sábado, 29 de junho de 2013

De: Tupã – Para: Caciques


José Costa
Atenção!... Caciques demais nas ocas!
Peço a todos os Caciques da Nação A.E.R.U.S para irem para a selva de pedra, levando seus guerreiros, suas mulheres, seus curumins, no dia 1º de julho, concentrando-se na aldeia Candelária, bem antes do sol estar em cima.
Deixem apenas nas suas ocas, os Pajés que tem a função outorgada por mim, para me informarem o que se passa.
Cacique das tribos, Maués, Tamoios, Tupis, caetés, xavantes lembre-se que apesar das nossas diferentes línguas, a raiz da nossa Nação é uma só.
Devem ir para a selva de pedra, com os seus tambores, seus apitos, seus arcos, suas flechas, seus corpos pintados com as tintas da guerra só para mostrar aos aventureiros, quem vocês são e o que podem fazer.
De guerra só permito os gritos e os cantos.
Não esqueçam que os  colonizadores foram embora e os que agora querem dizimá-los, usam roupas estranhas e habitam o seco e árido planalto central.
São perigosíssimos.
Não continuem cometendo erros de ir para as florestas em pequenos grupos, pois isso é como uma pequena cuia que nunca vai conseguir lavar as suas almas ofendidas e não foi isso que eu disse para fazerem.
Aproveitem esse presente da revolta popular, que lhes dei com amor e mostrem que vocês são de uma Nação guerreira e, como tal, têm que me provar que mereceram esta dádiva.
Não vai haver uma segunda chance.
Portanto comecem a rufar os seus tambores e a chamar os que estão indecisos, para a grande aurora que JACI (sol), vai trazer às suas vidas, comparecendo em massa sem maças ou bordunas, para fazer estória dentro de uma história neste dia 1º de julho, segunda-feira.
Que vocês consigam, com determinação e orgulho, chegar a Araxá (lugar onde se divisa o sol)
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 67 anos, 50 de trabalho

Relacionados:

Um comentário:

  1. Paulo Felske de Moura30 de junho de 2013 03:31

    Caro José Manuel,
    Primeiramente obrigado pelo bom humor. Somos dos tempos que tínhamos que aprender o nome das tribos dos Índios, quem lutou do lado dos Franceses, quem ficou do lado dos Portugueses. Tínhamos até que saber quem era Caramuru.
    Você esqueceu-se de citar duas tribos importantíssimas aqui das nossas paragens, ambas extintas, os Tupinambás e os Aymorés, e, essa aula eu não faltei, Jaci é a Lua, o sol é Coaraci. Viu só o que foi faltar uma aula, a gente aprendia isso com 6,7, 8 anos de idade, tudo bem confundir a Lua com o Sol a essa altura. Estaremos lá, na Candelária, bem antes do Coaraci ficar alto.
    Ficar pelado como ficávamos antes de Cabral vale, Grande Cacique??

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários "anônimos".

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-