sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Feira de São Cristóvão completa 75 anos e mantém vivas as tradições nordestinas

Comemorações terão início neste domingo e devem seguir até o fim do ano com lives temáticas e seguindo todas as medidas de segurança sanitária

Larissa Ventura 

O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também conhecido como Feira de São Cristóvão ou Feira dos Nordestinos, celebra mais de sete décadas de história, mantendo viva a cultura dos imigrantes que chegavam ao bairro da zona norte da capital fluminense. 


Neste domingo (20/9), o pedaço mais nordestino no Rio de Janeiro completa 75 anos e, claro, que não poderiam faltar as comemorações, que começam no domingo e devem seguir até o final do ano com lives temáticas e, claro, seguindo todas as Regras de Ouro. Pela primeira vez na história do equipamento municipal uma mulher e ex-feirante é a gestora do local, Magna Fernandes fala do seu desafio. 

Sou paraibana e tenho muito orgulho. Parece que foi ontem que eu puxava lona e hoje estou como gestora. É um desafio diário, uma responsabilidade, que eu encaro de frente. Estamos no clima da reabertura e seguindo as Regras de Ouro da Prefeitura. Essa retomada e reabertura nos enche de orgulho e uma certeza: temos muito trabalho pela frente“, afirma a gestora municipal Magna Fernandes. 

O pavilhão abriga cerca de 700 barracas com comida típica, ingredientes e temperos da culinária regional, artesanato e objetos do folclore nordestino. 

Para mim, 75 de feira são 75 anos de luta. Altos e baixos. Ontem era tabuleiro na rua. Já puxei muita lona. E aqui no pavilhão eu criei meus filhos com muito orgulho. Aqui é a minha segunda casa. E em meio a uma pandemia, estamos fazendo o aniversário da esperança. Uma batalha diária”, afirma a feirante Maria da Guia. 

O espaço fica aberto ao público na sexta das 10h às 20h, no sábado das 10h às 22h e no domingo de 10h às 20h. 

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 18-9-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-