quinta-feira, 5 de março de 2015

Crônica de Shangri-La: a pizzaria, o teatro de comédias e a estação de trem

José Manuel
Naquele lugar, tudo era sempre igual, os prédios ficavam perto uns dos outros, porque os resultados eram sempre os mesmos, os nomes também, as ruas tinham nomes de letras e as pessoas não precisavam ir muito longe para tomar conhecimento do que ocorria.

A Pizzaria Pindorama, por exemplo, fazia as melhores pizzas do lugar, e era famosa pelos seus sabores que sempre agradavam a todos os paladares.

No momento, ela fabrica uma enorme pizza, tamanho tipo bolo dos 450 anos do Rio que irá ser distribuída à saída do teatro, para felicidade geral da turma política que anda meio apreensiva e em suspense pelas últimas notícias, mas que, ao mesmo tempo também tem a certeza de que sempre acaba por não dar em nada.


A grande pizza tem como ingredientes os sabores mais fortes do Paraná, sabores extremamente exóticos do planalto e pitadas de temperos regionais de todo o país. A pizza, como é enorme, está assando já há algum tempo.

O Teatro de Comédias Pindorama, com o mesmo nome da pizzaria, fica ali bem ao lado dela e tem sessões movimentadas todos os dias.

No momento é encenada uma peça de comédia, com requintes de suspense, quase levando todos a crises apopléticas de tanto rir, com as firulas criadas pelos atores principais ao longo das cenas.

O nome da peça é "A lista de Atlas", que foi organizada por um procurador do reino, e que nela constariam nomes de políticos e figuras proeminentes desse reino, envolvidos em altíssimas tramoias, onde rola mais dinheiro do que em uma casa da moeda, e que também cometeram um assalto à intocável "Aurocastro", empresa símbolo nacional.

Procurador Geral, Rodrigo Janot
O procurador tem que entregar essa lista ao tribunal máximo da monarquia, mas um dos que é contra, mas sempre puxa-saco, pau mandado e que tem nome de chicletes, trama em pleno carnaval, junto a outras figuraças desse reino uma maneira de melar a lista em poder do procurador. Enquanto isso, os espectadores ficam em suspense máximo, pois acham que o procurador realmente irá entregar e denunciar aqueles que prevaricaram contra o reino e devem ser castigados.

Depois de um suspense interminável, o dito responsável pela lista, a entrega a quem de direito, sem conter uma só denúncia e para felicidade de todos, principalmente os políticos, espectadores são convidados ao sair a comer uma deliciosa pizza que está sendo servida na praça, de graça.

A estação ferroviária de Pindorama, encontra-se ao abandono, porque a composição composta pela pesada locomotiva comprada no leste europeu, a maria fumaça de 1947, puxando uns vinte vagões, descarrilou há doze anos em uma das curvas do tempo e como o asfalto foi chegando devagarinho, para que os atores do teatro cheguem em seus bólidos reluzentes, não se fez mais do que lamentar com saudade, aquele trem que antigamente trazia nos seus trilhos a riqueza para a região.

Muito recentemente começaram com grandes esforços a colocar nos trilhos os vagões caídos naquela curva.
Começaram pelo último, chamado PF-Curitiba, que já está nos trilhos e em condições de rodar perfeitamente, colocando tudo nos seus eixos e no devido lugar.

O outro que também foi colocado nestes últimos dias, o penúltimo, fabricado na Itália, que leva o nome de Battisti, e que vai rodar direitinho para o seu lugar de origem graças aos esforços de uma juíza cônscia e dedicada à sua pátria.

E assim ao que parece, um a um, mesmo que lentamente, estão sendo colocados nos trilhos, até chegar à velha locomotiva que uma vez substituída por uma moderna a diesel, irá devolver a paz,a honestidade, a tranquilidade e a imensa riqueza àquele lugar.


Para comemorar todos os avanços e os retrocessos também, a pizzaria, o teatro e a estrada de ferro Pindoramenses, estão convidando todos a uma grande festa de confraternização que será realizada no dia 15 de março, na praça principal, onde poderá ser vista uma grande e belíssima queima de fogos, onde políticos salvos como sempre e o povo devidamente ludibriado estarão escrevendo mais um capítulo da história do lugar, onde nunca nada de novo acontece. 
Título e Texto: José Manuel, 4-3-2015  


Nota: a descritiva nas crônicas por mim publicadas é o resultado de pesquisa em notícias veiculadas em mídia nacional idônea, apenas compondo um pensamento lastreado em liberdade de expressão e ancorado no Artigo 5 inciso IX, da constituição Federal de 1988.



Relacionados:                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-