sexta-feira, 6 de março de 2015

Crônica de Shangri-La: a prévia, o ensaio e o treino

José Manuel

Prévia:
Feito antes de algo; Para algo sair perfeito precisa de uma preparação prévia.
Ensaio:
Trabalho preliminar por que passa a montagem de um espetáculo teatral, musical, etc, bem como o treinamento dos intérpretes, em sucessivas representações experimentais, antes da estréia.
Treino:
Ação ou efeito de treinar, de se preparar para a execução de alguma atividade, disputa, trabalho

Em uma análise literal, profunda, as três citações querem dizer absolutamente a mesma coisa, isto é, para que se tenha um resultado positivo, factível, na manifestação cívica de 15 de março e que corresponda a expectativas, faz-se necessário que se façam prévias com bastante antecedência para que a real "temperatura" do evento esperado possa ser checado, e até saber como se pode avançar nessa expectativa.


Caso contrário,  apenas se espera uma grande "combustão instantânea", o que é difícil de ocorrer em uma sociedade, quando não ocorrem fatos traumáticos relevantes, como ferimentos a indivíduos dessa sociedade ou, no mais extremo dos casos, um acidente de percurso mais grave provocado por uma repressão irresponsável ao ato.

Todos aqueles que já participaram de manifestações sabem perfeitamente como é difícil movimentar massas, mesmo quando elas passam por momentos delicados em que são atingidas em sua dignidade.

Até ao momento "espera-se" que o movimento cívico de 15 de março seja um sucesso em suas justas reivindicações cívicas, porém, nada ainda se fez de concreto para que isso se torne uma realidade palpável.

O que se observa em redes sociais são apenas os chamados à grande manifestação cívica ou, em correio eletrônico, o repasse contínuo das falcatruas cometidas por A, B ou C, com evidente repúdio às mesmas, porém, sem o conteúdo suficiente para que o bloco seja posto na rua de imediato, em pequenas prévias do que poderá ser o grande evento cívico.

Hoje, 6 de março, ou a  nove dias do que se espera para o dia 15 de março, não foi feita sequer uma manifestação para que o "pulso" seja sentido em uma realidade a futuro.

Apenas até agora houve manifestações de professores e caminhoneiros, cujas reivindicações são suas, apenas parte daquilo que a grande massa está requerendo, ou pelo menos aparentemente quer.

O que aqui está sendo escrito não se refere apenas a um Estado ou a qualquer cidade, mas ao país inteiro, e corre-se o risco de que as manobras políticas e diversionistas que a cada dia se impõem à sociedade esvaziem o protesto cívico esperado.

Ainda há que se lembrar que o "outro lado", ou seja, aqueles de quem reclamamos colocarão as suas hostes (segundo suas declarações) na rua dois dias antes, se não o fizerem já nos próximos dias, para que o movimento legítimo seja esvaziado.
Isto são apenas estratégias, fazem parte do dia-a-dia de qualquer ser humano à sua sobrevivência tanto pessoal como cívica, e não custa lembrar para que a decepção e a depressão não se apodere de quem deseja para a sua nação a paz e a prosperidade, que um resultado pífio aos seus legítimos anseios seria o pior dos piores que poderia acontecer.
Título e Texto: José Manuel, 6-3-2015

Nota: a descritiva nas crônicas por mim publicadas é o resultado de pesquisa em notícias veiculadas em mídia nacional idônea, apenas compondo um pensamento lastreado em liberdade de expressão e ancorado no Artigo 5 inciso IX, da constituição Federal de 1988.

Relacionados: 

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-