sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Só as falências interessam

Se não todos os dias, mas quase todos, os nossos visitantes de Portugal leem ou veem a “preciosa” e precisa informação sobre quantas empresas abrem falência: são sempre mais de 50! Por dia!
Não lhes é explicado quantas dessas falências diárias se devem a fatores endógenos, isto é, má administração, mudança de ramo, circunstâncias pessoais e familiares (falecimento, casamento, mudança de domicílio…) ou, simplesmente, por saturação do negócio, (sim, a pessoa encheu o saco de vender bolachas para o Nicolau Santos, aí parte para outra)… não, nada disso é mencionado. Propositadamente, é claro! Essa canzoada quer porque quer (como eu já tantas vezes escrevi por aqui) que o país chegue a um geist de desesperança, descrédito… ânimos basilares para o crescimento da inveja e ódio sociais. Único terreno onde essa corja tem chances de ser ouvida e lida, daí o constante e persistente arar. Nunca informam quantas empresas são abertas ou criadas por dia. Informações como esta podem lhes atrapalhar os planos, percebe?
Pois bem, aqui em Massamá  – a cada dia me convenço que Massamá é um oásis no Portugal desgraçado, miserável, admoestado, prostrado… – a economia se recicla. Como em qualquer lugar do mundo normal habitado por pessoas normais. Trago dois exemplos.
Esta foto foi tirada na manhã de hoje: uma clínica dentária substituirá uma anterior loja de móveis e decoração. 


Agora deem uma olhada neste papel que furtei de um para-brisa.

Peraí! Um snack-bar? É da área da restauração, certo? Mas nós já não fomos informados pela associação do setor que, devido à majoração do IVA, 55 mil estabelecimentos vão falir, 100 mil pessoas serão desempregadas, haverá 23 mil mortes, 32 mil feridos, 17 mil divórcios…?!

2 comentários:

  1. Sr. Cão que fuma

    Discordo totalmente das suas palavras que deixaram-me bocaquiaberto.

    Sim todos os dias abrem falência muitas empresas, e muitas abrem com novos e inovadores projetos, até aqui tudo bem. Agora quando o Sr. menciona que só é noticia as que fecham....Então se fecham mais do que abrem...tem de ser noticia, tem de ser falado. O desemprego e a miséria aumentou muito, se calhar ao Sr. não lhe tocou essa desgraça que é ficar sem emprego e sem dinheiro para comer, causado pelas falências e desgoverno deste pais.

    Faltam oportunidades, falta investimento, qualquer empresário tem medo de arriscar.

    Com o aumento acentuado de impostos as pessoas não vivem sobrevivem.

    A economia como o Sr. menciona recicla-se se as pessoas consumirem, se não houver consumo é óbvio que o país se vai afundar ainda mais.

    Obrigado

    António Gonçalves




    ResponderExcluir
  2. Sr. Antonio,
    Reli o post, não fosse eu ter escrito alguma coisa do outro mundo.
    Continuo com a mesma opinião. Uma coisa é noticiar/informar, outra é panfletar ou inocular a negatividade por e com objetivos ideológicos.
    No mais, ficamos assim: o senhor repete o que dizem alguns "líderes": "desgoverno", "sobrevivem" e o "país vai se afundar".
    Eu fico com a minha opinião e desejo: o país vai pagar o que deve, (até um patamar de razoabilidade), e vai se reerguer economicamente para desespero de tantas cassandras.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-