terça-feira, 22 de setembro de 2020

Barra da Tijuca, um dos bairros mais completos para se morar no Rio

A Barra, além de todo o charme residencial já conhecido, ganhou vida própria profissionalmente falando, com diversas opções comerciais

Raphael Fernandes

A Barra da Tijuca, situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é, certamente, um dos bairros mais famosos e procurados para se morar na cidade. 

Além do ”carro-chefe” da região, isto é, toda a exuberante extensão da orla, com as respectivas praias, o bairro também dispõe de outras belezas naturais, como, por exemplo, o Parque Municipal de Marapendi – que vai até o Recreio dos Bandeirantes -, o Bosque da Barra e a bucólica Ilha da Gigóia, ideal para um dia ensolarado.

 Em relação ao cotidiano, a Barra da Tijuca tem atmosfera tanto residencial quanto empresarial. Isso porque, além dos inúmeros – e charmosos – condomínios para se morar, o bairro também tem vida própria profissionalmente falando, com diversas empresas sediadas por lá. Isso sem falar nos prédios/centros comerciais e nos diversos shoppings centers, como o BarraShopping, New York City Center, VillageMall e Via Parque, que dão opções variadas de compras e passeios à população local. 

E para o morador que, mesmo assim, precisa se deslocar a outros pontos da cidade, a Barra ganhou, de alguns anos para cá, uma importante alternativa em relação a evitar o transtorno dos engarrafamentos. No Terminal Alvorada, o BRT, com pista exclusiva para circulação – ou seja, sem trânsito –, leva as pessoas a outros bairros da própria Zona Oeste e também da Zona Norte. Já na região do Jardim Oceânico, o metrô, pertencente à Linha 4, permite chegar ao Centro do Rio, por exemplo, em cerca de 30 minutos.

Além de todos esses atributos positivos, a Barra da Tijuca também conta com bastante segurança para se viver. Com apoio do programa Segurança Presente, do Governo do Estado, e do policiamento em geral, o bairro conta com tranquilidade para se passear, inclusive à noite. Toda essa infraestrutura abrange, ainda, a questão educacional, já que o bairro dispõe de inúmeras – e boas – opções escolares, incluindo faculdades, e a área da saúde, com vários hospitais, como o da Unimed, Vitória, Samaritano e até mesmo o Lourenço Jorge, uma das unidades públicas melhor referendadas do Rio. 

E como falar da Barra da Tijuca sem citar, também, a boemia característica do bairro. Na tradicional Avenida Olegário Maciel, situada próxima à Praia do Pepê, inúmeros barzinhos e restaurantes transformaram a região num dos polos gastronômicos mais famosos da cidade. A cerca de dez quilômetros dali, perto da Avenida das Américas, o Parque das Rosas também aparece como opção para os amantes da vida noturna. 

Não há dúvidas de que a Barra da Tijuca é um dos bairros mais completos do Rio de Janeiro. Belezas naturais, mobilidade urbana, infraestrutura e diversas opções de lazer. Tudo isso num só lugar. 

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 22-9-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-