segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A eleição está afunilando, as chances quase se igualam e tucanos se animam


Amigos, o último Datafolha, publicado ontem, domingo, num exame mais detido revela que os dois presidenciáveis, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), estão mais próximos entre si e a eleição, menos definida do que estava.
O que animava os comandantes da campanha tucana nesta manhã era um cálculo percentual.
Arredondando os números, vamos constatar que Dilma, ao subir dos 47% de votos obtidos no primeiro turno para 48% de intenções de voto no segundo, cresceu percentualmente apenas 2%. Serra, ao pular de seus pouco mais de 32% nas urnas para 41% no levantamento do Datafolha, cresceu sólidos 23%.
Além disso, Serra, no momento, herda 51% dos quase 20 milhões de votos alcançados por Marina Silva (PV) no primeiro turno, enquanto Dilma, como já foi muito divulgado, ficaria com 22%.
O problema é que a percentagem de eleitores de Marina dispostos a votar em Dilma, indica o Datafolha, vem caindo significativamente. Nas três últimas pesquisas, passou de 31% dos eleitores verdes para 29% e, agora, para 22%.
Finalmente, aumentou o número de indecisos, para a eleição no segundo turno, entre os brasileiros que votaram em Marina — passaram de apenas 4% antes do dia 3 para 18% agora. Os especialistas em pesquisas costumam lembrar que a ocorrência de um aumento significativo dos indecisos indica mudança de tendência — no caso, pró-Serra.
A ver.
Ricardo Setti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-