domingo, 24 de agosto de 2025

O melhor pôr-do-sol é no Dragão

FC Porto e Casa Pia medem forças a partir das 18h

Na terceira ronda da Liga Portugal 2025/26, o Casa Pia visita o Estádio do Dragão somente pela quarta vez em 105 anos de história. A equipa orientada por João Pereira, o treinador mais novo do principal escalão, apresenta-se na Invicta depois de ter perdido contra o Sporting em casa (0-2) e de ter vencido o AFS na Vila das Aves (2-0). 


Os comandados de Francesco Farioli somam dois triunfos noutras tantas jornadas, diante do Vitória SC (3-0) e do Gil Vicente (2-0), e procuram conseguir a 11.ª vitória em 12 jogos frente ao emblema de Pina Manique radicado em Rio Maior. Nos onze confrontos anteriores, os portistas venceram dez, empataram um, marcaram 31 golos e sofreram sete. 

O pontapé de saída está agendado para as 18h00 (Sport TV1) e prevê-se mais uma casa cheia no anfiteatro azul e branco, uma vez que os bilhetes disponibilizados nas plataformas do FC Porto esgotaram. Até ao apito inicial ainda poderá ser possível adquirir ingressos referentes às cadeiras libertadas pelos detentores de Lugar Anual em bilhetes.fcporto.pt.

FC Porto 

De volta a casa com a motivação de ter o Estádio cheio, o que “torna mais fácil elevar o nível da performance, porque os jogadores sentem o apoio e a paixão do Dragão”, o FC Porto vai defrontar “um clube a atravessar um bom momento, com um treinador que tem feito uma boa carreira e um trabalho fantástico”, pelo que Francesco Farioli considera que “é preciso ter capacidade para ler os momentos do jogo e que o contragolpe vai ser chave”, tal como as bolas paradas, “essenciais em todos os jogos”. 

“As ameaças do Casa Pia são várias, têm jogadores móveis no ataque, são fortes nas bolas paradas e podem gerar perigo a qualquer altura”, explicou o treinador que quer “ter todas as armas prontas” para “dar continuidade ao trabalho” feito nas duas jornadas inaugurais. 
 
Samu “está sob avaliação diária” e a esperança é que “recupere antes da paragem para as seleções”, mas é baixa confirmada para o encontro da terceira jornada, tal como Martim Fernandes, que prosseguiu em regime de tratamento no boletim clínico na véspera do duelo. Em sentido contrário, Francisco Moura foi dado como apto e é opção para o timoneiro italiano, que viu Luuk de Jong “jogar 73 ou 74 minutos na semana passada a um bom ritmo” e afirmou que o internacional neerlandês “está cada vez mais próximo de conseguir jogar 90”. 
 
Preparado para uma tarde de “casamento perfeito entre a equipa e os adeptos”, Francesco Farioli mostrou vontade de “caminhar lado a lado” com as bancadas e mostrou clareza para responder à habitual exigência azul e branca: “Jogar para ganhar exige muito, mas também nos dá muito. Temos de enfrentar cada desafio com a responsabilidade e o profissionalismo exigidos”.

Casa Pia 

Os “gansos” terminaram o último campeonato na metade cimeira da tabela classificativa (9.º) e apresentam-se no Estádio do Dragão sem três das principais figuras em 2024/25: Leonardo Lelo (SC Braga), Andrian Kraev (Hapoel Tel Aviv) e Ruben Kluivert (Lyon).

Para colmatar as saídas do defesa, do médio e do avançado, o Casa Pia recrutou o croata Ivan Mandić (ex-NK Vukovar), os brasileiros Kaique Rocha (ex-SC Internacional) e David Sousa (ex-RWDM Brussels), o uruguaio Kevin Prieto (ex-Defensor SC), o marroquino Yassin Oukili (ex-RKC Waalwijk), o francês Kelian Nsona (ex-Hertha Berlim), o colombiano Seba Pérez (ex-Boavista) e o português Tiago Morais (ex-Lille).

José Fonte continua a ser o patrão da defesa e o dono da braçadeira dos casapianos, que ainda não prescindiram do capitão, de Patrick Sequeira, João Goulart, Duplexe Tchamba, Gaizka Larrazabal, Yassin Oukili, Fahem Benaissa, Jérémy Livolant e Cassiano. Só Rafael Brito, Kelian Nsona, Iyad Mohamed e Korede Osundina foram titulares em uma das duas jornadas disputadas.

Equipa de arbitragem

Sérgio Guelho, da Associação de Futebol da Guarda, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. Hugo Santos e Miguel Martins, sendo David Silva o quarto árbitro. O VAR será o bracarense Pedro Ferreira, assistido por Hugo Ribeiro.

Título e Texto: FC Porto, 24-8-2025, 8h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-