sábado, 29 de dezembro de 2012

"O povo brasileiro, em sua maioria, acredita naquilo que não funciona: governo, destino e deus"

Otacílio Guimarães
Não acredito em destino, mas sim, em decisão, atitude, querer fazer, decidir. Quem acredita em destino fica preso na inércia esperando que o destino resolva seus problemas. O povo brasileiro, em sua maioria, acredita justamente naquilo que não funciona: governo, destino e deus. Fica esperando que os três macomunados resolvam seus problemas. O resultado aí está bem à vista. Meu genro jamais sairá do Brasil porque acha que o país está vivendo o melhor momento de sua história e que muito em breve será a maior potência mundial. Entendeu? Bem, as empresas em que ele e minha filha trabalham estão inseridas no contexto da filosofia lulo-petista, ou seja, no capitalismo de comparsas, e eles são funcionários importantes e ganham muito bem. Me impressionou ver o luxo do apartamento em que eles moram na Lagoa, no Rio, mantendo duas empregadas, uma babá e uma cozinheira arrumadeira. Isto na Austrália não existe, é coisa para milionários. 

Lagoa Rodrigo de Freitas, foto: Igor, 30-10-2007
Meu caso foi bem diferente. Eu terminei vindo para a Austrália por ódio ao Brasil e por necessidade de recuperar a minha dignidade, pois quem vive num país como o Brasil perde a dignidade humana, a menos que faça parte do esquema, se é que fazer parte do esquema não seja em última instância não ter dignidade alguma. Eu nunca fiz parte de esquema nenhum e sempre vivi do meu trabalho e dos meus esforços. Larguei um emprego muito bem remunerado no Bradesco porque nunca fui de puxar o saco de nenhum sacana banqueiro que gosta de puxas-saco. E o Brasil está cheio desse tipo de gente em todas as áreas. Quem for puxa-saco ou mão leve no Brasil, termina se dando bem. Sou muito grosseiro para essas gentilezas.
Outrossim, em viagem, estamos aqui em Alice Springs, ou mais precisamente, num hotel nas Ayers Rock, onde chegamos ontem. Já fomos a Kata Tijuka e no final do dia voltamos para Alice. Amanhã pegamos um vôo para Perth onde passaremos o final do ano. De lá, voltaremos para Darwin para preparar a viagem para o Japão.
Quanto ao clima do deserto, por falta de vegetação e reservatórios de água, a temperatura durante o dia sobe e à noite desce. Este fenômeno acontece em todos os desertos. Aqui na região de Alice esta mudança não é tão brusca porque há vegetação e água. Observe neste vídeo que em volta e em toda a região há uma vegetação semelhante à das caatingas nordestinas do Brasil. De lá você avista Kata Tijuka, ou As Olgas, um espetáculo. Estamos no coração do deserto, mas aqui o clima é mais ameno e varia dos 35 graus ao meio dia aos 10 graus à meia-noite.
Fiz esta subida uma vez quando estive lá pela primeira vez e a visão lá de cima é deslumbrante. É como se você estivesse no topo do mundo. Desta vez não encarei. Andrea e meu genro subiram com Kika, e nosotros ficamos em baixo com as crianças. Lá em cima a rocha é tão quente que se você tirar o sapato perde a sola dos pés. Observe que quem sobe tem que usar luvas para não perder a sola das mãos. Lá de cima você percebe como o deserto é majestoso. Veja o vídeo do Eric Frei, um cinegrafista aventureiro que já filmou os lugares mais fantásticos deste planeta:


Todos gostamos da viagem e os turistas ficaram encantados com esta região, principalmente com a culinária de Alice Springs, uma delícia, para mim a melhor do mundo.
Ah, fizemos um passeio de balão e andamos no lombo de camelos, programas imperdíveis aqui. Veja neste outro vídeo como é a vida de turista em Alice Springs:


Um abraço e até a próxima,
Otacílio Guimarães, 29-12-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-