quinta-feira, 8 de julho de 2010

Holanda e Espanha vão quebrar uma velha tradição

Dentro de dias, em Joanesburgo, vai haver um oitavo país a inscrever o seu nome na lista de campeões do mundo de futebol.



A Holanda vai disputar a sua terceira final, mas foi sempre derrotada no jogo decisivo e a Espanha chega pela primeira vez à última etapa da principal prova de selecções. Os espanhóis podem, inclusivamente, repetir o feito da França e Alemanha, ao acumular os títulos europeu e mundial.
Independentemente do vencedor da final do Campeonato do Mundo do próximo domingo, no Estádio Soccer City, ser a Espanha ou a Holanda, há já uma certeza: pela primeira vez nos últimos 48 anos vai ser quebrada a tradição de o campeão mundial ser, de forma alternada, europeu e sul-americano. A última vez que o mais importante título de selecções se manteve de forma consecutiva no mesmo continente foi em 1962, quando o Brasil venceu a prova após já ter sido campeão quatro anos antes.
Para além de terem a possibilidade de vencer um Campeonato do Mundo pela primeira vez, Espanha ou Holanda irão tornar-se na terceira selecção europeia a vencer a competição fora de casa. Para além da Alemanha e da Itália, os únicos países da Europa a vencer o Mundial foram a França e a Inglaterra. No entanto, ingleses e franceses conseguiram triunfar a jogar em casa. Outro facto relevante é que a Espanha ou a Holanda vão tornar-se na primeira selecção europeia a vencer fora da Europa.
No historial dos confrontos entre os dois países, não há nenhum duelo que tenha ocorrido no decorrer de fases finais de Campeonatos do Mundo ou da Europa. Dos oito jogos entre a Espanha e a Holanda já disputados, seis foram particulares, dois na fase de qualificação para o Euro 84 e o último decorreu a 27 de Março de 2002.
Apesar do saldo ser favorável à "Laranja Mecânica" (quatro vitórias, três derrotas e um empate), o equilíbrio tem sido a nota dominante sempre que as duas selecções medem forças: apenas no primeiro jogo entre os dois países, em 1957, se registou um resultado desnivelado (vitória da Espanha por 5-1). Desde essa altura, sempre que se registou uma vitória de uma das duas selecções, foi sempre pela margem mínima.
ornal "Público", 08.07.2010 - 08:52 Por David Andrade

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-