terça-feira, 16 de outubro de 2012

E Cavaco ficou com as orelhas a arder...

Camilo Lourenço
A conferência de imprensa de ontem foi a mais importante que vi Vítor Gaspar fazer. Pela clareza do discurso, pelos avisos que fez e pela coragem demonstrada.
Alan Greenspan, o anterior presidente do Fed, era considerado um "master of obfuscation". A sua linguagem era tão hermética que ninguém percebia o que ele queria dizer... A menos que ele o quisesse. Vítor é uma espécie de "master of obfuscation" em Portugal: se ele não quiser, ninguém entende nada. Mas ontem abandonou essa atitude para, na conferência de imprensa em que apresentou o OE 2013, deixar no ar vários avisos: "A nossa margem no OE 2013 é muito estreita"; "recusar o orçamento é recusar o programa de ajustamento"; "quem quiser abrandar o ritmo de ajustamento terá de explicar como é que o País se vai financiar"; "mais tempo seria um alívio temporário"...


São muitas advertências, muito claras, com vários destinatários. Desde logo o Parlamento; desde logo os juízes (que mesmo sem conhecer o OE já dizem que é inconstitucional...); desde logo os partidos da coligação e... o Presidente da República (que no fim-de-semana disse que não se pode querer cumprir o objectivo do défice a todo o custo). E ainda que o ministro das Finanças tenha dito que não leu as declarações do Presidente, percebe-se que a mensagem é clara: aquilo que o ministro propõe é cumprir o que Portugal acordou com a Troika na 5.ª avaliação; o que o PR propõe é aligeirar esse esforço. Para bom entendedor meia palavra basta...
A conferência de imprensa de ontem foi a mais importante que vi Vítor Gaspar fazer. Pela clareza do discurso, pelos avisos que fez e pela coragem demonstrada. Ontem ganhou mais uns quantos inimigos? "So what"? Num país que não tem coragem para corrigir os seus próprios disparates, ter alguém tão assertivo é uma bênção.
Título e Texto: Camilo Lourenço, Jornalde Negócios, 16-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-