segunda-feira, 5 de maio de 2025

Governo do Rio convoca população para se vacinar contra a gripe

Secretaria de Estado de Saúde espera imunizar 7 milhões de pessoas

O Dia

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra o vírus influenza, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) reforça o chamado à população para se vacinar contra a gripe. Desde o início da campanha, em abril, mais de 3,5 milhões de doses já foram distribuídas aos 92 municípios fluminenses. A meta é vacinar mais de 7 milhões de pessoas em todo o estado. Até 30 de abril, 499.341 pessoas haviam sido imunizadas.

A vacina oferecida gratuitamente pelo SUS protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B, que costumam circular com mais intensidade durante o outono e o inverno, quando há maior incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Só em 2025, até o fim de abril, o estado do Rio de Janeiro já registrou 242 casos e 23 óbitos por SRAG causada pelos vírus influenza A e B.

“É muito importante que as pessoas desses grupos prioritários busquem a vacina nos postos de saúde. Para esse público, a gripe pode ser grave e até levar ao óbito. Lembramos que as vacinas são seguras, eficientes e estão disponíveis de forma gratuita no SUS”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Quem pode se vacinar?

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde inclui: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; Povos indígenas e comunidades quilombolas; Pessoas em situação de rua; profissionais da saúde, professores, forças de segurança, salvamento e forças armadas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores dos transportes (coletivo e rodoviário), portuários e dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Para se vacinar basta procurar uma unidade básica de saúde com documento de identificação. A vacinação é gratuita e não requer agendamento prévio.

Pessoas com alergia severa a componentes da vacina, especialmente à proteína do ovo, devem evitar a imunização. Já indivíduos com doenças neurológicas ou que tenham histórico de síndrome de Guillain-Barré devem consultar um médico antes de se vacinar. Também é recomendável adiar a aplicação em caso de febre recente.

Título e Texto: Redação, O Dia, 4-5-2025, 15h42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-