segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vale a pena? - A história de um Mané Pato (I)

Anterior:
Vale a pena? - A história de um Mané Pato

Em julho de 2008, o aposentado da Varig, Isaías Guimarães, publicou um livreto que historia o drama dos participantes do Instituto AERUS de Seguridade Social.
Em algumas manifestações de que participei  distribuí alguns exemplares.
Em setembro desse ano lembramo-nos, Paulo Felske e eu, de transcrever o livreto num tópico específico da comunidade (do orkut) “Comissários/as Aposentados RG”. E assim fizemos.
É de lá, desse tópico, que vou copiar os trechos que serão (re)publicados neste blogue.
Harry Strömdhal, também aposentado da Varig, residente em Porto Alegre, digitalizou em formato .pdf o livrinho. Tenho uma cópia. Quem se interessar é só dar um toque!
Vamos lá!

NOTAS DO AUTOR
1) Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com os personagens nela constantes, terá sido mera coincidência.

2) Os fatos lembrados pelo autor, são reais, extraídos de sua própria memória e registros pessoais, além de consultas aos acervos jornalísticos, disponibilizados ao público em geral pelos órgaos de comunicação, através de meios físicos ou virtuais.

3) A reprodução desta obra é proibida em todo, ou em parte, sem autorização do autor, estando o registro dos direitos autorais em andamento junto ao EDA (Escritório de Direitos Autorais), da Biblioteca Nacional.
4) Contatos pelo e-mail: isaguim1@gmail.com

Homenageando e agradecendo
Os mais de oito mil colegas aposentados da Varig, que foram vítimas da insensibilidade dos ex-dirigentes da empresa, e do Instituto Aerus, que, com a ajuda imoral do Ministério da Previdência sacrificaram sem pejo, a camada mais fraca de nossa sociedade, agora mais que nunca, corrompida e essencialmente materialista, pois afinal não poderiam cometer a irracionalidade de preterirem seus interesses econômicos, em favor de alguns poucos milhares de velhos imprestáveis, que têm como único mérito, o fato de haverem cumprido inteiramente sua função social, trabalhando honestamente durante décadas, e pagando com sacrifício, a contribuição necessária a uma velhice tranqüila; sonho que infelizmente não se materializou.

Os companheiros da luta contínua que temos sustentado contar os poderosos, em busca da dignidade perdida! Refiro-me aos que têm participado ativamente das manifestações públicas e muito particularmente aos incansáveis freqüentadores de nossa comunidade "orkutiana", sob a gestão competente e imparcial do Jim, trazendo pelos meios virtuais, importantíssimas e atualizadas informações, assim como, participando de não menos importantes, e por vezes acalorados debates; tudo em nome desta luta estafante e desigual. Além do Jim, participaram dos debates nos últimos 40 dias: Paizote, Paulo, Cesar, Clara, Eunice, Harry, Dueli, Celinha, Amaury, Vivi, Carlos, André, Eliana, Circe, Elaine, Fernando, Rodolpho, Aloysio, Robson, Vera Elena, Lucila e Eloisa.

Minha esposa, meus filhos, e minhas quatro netas, que têm dado apoio incondicional a todas as minhas realizações, inclusive com ajuda financeira; destacando neste trabalho, minha neta Fernanda, que mesmo com sua pouca idade - 11 anos -, foi capaz de captar a idéia, e retratar com perfeição, através da capa criada para nossa "historinha", o risco iminente de naufrágio, do Sistema Nacional de Previdência Complementar.
São Paulo, 31 de julho de 2008.
O autor

Próximo:
Vale a pena? - A história de um Mané Pato (II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-