quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sopinha dos pobres

O FMI, o tal que nunca mais chega, avançou mais umas previsões interessantes para Portugal. Nada de novo ou surpreendente.

O desemprego vai continuar a subir e a economia estagna no próximo ano, isto é, na melhor das hipóteses fica a zeros. É evidente que o crescimento em 2010 é inferior à média europeia e em 2011 ainda será pior. Os indígenas já sabem que ficarão ainda mais pobrezinhos. Pois então.
Como nos velhos tempos, só a Grécia estará pior que esta desgraçada República que acaba de fazer cem anos, sessenta e quatro dos quais vividos em ditadura e trinta e seis nesta apagada e vil tristeza. Portugal já não vê navios há muito tempo, os heróis do mar estão fora de moda e agora a marcha não é contra os canhões. É a caminho da sopinha dos pobres. A sopa do Sidónio.
António Ribeiro Ferreira, Correio da Manhã, 07-10-2010

Estamos no ano de 1936 - Esta fila é para a sopa dos pobres distribuida pela Misericórdia dos Olivais em Lisboa. O Diário de Noticias escreve que nesse dia foram beneficiados 299 pobres que receberam 606 rações de sopa e pão. Tendo ficado ainda muitos pobres da freguesia dos Olivais por servir. No final dos anos 30, com Espanha em conflito. Portugal viveu uma das suas crises mais graves de sempre, que veio a piorar com a 2ª Guerra Mundial a partir de 1939.
Foto e Artigo: Expresso, 25-05-200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-