encerrou-se o eloquente debate "Dificuldades Filosóficas". Foi um debate proveitoso e até mesmo prazeroso, quando, certamente, aprendeu-se muitas coisas novas. Foi realizado sob um alto nível de cordialidade, de educação, civilizado, quando todos acataram o pensamento diferente de cada um debatedor. Estamos pois, todos nos, de parabéns pela performance realizada pacificamente.
    Então, para concluir a discussão, gostaria ainda de fazer uma pequena ponderação, a qual não tive a oportunidade de comentar anteriormente. Julgo mesmo imprescindível inserir este pequeno adendo, para tornar a Bíblia Sagrada, talvez, mais respeitada e um pouco melhor compreendida para nós, que vivemos em pleno século 21.
    Todos reclamam das Escrituras Sagradas pelos seus textos serem de impossível compreensão, contendo muitos absurdos, daí a sua inautenticidade, dizem os críticos. Ninguém analisa entretanto, que a Bíblia foi escrita há mais de dois milênios, época em que o povo ainda era primitivo, ou na melhor das hipóteses, saindo da primitividade. Nínguem pode fugir desta realidade, porque, um povo que pune seus condenados com a desumana crucificação, que manda matar todas criancinhas do sexo masculino por não saber qual delas seria o Messias. não pode ser um povo civilizado, evoluído, não pode de maneira nenhuma raciocinar como nós. Portanto, a Bíblia foi escrita por um povo e para um povo selvagem! Teria mesmo que ser dura, com ensinamentos rígidos, adaptada para a vida daquela época e não para a vida da nossa época. Mesmo assim constatamos que os ensinamentos daquele tempo, até hoje, servem para o nosso tempo e servirá ainda para outros milênios que estão por vir. E mais uma das razões que fortalece a minha crença nas coisas divinas.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
  25. Então para encerrar, discutamos o que é o universo pessoal?
    A bíblia é o universo pessoal da tribo de Adão e descendentes.
    Havia outras tribos na época, como aquela que Caim fundou Enoque.
    O universo de cada tribo era restrito.
    Nem todas as tribos daquela época seguiram e trilharam os mesmos caminhos.
    Então se fala do messias salvador.
    Não seria ele o messias salvador dos anseios daquela tribo?
    Não se pode afirmar.
    Abrão e moisés viveram para salvar o povo judeu.
    Não teria Jesus vindo para salvar o seu povo?
    Bem, ele foi desacreditado pelo seu próprio povo.
    Salvar o homem de que?
    De sua própria vida e atribulações o homem é feito e seu universo muito pequeno.
    Somos atrelados teluricamente a universos muito pequenos.
    Vejamos o universo da tribo brasileira, sempre a procura do messias salvador.
    Por isso elegeram como presidentes, um umbandista cheirador de pó, um que tentavam de todos os modos provar seu machismo, um filósofo de esquerda corrupto, um retirante nordestino para se o Sassá Mutema, e uma mulher que para ser burra só falta o vômer, os antolhos já possui.
    Todos quando falam de universo pensam em algo infinito e gigantesco.
    Ele é finito e pequeno na natureza pessoas das tribos.
    A salvação está no meio de nós, nos equilíbrios de nossas atitudes.
    Se cada brasileiro pensasse em ser seu próprio salvador, não procurariam nenhum messias.
    Muitas atitudes deveriam ser em conjunto, de todo o povo, como o combate a corrupção, mas somos alienados, e alguns poucos acabam elegendo Moro.
    Lembro de agradecerem a deus pelo juiz que trabalhou na venda da varig, depois virou demônio.
    Há os messias do aerus, dos aposentados, tipo Paulo Paim, mas nenhum deles nos conduz ao paraíso.
    Qualquer dia desses coloco meus debates com Orlando Fideli da TFP "tradição família e propriedade" Da associação cultural Montfort.
    Eis aqui o site:
    http://www.montfort.org.br/old/
    Se formos ver de onde Karl Marx imaginou as comunas, basta ver o que os jesuítas fizeram em suas reduções, escravizando os indígenas pelo mundo.
    O Vaticano é o maior país comunista capitalista do mundo, que sustenta um bando de vagabundos.
    Há 3 maneiras de se tomar o poder:
    - do modo antigo sendo o mais forte
    - do modo medieval fazendo gangues de sangue azul
    - do modo moderno pela palavra cercado de discípulos

    A história sempre tem 3 versões:
    - a verdadeira
    - a contada e aumentada através dos tempos
    - a dos discípulos
    Ou seja quem conta aumenta uma ponta.
    Cito por exemplo o teorema mais famoso do mundo:
    O teorema de Pitágoras.
    Não lhe tiro o mérito de ter colocado no papel o que os egípcios já conheciam há 5 milênios antes.
    Iluminado é aquele que tem grandes ideias.
    Vejam aquela história ou anedota do inventor do grampo pode cabelo, ficou rico o sujeito que colocou as dobras.
    Estamos a discutir mais história do que filosofias.
    Quem inventou o avião?
    São centenas de contribuições, eu fico com Giovani Venturi que usou Princípio de Bernoulli, para descobrir a aerodinâmica, o resto colocou as dobras nos grampinhos.
    bom dia

    ResponderExcluir
  26. Pois é, são por volta de 7 bilhões e trezentos mil humanos. E se aqui temos a Bíblia, o outro lado vai todo para o inferno? Salvação dos ocidentais?

    Ivan Ditscheiner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, 32% deles tem o alcorão e os infiéis devem morrer e ir para o inferno, 34% que são cristãos.
      O resto que não possui religião, nem é cristão ou muçulmano, quer a paz.

      Excluir
  27. sabe o que seria um insight?
    Socrates teve um tremendo insight quando disse:
    quanto mais penso que sei nada sei ...
    o que significou para ele?
    sua (nossa) ignorância e muitas vezes prepotência
    ante a magnitude do Universo

    em verdade somos ainda, crianças espirituais

    Ivan Ditscheiner

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-