quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

[Língua Portuguesa] Sintagma

O que é um Sintagma? 

Colunas anteriores:

Um comentário:

  1. Sintagma é um conceito que se usa no âmbito da gramática para evocar um grupo ou um conjunto de palavras que constitui um tipo de constituinte sintático. Este constituinte sintático permite formar outros subconstituintes. Conhece-se como núcleo sintático a palavra que apresenta as características básicas do sintagma e que corresponde ao constituinte mais importante deste.

    Pode-se dizer que um sintagma é uma unidade sintática composta por palavras e morfemas organizados hierarquicamente em torno do núcleo sintático. As orações podem decompor-se em sintagmas, que estão ligados entre si através de relações sintáticas e semânticas.

    Os sintagmas podem classificar-se em endocêntricos e excêntricos. Os sintagmas etnocêntricos são aqueles que supõem projeções máximas do seu núcleo e que partilham a mesma categoria gramatical que ele. Os sintagmas exocêntricos, no entanto, não têm núcleo.
    Atualmente, a classificação mais frequente fala de sintagmas lexicais e sintagmas funcionais. No primeiro grupo pode-se mencionar os sintagmas nominais (o seu núcleo é um substantivo ou um pronome), os sintagmas preposicionais (conta com, pelo menos, uma preposição que funciona como núcleo e com um complemento obrigatório), os sintagmas verbais (um verbo com significado lexical é o seu núcleo), os sintagmas adjetivais (um adjetivo funciona como núcleo) e os sintagmas adverbiais (baseados num advérbio).

    Os sintagmas funcionais, por sua vez, são aqueles cujo núcleo não apresenta significado lexical. Podem dividir-se em sintagmas de tempo (um verbo auxiliar), em sintagmas complementares (um nexo subordinante) e em sintagmas determinantes (um indicador de definição, quantidade ou tipo de referência).
    Fonte: https://conceito.de/sintagma

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-