domingo, 3 de outubro de 2010

A lenda Lula

Os brasileiros vão hoje às urnas para reeleger Lula. Informação errada? Só nominalmente: que interessa que a candidata do PT seja Dilma Rousseff? Se Lula tivesse escolhido um rinoceronte como sucessor (já aconteceu: conta a revista ‘Veja’ que, na década de 50, um destes bichos foi candidato a deputado por São Paulo), os brasileiros votavam no rinoceronte. Não admira: Lula arrancou 20 milhões de brasileiros da pobreza e a economia do país prepara-se para ser uma das cinco maiores do mundo.
Mas a lenda Lula, que o próprio foi construindo (‘nunca antes na história deste país’, a frase predilecta em declarações ou comícios), fez-se por continuidade, não por revolução: a continuidade das políticas de Fernando Henrique Cardoso, que disciplinou a inflação e abriu a economia brasileira às privatizações e ao exterior. Lula, controlando as franjas radicais do PT, respeitou a cartilha do antecessor e, mesmo no seu famoso assistencialismo, apenas aprofundou e alargou o que já vinha de trás. Em rigor, o Brasil não vai eleger um novo presidente. Vai às urnas para agradecer ao cessante.
João Pereira Coutinho, Colunista, Correio da Manhã, 03-10-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-