sexta-feira, 18 de março de 2011

"Governador sem vergonha e mentiroso! O tráfico e a bandidagem continuam como o diabo gosta."

Relato de uma visita a um amigo, no Rio de Janeiro:
Sueli Guerra
Meus amigos: 
Hoje fui visitar um amigo, que não vou citar o nome e muito menos o bairro, por motivo de segurança, já que a internet está infestada de bandidos se passando por gente do bem.
Esse amigo eu conheço desde quando era solteira. Eu casei primeiro e mais tarde quando já tinha um filho ele se casou também. O seu primeiro filho nasceu 14 dias depois que eu tive a minha filha, portanto ambos foram criados juntos, inclusive porque a sua esposa trabalhava fora e eu e minha irmã cuidávamos do bebê.
Em 1985 fui morar em Aracaju e perdemos contato, mas eu sempre tinha notícias dele por minha irmã. Voltei para o Rio em 2007 e ele veio nos visitar alguns meses depois e me deixou o endereço dele pra que fossemos visitá-lo também. Mas aconselhada por parentes e amigos que me informavam que o bairro onde ele mora é muito perigoso, pois é comandado pela bandidagem do tráfico, eu nunca lá fui. Ele esteve em minha casa com a família em janeiro e depois em fevereiro.

Hoje pela manhã, alguém da família me telefona intimando-me a ir a casa desse amigo. Eles estavam fazendo uma confraternização em família e queriam que eu participasse e lá fomos nós, com um pequeno receio, mas fomos.
Até chegar à rua onde ele mora correu tudo normal, mas logo a seguir deparamos com uns caras mal-encarados, de óculos escuros e cabelos pintados de loiro. Em frente a eles a rua estava fechada com um tronco de árvore de um lado e um sofá velho do outro. Fiquei ressabiada, pois era em frente a um boteco cheio de homens mal-encarados. Um menino de mais ou menos uns 7 anos afastou o sofá pra que nós passássemos com o carro. O interessante que a partir dali os muros e paredes das casas tinham pintado CV e um nome de um chefão que também não vou mencionar, inclusive na casa desse amigo.
Passamos um dia maravilhoso, nosso carro ficou estacionado na porta sem problema. À tarde, quando viemos embora, passamos no mesmo local do bloqueio e ninguém abriu pra nós. O tal boteco estava cheio e todos faziam cara de paisagem fingindo que não nos viam. Meu marido então desceu, tirou o tronco, passamos com o carro e ele voltou pra colocar o tronco no lugar, pois eu pedi, pois tive medo de passarmos direto e eles mandarem bala.
Eu então comentei com o meu marido se ele perguntara ao nosso amigo sobre o que nós vimos e ele disse que o nome escrito embaixo do CV era do chefão do tráfico de lá e que a barreira era pra que ninguém pudesse passar direto e que a PM entrava ali todo mês pra pegar dinheiro pra garantir a tranqüilidade do chefão do tráfico. Eles tinham os policiais certos que podiam ultrapassar o bloqueio.
Fico imaginando como um chefe de família, honesto e trabalhador em vias de se aposentar, possa conviver com aquilo. Ele nem pode falar nada, tem que ver as coisas acontecerem e ficar de bico calado. A bandidagem comanda até a vida deles e quando cismam ninguém sai de casa, ninguém abre as portas dos seus comércios e por aí vai.
Essa situação me deixou indignada por ver um cidadão trabalhador ser obrigado a suportar certas humilhações e fico pensando, porque não colocar UPPs que o governador faz tanta propaganda de que está dando certo no Alemão, também nesses bairros. O local é cercado de conjuntos residenciais, que se transformaram numa grande favela, com direito a disputa do bandido do conjunto A querer invadir o conjunto B pra controlar o tráfico. E as famílias decentes que ali residem, como ficam? Reféns da bandidagem, com a cumplicidade da própria polícia que deveria estar prestando segurança aos cidadãos de bem e no entanto recebem mensalmente propinas pra protegerem os chefões do tráfico?  
Eu nem posso denunciar, pois tenho certeza que a minha placa do carro foi anotada e se algo acontecer contra os bandidos eles vão procurar os culpados e encontram, ou se a denúncia for vazada eles não vão perdoar nem os meus amigos que ali residem.
Que situação gente!
Isso é o Brasil que estamos preparando para os nossos netos? Governador sem vergonha e mentiroso! O tráfico e a bandidagem continuam como o diabo gosta.
É desolador.
Sueli Guerra
Mensagem encaminhada ao Grupo Resistência Democrática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-