sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Todos a crescer incluindo Portugal

Luis Moreira
Alemanha e França com um crescimento do PIB superior ao esperado no último trimestre de 2013. Portugal também cresceu mais que o antecipado: 0,5% superior aos 0,3%. No Reino Unido o PIB cresce acima dos 3% e Espanha e Itália estão a evoluir melhor já com a recessão afastada. Esta situação é música para as exportações Portuguesas que têm naqueles países os seus mais importantes clientes.

Pela primeira vez desde 2011 que a procura interna ajudou no comportamento da economia.
Os números publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 1,6% no último trimestre de 2013, acima das expectativas dos economistas e do Governo para esse período. Na totalidade do ano, a economia apresentou ainda uma contracção de 1,4%.

Segundo o INE, esta evolução positiva no final do ano deveu-se à “recuperação da procura interna”, que pela primeira vez desde o final de 2010 deu um contributo positivo para a variação homóloga do PIB, com destaque para o consumo das famílias. Ao mesmo tempo assistiu-se a um aumento do contributo positivo da procura externa líquida, devido à aceleração das exportações.
Título e Texto: Luis Moreira, Banda Larga, 14-02-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-