domingo, 12 de julho de 2020

Ao lado de Mandetta, Gilmar Mendes critica militares na Saúde

O ministro do STF afirmou que o “Exército está se associando a genocídio” na pandemia do novo coronavírus

Redação Oeste

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes criticou a ocupação de militares do Exército em cargos do Ministério da Saúde durante a pandemia de coronavírus. Mendes disse que a situação liga o Exército a um “genocídio” causado pela covid-19.

Foto: Divulgação/STF
“Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde”, criticou Mendes. “Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso”.

As declarações foram dadas durante uma live organizada pela revista IstoÉ e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o médico Drauzio Varella também fizeram parte da bancada de debatedores.

Interferência

Logo depois das declarações de Gilmar, Mandetta também criticou o que chamou de “ocupação militar” da pasta que comandou até abril. Segundo ele, a situação deveria ser tratada com a mesma indignação que ocorreu com as denúncias de que Bolsonaro tentava interferir na Polícia Federal.

“Parece que na minha sucessão trocaram metade, e depois trocaram absolutamente todo o corpo técnico”, acusou Mandetta. “Aí que está o maior problema. Vi toda aquela discussão do ministro Moro e todos abrindo inquérito para saber se havia ingerência na PF. Acho muito importante que nós averiguemos a interferência na PF. Mas e o desmanche do Ministério da Saúde na maior pandemia do século? E não é nem uma interferência no Ministério da Saúde, é uma aniquilação. Uma ocupação militar do Ministério da Saúde”.

Título e Texto: Redação revista Oeste, 12-7-2020, 10h36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-