terça-feira, 26 de março de 2013

Aniversário infame

José Carlos Bolognese
Prezada Senadora Ana Amélia,
Gostaria de convidar a senhora para um aniversário que eu lamento muito comemorar. Na verdade, quem está “comemorando” esse aniversário é o governo, o estado brasileiro, a “união” (do quê?) o judiciário, ágil como uma lesma quando se trata dos interesses de trabalhadores e aposentados. Mas não a convido para comer o bolo de iniquidades que vêm nos servindo há sete anos. Assim em lugar de convidá-la para soprar a velinha número sete, eu peço a claridade de seu discurso, o mesmo que tem feito repetidamente defendendo os direitos dos aposentados e ex trabalhadores da Varig.
Praticamente já está garantido que o nosso drama Aerus/Varig chegará aos sete anos em 12 de abril próximo, ainda sem solução. Nesse tempo todo exaurimos nossas energias, fomos ao limite do possível para demonstrar que se punem milhares de trabalhadores pelo crime de terem trabalhado pelo país e poupado para os difíceis anos da velhice. E faço questão de dizer que nosso limite sempre esteve dentro de padrões civilizados. Ainda que, o modo como somos tratados venha com a marca da brutalidade. Apesar de tanta injustiça contra nós, não perdemos a noção de valores que norteiam uma sociedade democrática, onde o estado é o guardião da cidadania e não o seu algoz.
Mas, cada vez mais acreditamos menos que se viva numa democracia no Brasil. Os atuais ocupantes do poder estão há sete anos punindo os funcionários da Varig, mas estão há dez subordinando este país a uma ideologia nefasta que visa tão-somente sua permanência perpétua no controle da vida dos brasileiros. Não é assim porque eu quero. É assim porque é! Não é preciso ser dotado de super inteligência para fazer as contas e ver que com todo o desperdício, corrupção, erros primários de administração, aparelhamento do estado e tantos outros escândalos, seria possível salvar a Varig muitas vezes e evitar essa degradação moral sendo imposta a seus ex trabalhadores. Todos esses recursos gastos com propaganda que envenena mentes, obras inacabadas, viagens inúteis que nada de bom trazem para o país, como esta última da soberana que além da esbórnia com dinheiro do contribuinte, ainda nos envergonham com as asneiras ditas ao Papa Francisco no Vaticano. Ainda temos a violência, que em dez anos de poder deste grupo nada se fez para mitigar. E ainda, os desastres naturais como agora na serra de Petrópolis, onde tudo que a presidente faz é ir a uma missa e fazer promessas que não cumprirá.
É impossível no espaço de um texto como esse, elencar todas as evidências de estarmos falando de gente que precisa ainda aprender muito para se atrever a dirigir um país. A minha, a nossa esperança é estarmos agora nas mãos da Suprema Corte, o STF. Mas essa circunstância, eu a vejo com muito temor, pois pode sair de lá algo que não seja o que esperamos e merecemos. Para mim assusta termos chegado a uma instância tão no limite institucional.
Se dos ministros do STF não sair um basta a esse estado deplorável de injustiça, como será possível a nós outros continuar vivendo? Como vamos pagar pelas coisas básicas da vida que mal podíamos manter com a aposentadoria e os salários que foram terminados? E a saúde, já que planos e convênios passaram a ser história pra nós?
Finalizando, soube que um antigo colega de Porte Alegre teme não ter dinheiro nem para o próprio enterro. Será que a demagogia reinante vai criar o “bolsa caixão” para o pessoal da Varig? Com o bolo envenenado que vêm nos servindo a cada 12 de abril, parece fácil de se esperar.
Obrigado por sua atenção, Senadora,
Título e Texto: José Carlos Bolognese, Comissário de Voo aposentado da Varig, 65 anos/30 anos de Varig/20 anos pagando ao Aerus

Relacionados:


2 comentários:

  1. A Senadora Ana Amelia, o Senador Alvaro Dias e OSenador Paulo Paim estão sempre fazendo discursos intercedendo pelos roubados do Aerus, mas quem pode fazer alguma coisa por nós não faz.
    Só nos resta a fé em Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vera!
    Obrigado pela visita.
    Sabe, Vera, em princípio, é muito fácil fazer discursos em prol de uns e de outros quando se está na oposição. Não quero crer que seja o caso dos senadores Alvaro Dias e Ana Amália Lemos. Agora, quanto ao senador Paulo Paim, o que dizer? É um dos maiores demagogos que conheço!
    O cara não sai do PT e continua iludindo muita gente que acha que ele tem preocupações com os aposentados. Que nada! Ele é petista, portanto, endossa, defende e representa os valores do Partido dos Trabalhadores. Ponto final!
    Que nem um sindicato próximo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-