![]() |
Louise Raggio |
Era uma vez um tempo, não muito distante, em que as mulheres casadas não podiam ter contas bancárias próprias, assinar cheques ou, simplesmente, negociar o que quer que fosse sem ser na presença do marido; além disso, se se divorciassem ficavam sem proteção quase nenhuma para elas e para os filhos. Isto não se passava apenas no mundo islâmico, mas em numerosos estados americanos e em diversos países europeus. Para dar a volta ao texto (legal), surgiu em devido tempo no palco do mundo uma mulherzinha viva e de cabelo encaracolado chamada Louise Hilme Ballerstedt, filha de emigrantes alemães no Texas. Este Estado, um dos mais conservadores dos EUA, era aliás o palco ideal para Louise atuar. Estudante de Direito, casou com um colega chamado Grier Raggio, de quem adotou o apelido. Quando ele voltou da guerra psicologicamente afectado e incapaz de dar conta do recado da vida, foi ela que trabalhou para sustentar ambos – o que na América profunda foi considerado um escândalo. Em 1956, quando Grier melhorou, fundaram a firma de advogados Raggio & Raggio, e o fato de uma mulher ser sócia do marido também foi visto como algo de iconoclasta. Mas seria como procuradora do Ministério Público que Louise se viria sobretudo a distinguir, contribuindo decisivamente para a aprovação, em 1967, da Lei da Propriedade Conjugal, que alterou por completo o panorama das relações entre os cônjugues – tanto no Texas, como, por reflexo, nos próprios EUA e fora deles. A mulher que tinha nome de raio e a quem chamavam “Tornado” morreu no domingo, 23 de Janeiro, com 91 anos, mas há muito que era já um monumento vivo, um símbolo e um sinal.
L.A.M., Visão, nº 934, 02-02-2011
Dallas Divorce Law presents Louise Raggio, called the "Mother of Family Law in Texas," worked for women's rights for well over a half century. This video has been used to introduce the endowed lecture series at Southern Methodist University SMU named for her. The video has clips of some of the past speakers including Gloria Steinem and Gwen Ifell. Mrs. Raggio founded the Dallas law firm of Raggio & Raggio in 1956 with her husband and where her three sons and other lawyers continue the practice of family and divorce law. For more information, including about her book "Texas Tornado", see www.raggiolaw.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-