sábado, 23 de março de 2013

Rui Ramos: "Mudar o governo não vai acabar com a crise"

Historiador avisa para os perigos da saída do euro e diz que o federalismo europeu não é alternativa à troika
Entrevista do historiador Rui Ramos a Luís Rosa e Rita Tavares, jornal “i”, 23-03-2013. Excertos:


Que país é que vai sair da crise, que classifica como uma das maiores dos últimos cem anos?
O país habituou-se a viver aos altos e baixos, entre períodos de crescimento económico e períodos de recessão. As recessões correspondiam como que a fases de dieta que eram ultrapassadas rapidamente. Era como uma pessoa que, perto da época balnear, reparava que era capaz de não ficar muito bem com o fato de banho, fazia uma dieta forçada, conseguia uma figura que não o envergonharia na praia e, em Setembro ou Outubro, voltava a engordar, e na Primavera pensava outra vez nessa questão. Em 2001, quando se sentiram as primeiras dificuldades, mudou-se o governo e julgou-se que bastaria fazer uma pequena dieta, para depois voltar ao que era antigamente. Ora, isso nunca mais resultou.

E neste momento já nos convencemos de que temos de ser vegetarianos ou mais comedidos na alimentação?
Mais de dez anos de crise habituaram-nos à crise. Isso não quer dizer que tenham sido criadas novas expectativas - não foram. Ainda não descobrimos uma outra maneira de viver que nos poupe aos altos e baixos e nos tire deste baixo prolongado onde estamos. Por outro lado, a própria classe política nunca se adaptou à nova situação e continua a fazer vida normal: se há um governo, é para derrubar. A troika chega quando estamos em risco de ruptura de pagamentos, os partidos de governo assinam o Memorando e, uns meses depois, estão a culpar a troika pela situação, e depois estão a culpar o governo e as previsões do ministro das Finanças. Estamos perante uma classe política que se encontra numa situação em que não sabe o que fazer. Escolheu o caminho mais fácil, que é encontrar um bode expiatório - neste caso, o governo. Paradoxalmente, esta mistificação só pode durar se o governo continuar. A classe política precisa de que este governo se mantenha para continuar a culpá-lo. É, obviamente, uma das maiores crises de sempre, das mais prolongadas. Nunca em Portugal as pessoas foram tão dependentes do Estado, o que faz desta uma crise que atinge toda a gente e abalou o sistema político.

Se a solução não está na oposição, está na renovação da maioria ou de um novo governo que nasça da maioria?
Não sei se isso é uma solução. Essa é a ilusão que o próprio sistema nos cria. Precisamos de acreditar nisso. Era bom que as coisas fossem tão simples. Não sei como classificar a ideia de que todos estamos a ver as dificuldades e só o governo não está: mistificação, ilusão, mito, lenda, fé... Esta ideia de que, por um golpe de magia, só as pessoas que estão no governo é que não vêem aquilo que nós estamos a ver... Mudar o governo não vai acabar com a crise.

Independentemente do governo, havia um menu de medidas acordado com a troika. Hoje, já muitos, incluindo o PS, admitem que, dentro desse guião, o caminho podia ter sido outro. Isto podia ter corrido de outra maneira, sem tanta austeridade?
Não percebo qual a grande margem de manobra que este governo tinha. Teve de negociar todas as medidas com a troika. Dizer que estava livre para fazer o que quisesse é a negação da realidade. Continuamos a viver nessa negação: o Memorando nunca existiu, José Sócrates nunca existiu, o PS nunca assinou nada, este governo encontrou uma situação próspera e pôs-nos nesta situação por capricho ideológico. Se é isto em que querem acreditar, acreditem. Não sei é onde podemos chegar acreditando nessas lendas.

Tanto faz o lugar que ocupa cada partido neste momento, a acção é sempre a mesma?
Os partidos deixaram de ter meios para aplicar políticas diferentes e a maneira de ultrapassar isso é aumentar o ruído, acusar o outro de ter ideologia. A oposição, neste momento, pode querer fazer crer que isto é uma questão ideológica, que se resolve com a mudança de ideologia. Estamos a confrontar-nos com uma realidade excessiva para nós, por isso criámos este enorme ruído, esta lenda urbana relativamente ao neoliberalismo do governo e à sua enorme margem de manobra em 2011. É reescrever a história de uma maneira desenfreada. E depois criou-se também a mística das grandes manifestações. É preciso dizer que toda a população está junta na rua contra o governo. É patético.

Estas manifestações também são uma mistificação, têm um cunho político?
São nitidamente organizadas por sectores oposicionistas relacionados com os partidos da extrema-esquerda. Basta dizer isso para ver que aquilo não é a base de nada. Há um descontentamento, sim, mas quem está contente? A ideia de que há gente contente é uma ilusão. Agora, onde é que está a alternativa? Se houvesse uma alternativa mais fácil, ela teria sido já adoptada.

Em termos de governação, a incompreensão das pessoas não está relacionada com a forma como muitas das medidas têm sido comunicadas?
É óbvio que as lideranças fazem a diferença. Há líderes que suscitam confiança e afecto e, em situações de crise, isso é ainda mais importante do que em situações normais. Resta saber se temos um sistema político capaz de suscitar esse tipo de lideranças e a confiança nelas. Uma coisa que resultou na nossa democracia foi um grande processo de desgate das lideranças políticas. Criámos uma situação em que a própria comunicação, por mais trabalhada que fosse, nunca funcionaria bem, porque a nossa atitude é “nós não os queremos ouvir”. Neste momento, não estou a ver como é que este ou outro governo poderia comunicar melhor.

A queda do governo pode solucionar alguma coisa?
Eu não estou a dizer que este governo deve ficar lá para sempre e que não há no país ministros melhores do que estes. O que digo é que a queda deste governo representaria, em primeiro lugar, a destruição de uma maioria que, neste momento, sustenta no parlamento um governo normal. A primeira dúvida era se seria possível refazê-la com outros componentes. Uma queda deste governo que não fosse pela autodissolução da maioria abria um precedente preocupante. Ficávamos a saber que, doravante, bastaria parecer que as coisas estavam a correr mal para cair um governo. Os riscos são muito grandes.
Entrevista do historiador Rui Ramos a Luís Rosa e Rita Tavares, jornal “i”, 23-03-2013.
Leia aqui a entrevista completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-