domingo, 3 de outubro de 2010

Uma dívida que se pagou caro

Trincheira na 1ª Guerra Mundial, 1914-1918


O culpado da II Guerra Mundial conhecemo-lo, mas da anterior foram todos culpados. No entanto, finda a guerra, agiu-se como é costume: quem perdeu, paga. A Alemanha perdeu e os generais alemães assinaram o armistício, em 1918. A Alemanha foi considerada única culpada e, pelo Tratado de Versalhes, em 1919, obrigada a pagar. Perdeu colónias, a frota mercante, gado e carvão, perdeu o direito de se rearmar e assinou uma dívida financeira esmagadora. Milhões pagos em ouro, o que tornou o marco uma ficção. Os escritores alemães desse período (na minha juventude lia-se muito, por exemplo, Erich Maria Remarque) contam as donas de casa que iam ao mercado com um cabaz cheio de notas. A inflação não era galopante era foguetante: em Fevereiro de 1923, um dólar valia 160 mil marcos, em Novembro, valia 4200 milhões de marcos. Creio que em O Obelisco Negro, Remarque conta o azar do pobre dono de restaurante que vendeu senhas para refeições - semanas depois estava a trocar mentiras (o nenhum valor da senha) pela comida real que era obrigado a servir. Da fome desses dias, a Alemanha ficou com horror à inflação. Da humilhação desses dias, alimentou-se o nazismo. Uma boa lição, uma má lição. Aqui se lembra porque o jornal El Mundo me lembrou que este domingo, 3 de Outubro, a Alemanha pagará a última parcela, 69,9 milhões de dólares, da sua dívida do Tratado de Versalhes.
Ferreira Fernandes, Diário de Notícias, 03-10-2010

Um comentário:

  1. Pois é,"quem perdeu,paga".Muito bem colocado,principalmente sobre o que veio a seguir:todos foram culpados pela 1a. guerra mundial,mas a Alemanha ficou de bode expiatório:arrasada,humilhada,submeteu-se ao pagamento da dívida de perdedora. Resultado:já dá pra imaginar,né? Nunca tinha pensado nisso. Muito bom. Anita.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-