terça-feira, 20 de novembro de 2018

[Daqui e Dali] O homem é sempre o mesmo…

Humberto Pinho da Silva

Dizia em alta voz, senhora, no salão de chá, de famosa confeitaria: “No meu tempo não havia tanta desvergonha!”

Como ela, todos somos tentados a dizer o mesmo. Parece-nos – talvez porque presenciávamos com olhos inocentes de criança –, que a coletividade de outrora era bem melhor.

Tirante a violência, que recrudesceu na via pública – que uns afirmam ser devido à miséria; e outros, à perda de fé e valores cívicos –, a sociedade pouco evoluiu.

No meu tempo de menino dizia-se: a falta de civismo era resultado da fraca escolaridade da população.
Asseverava-se, com ênfase, que a educação – queriam dizer ensino –, resolveria todos ou quase todos, os males que afligiam a humanidade.

Estavam redondamente enganados!…

Agora, todos ou quase todos, estudam. Muitos cursam o ensino superior, e saem das Universidades, licenciados, como cerejas de um cesto.
E nem por isso os povos ficaram mais evoluídos…

Além de desvarios inclassificáveis e insegurança constante: as guerras, são cada vez mais refinadas; a corrupção campeia por toda a parte, assim como a falta de escrúpulos e bandalheira…

Salvo raras e honrosas excepções, a classe politica, olha apenas para seus interesses, e não pelos interesses dos que os elegeram. Apesar de o povo estar realmente mais culto, continua a não diferenciar políticos honestos de desonestos. Qualquer papagaio palrador o engana.

É verdade que a ciência evoluiu. Não tanto como se diz. A medicina ainda não resolve doenças que afligem a humanidade, e a sapiência de muitos clínicos não passa de palavras… e mais palavras… apenas palavras…

0 Homem, continua o mesmo. Pouco difere do das cavernas. Basta criar-se ambiente favorável para emergirem sentimentos animalescos.

Só há um meio, infalível, de melhorar o Homem: inculcar-lhe os ensinamentos de Jesus.

Se o Novo Testamento, fosse lido e relido, ensinado nas escolas, seguido como manual de conduta e educação, o mundo seria bem melhor.

Infelizmente, expulsaram Cristo da Escola… apenas O deixam entrar nas prisões… se fizessem o contrário, não haveria, certamente, tantos criminosos…
Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, novembro de 2018

Um comentário:

  1. Humberto, o Homem em seu caráter sempre será o mesmo, mas em suas convicções sempre há tempo de reflexões, e estas só mudam quando queremos!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-