sábado, 17 de novembro de 2018

[Coluna do Almir] Um passaporte brasileiro para a corrupção

Almir Papalardo

Foro Privilegiado:
Foro privilegiado é o direito que é dado a algumas autoridades que ocupam cargos públicos. Esse direito é em relação ao julgamento de processos criminais.

Imunidade Parlamentar:
É o conjunto de garantias dado aos parlamentares (membros do Poder Legislativo), para que possam exercer as suas funções sem violações ou abusos por parte do Poder Executivo e Judiciário.

Ora, sabemos que tais ditames foram criados na boa-fé, baseados nas razões que um parlamentar necessita para desempenhar corretamente as suas funções e cumprir todas as promessas feitas na ocupação do novo cargo. Entretanto, esta lógica determinação se tornou uma pedra de tropeço na nossa governabilidade, tal o número alarmante de parlamentares que ocupam e tumultuam o nosso parlamento, abusando destas prerrogativas!

Não compreendemos como tais políticos sem terem um currículo minimamente condizente para ocuparem cargos de suma importância, que direcionam os destinos do país, foram integrados na política, inchando o quesito Quantidade, comprometendo os benefícios que o outro quesito a Qualidade, poderia oferecer ao Brasil.

Um número considerável de parlamentares descompromissados com a ética e com o patriotismo, acobertados pelo Foro Privilegiado e a Imunidade Parlamentar, confiantes que podem pisar na bola sem serem rigorosamente obstruídos pelos demais poderes, deitam e rolam, na certeza de não serem punidos e, se virem a ser descobertos, pela cara de pau que têm, já consideram o ilícito praticado devidamente compensado, para o bem deles e de seus familiares. Fizeram mal proveito dos privilégios dado pelo cargo público, quando se robusteceram financeiramente e de uma forma bem segura e facilitada!

É, assim necessário, que a nossa Constituição acabe de vez com este passaporte para a corrupção, que são o Foro Privilegiado e a Imunidade Parlamentar, para ressuscitar o falecido slogan da nossa bandeira: ORDEM e PROGRESSO...
Título e Texto: Almir Papalardo, 17-11-2018

Anteriores:

4 comentários:


  1. Muito Bom !
    Foro previlegiado e imunidade parlamentar ,são as origens de muita impunidade no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Foi desde que João Batista Figueiredo, entregou contra a vontade, (POR SER JOSÉ RIBAMAR, VULGO SARNEY) que ele achava que não poderia ser empossado, por não ter Tancredo Neves, o presidente eleito, ter sido empossado, antes de sua morte, assim ele queria que Ulisses Guimarães o presidente do Congresso Nacional, o fosse, num mandato tampão, e que se convocassem eleições diretas, em seis meses, até as eleições. Mas, uma comissão de "notáveis", (sempre essas comissões existem mesmo não é?) achou que Sarney deveria ser empossado. E de Sarney para cá, o país virou "uma verdadeira farra do boi", com os parlamentares, sempre legislando em causa própria! E as mordomias e negociatas começaram e não pararam mais! E as maiores vítimas tem sido, os aposentados e pensionistas! Os piores foram Sarney e Collor, com sua formulas mirabolantes, para que se cortassem zeros e se troca-se a moeda. Prática essa, que já vinha dos governos militares, com os cruzeiros novos, depois cruzados, e assim por diante, com cruzados novos, sempre se cortando três zeros! E de que adiantou isso? A inflação, mesmo manipulada, como já dizia o falecido radialista e jornalista Ferreira Neto. A verdade meus amigos, é que pelo povo, ou a plebe ignara, como eles a consideram, é quem sempre saiu perdendo! Almir Papalardo, um abraço cordial, e siga sempre em frente, nessa luta, na qual você é mestre? Atenciosamente, Spartaco Massa

    ResponderExcluir
  3. Acredito que muitos aposentados, que tiveram solapados grande parte de seus benefícios (?) ou seriam agora, "malefícios!? Devem ter apreciado as palavras verdadeiras, que postei acima. Só de mim eles cortaram 3,59 salários mínimos, dos 6,09 que passe a receber, quando me aposentei. Isso representaria hoje, 8.038,80 a menos do que deveria estar recebendo! Assim tenho de me contentar e tentar viver o mais dignamente possível, com os 2,5 salários a que fiquei reduzido! Estou recebendo, a miséria de R$ 3.382,00, reais ao invés dos R$ 8.030,00 que é o direito prometido, por governos anteriores e decentes, anteriores a Sarney, Collor, Itamar em seu governo tampão, Lula da Silva, Dilma Roussef, com seu um mandato e meio, e Michel Temer, em seus pouco mais de dois anos de mandato, também tampão. Antigamente, os governos honravam as promessas que faziam, e não era um presidente qualquer que cono FHC, jogaria por terra, nossos direitos adquiridos por governos anteriores, a era da "redemocratização". Mas, direitos adquiridos nós? Isso é m luxo, que só se aplica a eles, os da 'nobreza'...Os nobres deputados, nobres senadores, nobres do Judiciário, enfim a "nobre classe dominante"...para eles, são aumentos polpudos, e não apenas reajustes, pela inflação do ano anterior...E ainda por cima com direito aos retroativos! , esse gente poderosa que recebe "os tubos!, ´precisa lá de algum auxílio paletó"? Essa é a "justiça que se aplica nesse país! Para eles tudo! para nós da "plebe ignara", as sobras do festim, co mo os ossos que sobravam que se atiravam para os cães! Spartaco Massa

    ResponderExcluir

  4. ----- Mensagem encaminhada -----
    De: almir papalardo
    Para: Spartaco Massa
    Enviado: sábado, 16 de dezembro de 2023 às 19:20:43 BRT
    Assunto: Mal-Entendimentos

    Prezado Amigo Spartaco Massa & Cia:

    Como tem havido alguns "mal-entendidos" sobre nossa queixa com a vida dos aposentados, que recebem aposentadorias entre o Piso e o Teto, solicito a gentileza, de não publicarem mais nada sobre os meus comentários e/ou artigos, deste assunto péssimo. Principalmente para os nossos blogs, a maioria favorável aos velhos trabalhadores. Já temos confusões demais com os governos centrais, e não desejamos mais desacordos ou desagrados com os importantes blogs que enriquecem a nossa mídia.
    Fora isto, contando com a concordância, tudo bem... Um forte abraço para todos.
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-