sábado, 29 de junho de 2013

De: Tupã – Para: Caciques


José Costa
Atenção!... Caciques demais nas ocas!
Peço a todos os Caciques da Nação A.E.R.U.S para irem para a selva de pedra, levando seus guerreiros, suas mulheres, seus curumins, no dia 1º de julho, concentrando-se na aldeia Candelária, bem antes do sol estar em cima.
Deixem apenas nas suas ocas, os Pajés que tem a função outorgada por mim, para me informarem o que se passa.
Cacique das tribos, Maués, Tamoios, Tupis, caetés, xavantes lembre-se que apesar das nossas diferentes línguas, a raiz da nossa Nação é uma só.
Devem ir para a selva de pedra, com os seus tambores, seus apitos, seus arcos, suas flechas, seus corpos pintados com as tintas da guerra só para mostrar aos aventureiros, quem vocês são e o que podem fazer.
De guerra só permito os gritos e os cantos.
Não esqueçam que os  colonizadores foram embora e os que agora querem dizimá-los, usam roupas estranhas e habitam o seco e árido planalto central.
São perigosíssimos.
Não continuem cometendo erros de ir para as florestas em pequenos grupos, pois isso é como uma pequena cuia que nunca vai conseguir lavar as suas almas ofendidas e não foi isso que eu disse para fazerem.
Aproveitem esse presente da revolta popular, que lhes dei com amor e mostrem que vocês são de uma Nação guerreira e, como tal, têm que me provar que mereceram esta dádiva.
Não vai haver uma segunda chance.
Portanto comecem a rufar os seus tambores e a chamar os que estão indecisos, para a grande aurora que JACI (sol), vai trazer às suas vidas, comparecendo em massa sem maças ou bordunas, para fazer estória dentro de uma história neste dia 1º de julho, segunda-feira.
Que vocês consigam, com determinação e orgulho, chegar a Araxá (lugar onde se divisa o sol)
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 67 anos, 50 de trabalho

Relacionados:

Um comentário:

  1. Paulo Felske de Moura30 de junho de 2013 às 03:31

    Caro José Manuel,
    Primeiramente obrigado pelo bom humor. Somos dos tempos que tínhamos que aprender o nome das tribos dos Índios, quem lutou do lado dos Franceses, quem ficou do lado dos Portugueses. Tínhamos até que saber quem era Caramuru.
    Você esqueceu-se de citar duas tribos importantíssimas aqui das nossas paragens, ambas extintas, os Tupinambás e os Aymorés, e, essa aula eu não faltei, Jaci é a Lua, o sol é Coaraci. Viu só o que foi faltar uma aula, a gente aprendia isso com 6,7, 8 anos de idade, tudo bem confundir a Lua com o Sol a essa altura. Estaremos lá, na Candelária, bem antes do Coaraci ficar alto.
    Ficar pelado como ficávamos antes de Cabral vale, Grande Cacique??

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-