Empresa, que se destacou nos anos 1990 e 2000 pelo aluguel de filmes, chegou a ter 120 unidades só no Brasil
O Dia
Sucesso no Brasil e no exterior nas décadas de 1990 e 2000 com aluguel de fitas e DVDs de filmes, a Blockbuster hoje só tem uma loja no mundo inteiro. A filial, localizada em Bend, Oregon, nos Estados Unidos, ainda sobrevive com venda e aluguel, contando com um catálogo de mais de 21 mil produções. O famoso letreiro azul chama a atenção de colecionadores e atiça a nostalgia do público.
A empresa também possui uma
loja virtual, que vende objetos e acessórios da marca, como camisas, chaveiros,
casacos, bonés e óculos.
De acordo com o site oficial da marca, o local é administrado pelo casal Ken e Debbie Tisher. Eles tinham uma loja de videocassetes que se transformou em uma Blockbuster em 2000. Desde então, operam o negócio com a ajuda de familiares.
"Todo o dinheiro arrecadado com a venda de nossos produtos vai diretamente para manter nossa loja funcionando. A maioria dos nossos produtos também é feita aqui mesmo em Bend", diz o comunicado.
Concorrência
A empresa foi fundada em 1985
e rapidamente se consolidou como uma potência, mas decretou falência em 2010,
quando enfrentava uma crise causada pela concorrência com os streamings e mais
de U$S 900 milhões (quase R$ 5 bilhões, na cotação atual). Desde então, o
número de lojas entrou em queda, e a companhia precisou vender suas operações
para a empresa Dish Network.
Em 2014, havia mais de 9 mil
filiais espalhadas pelo mundo, que caíram para cerca de 1700 em apenas seis
anos. Em janeiro de 2020, a sede em Bend se tornou a única do planeta após o fechamento da
unidade de Dargaville, na Nova Zelândia.
Sucesso no Brasil
A primeira Blockbuster do
Brasil foi inaugurada em 1995. A empresa chegou a contar com mais de 120
filiais no país, chamando a atenção do público pela sua variedade de catálogo, antes
da ascensão dos serviços de streaming.
Título e Texto: Redação, O Dia, 18-8-2025, 13h50
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-