terça-feira, 26 de março de 2013

Balança corrente portuguesa a caminho de excedente de quase 5%

Eva Gaspar
Há duas décadas que Portugal não apresentava contas externas com sinal positivo. Correcção desses desequilíbrios crónicos vai prosseguir, prevê o Banco de Portugal.
O Banco de Portugal antecipa um excedente da balança de bens e serviços menos expressivo para este ano do que previa em Novembro (2,8% do PIB, em vez de 3,1%). Em contrapartida, a balança corrente e de capital (agregado que inclui o anterior) deverá registar um excedente maior neste ano do que o inicialmente previsto (3,6% em vez de 3,1%), que será ampliado para 4,8% em 2014.
As novas projecções constam do Boletim Económico de Primavera, divulgado nesta terça-feira, 26 de Março.
“A economia portuguesa apresentou uma capacidade de financiamento em 2012, tendo o saldo da balança corrente e de capital passado de um défice de 5,8% do PIB em 2011 para um excedente de 0,8%”. Esta evolução positiva deve ser prosseguida em 2013 e 2014, representando um “aspecto marcante do processo de correcção do desequilíbrio externo, depois dos défices muito elevados registados durante um período prolongado”.
A melhoria do saldo externo, acrescenta o BdP, terá um impacto favorável na posição de investimento internacional da economia portuguesa e representa mais um "aspecto marcante da actual projecção".
Título e Texto: Eva Gaspar, Jornal de Negócios, 26-03-2013, 15h48

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-