quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ruchir Sharma: "2013 será o ano da recuperação da Europa"

Ruchir Sharma da Morgan Stanley, autor de “Breakout Nations”, faz o paralelo entre a crise asiática de finais dos anos 90 e a da Zona Euro e conclui que a recuperação chegará em 2013. Inclusive em Portugal.

Ruchir Sharma, director na Morgan Stanley Investment, acredita que o grau de ajustamento já realizado na periferia da Zona Euro – medido em termos de desvalorização dos mercados accionistas e de correcção dos desequilíbrios das contas externas – permite antecipar que a recuperação vai chegar em 2013.
Em “Por que 2013 será o ano da recuperação da Europa”, título do artigo hoje publicado no Financial Times, o também autor do livro “Breakout Nations” assenta essa conclusão a partir de uma análise do que se passou, em finais dos anos 90, com a crise no sudeste asiático.
“A experiência asiática mostra que um dos sinais mais fortes de recuperação em países assolados pela crise é o retorno de excedentes às contas correntes. Esse é o ponto em que a economia começa a gerar rendimento para pagar as dívidas externas”.
Escreve Sharma que a periferia do euro está a aproximar-se do mesmo ponto. “Espanha, Portugal, Grécia e Itália estão no caminho para passar a exibir excedentes da conta corrente no próximo ano”.
A Europa está também a fazer o ajustamento necessário nos custos do trabalho, sendo o melhor exemplo de ajustamento o irlandês, cujo PIB deverá fechar o ano de 2012 já com algum crescimento anual.
A amplitude da correcção das Bolsas é outro parâmetro que, diz, concorre para a mesma conclusão. “ Hoje, a proporção média do valor da capitalização bolsista para o PIB mundial é de cerca de 80%; na Europa periférica, essa relação varia de 23% na Grécia a 38% em Portugal, perto de onde os asiáticos estavam em 1998”. “Uma maneira de pensar sobre o futuro da Europa está a ponderar esta questão: pode Itália não valer mais do que a Apple?”, remata.
Título, Imagem e Texto: Jornal de Negócios, 19-12-2012, 13h40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-